segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

'NYT': O que você pode fazer sobre as Mudança Climáticas

Existem coisas que você pode fazer para reduzir a sua contribuição para o aquecimento do planeta


Qualquer solução a longo prazo exigirá mudanças profundas na forma como geramos energia

Matéria publicada dia 4 de dezembro no The New York Times, por Joseph Katz e Jennifer Daniel, sugere sete atitudes simples para diminuir a emissão de carbono. Qualquer solução a longo prazo exigirá mudanças profundas na forma como geramos energia. Ao mesmo tempo, há coisas cotidianas que você pode fazer para reduzir a sua contribuição pessoal no aquecimento do planeta. Aqui estão sete exemplos simples sobre como suas escolhas hoje podem afetar o clima amanhã.
É melhor comer vegetais locais do que carne vermelha. A produção de carne vermelha e laticínios é incrivelmente prejudicial ao aquecimento. As emissões da produção de carne vermelha vem do metano, um gás de efeito estufa. Especialistas discordam sobre como as emissões de metano devem ser registradas, mas quase todos concordam que a criação de gado e ovelhas provocam o aquecimento. De acordo com pesquisadores, uma pessoa que substitui 30 por cento de suas calorias de carne vermelha e laticínios por frango, peixe e ovos, reduz substancialmente sua emissão de carbono anual. 
Utilize ônibus. Quanto mais veículos, mais emissão de carbono. Ao invés de ir trabalhar sozinho em seu carro, utilize o transporte público. 
Coma tudo que está na sua geladeira. Os cientistas estimam que até 40 por cento da comida americana é desperdiçada, o que equivale a quase 1.400 calorias por pessoa por dia. Os resíduos alimentares ocupam uma parte significativa de aterros, acrescentando metano para a atmosfera, quando se decompõe. Ainda mais importante, comida desperdiçada aumenta a quantidade de comida que precisa ser produzida, o que já é uma grande parte da carga de carbono.Como você pode desperdiçar menos? fazer listas para compras de alimentos, planejar previamente as refeições e evitar compras por impulso. Em casa, congelar alimentos antes que estrague.
Voar é ruim, mas viajar de carro pode ser pior. Um voo de ida e volta entre Nova York e Los Angeles, e está tudo acabado. Seria menos prejudicial se todos viajassem de classe econômica. Assentos da primeira classe ocupam mais espaço, o que significa mais vôos para o mesmo número de pessoas. Em média, um assento de primeira classe é duas vezes e meia mais prejudicial para o ambiente do que o econômico. Mas tão ruim quanto voar pode ser, a uma viagem pela estrada, porque produz mais emissões de carbono do que um assento de avião. Se você realmente se importa com suas emissões de carbono, tome um trem ou um ônibus, principalmente para viagens mais curtas. Ou experimente uma chamada de Skype, que produz muito pouco dióxido de carbono.
Cães e gatos não são um problema. De vez em quando dizem que animais de estimação são ruins para o clima. De primeira,  pode fazer sentido, já que cães e gatos comem principalmente carne, que é extremamente rico em carbono. Mas nossos animais de estimação geralmente não consomem cortes nobres de carne; eles se alimentam de peças restantes que as pessoas não querem. Quando uma vaca é abatida, quase 50 por cento do animal é removido, como indesejado ou impróprios para consumo humano. A carne encaminhada  para produção de ração de animais é um subproduto do consumo de carne humana. Na verdade, o cachorro é a favor do clima. Ele estimula seu dono a fazer caminhadas, retirando o hábito de usar carro para tudo.
Substitua o seu beberrão de gás, se quiser, mas não compre um segundo carro. Antes mesmo de começar a dirigir um carro novo, você já queimou três vezes e meio o seu orçamento anual de carbono. Como? Ao incentivar a fabricação de todas essas matérias-primas e metais. Um carro novo, mais eficiente, excede o custo de carbono necessário para produzi-lo. Qualquer coisa que você faz para melhorar a quilometragem irá reduzir a sua produção de carbono. Mantendo-se no limite de velocidade, em condução defensiva, você pode melhorar sua milhagem em mais de 30 por cento, de acordo com o Departamento de Energia. 
Comprar menos coisas, desperdiçar menos. Não é só a indústria automóvel que contribui para as emissões de carbono. Outros bens de consumo podem ter um enorme impacto: computadores, tablets, telefones...Cada coisa que você reciclar é menos uma que tem que ser produzida, e reduz a quantidade de material que acaba em aterros sanitários. A reciclagem de uma revista todos os dias durante um ano inteiro poupa menos carbono que é emitido em quatro dias de funcionamento de sua geladeira.
Uma solução sustentável, que evita danos graves para o planeta exigirá mudanças fundamentais no sistema de energia global: a transição dos combustíveis fósseis para energias renováveis, reduziriam drasticamente o número de carros que funcionam com motores de combustão interna. Defender políticas públicas de apoio a??o desenvolvimento de energia limpa e transporte eficiente é provavelmente a coisa mais eficaz  que você pode fazer. Mas a mudança cultural e comportamental pode ser parte da solução. Poderia muito bem começar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário