terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lapa: venda e consumo de drogas sem repressão

Reportagem flagra usuários e traficantes agindo livremente

Traficante oferece drogas na Lapa Foto: Reprodução / TV Globo
Traficante oferece drogas na LapaReprodução / TV Globo
RIO - Uma das áreas de diversão noturna mais procuradas atualmente por turistas e pelos próprios cariocas, a Lapa mostra um lado assustador, como revelou reportagem exibida na segunda-feira no “Jornal Nacional” da TV Globo. Na tradicional região da boemia, a venda e o consumo de drogas acontecem sem repressão, apesar da presença de guardas municipais e PMs. A boca de fumo a céu aberto funciona perto de bares e restaurantes, a 350 metros da sede da Polícia Civil.
A reportagem flagrou traficantes oferecendo cocaína e usuários consumindo a droga na rua. Uma produtora da TV Globo abordou um PM e um guarda municipal, denunciando o comércio da droga, sem sucesso: “Não vou ficar passando maquiagem numa coisa que tu tá vendo. A gente trabalha assim: pra dar uma sensação de segurança”, justificou um guarda. Já um policial militar disse à produtora: “aqui é um antro da perdição. Eles usam mesmo, mas tem que usar mais escondido, né? Mas que eles usam, eles usam”. A equipe da Globo constatou que os traficantes se reúnem junto ao Tribunal Regional do Trabalho.
Sobre a denúncia, a GM informou “não ter a atribuição constitucional para atuar no combate direto ao crime e que nesses casos o guarda deve pedir apoio dos órgão de segurança pública.” A Polícia Civil disse fazer operações seguidas na Lapa. E o comando do batalhão da área alegou ser difícil fazer a repressão num local que reúne uma multidão.
Em 4 de julho, o GLOBO publicou reportagem sobre a facilidade com que drogas eram oferecidas aos frequentadores da Lapa. "Vai pó, vai maconha?", perguntou um menor ao repórter na Rua Joaquim Silva, próximo de PMs e guardas. Segundo frequentadores, algo corriqueiro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário