segunda-feira, 18 de março de 2013

Chuvas deixam oito mortos em Petrópolis

  • Choveu mais de 300 mm de chuva em 24 horas no município. O volume de chuva esperado em um mês no município é 270mm
  • Decretado feriado escolar na cidade


  • 
Centro de Petrópolis alagado na noite deste domingo
Foto: Foto do leitor Isai J. Pereira / Eu-Repórter
    Centro de Petrópolis alagado na noite deste domingoFoto do leitor Isai J. Pereira / Eu-Repórter
    RIO - Oito pessoas morreram devido às fortes chuvas que castigam Petrópolis, na Região Serrana, desde a noite deste domingo, segundo informações do secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões ao site G1 . Choveu mais de 300mm em 24 horas no município. O volume de chuva esperado em um mês para a cidade é de 270mm.
    - A situação de Petrópolis é realmente muito, muito grave - disse, ao “Bom dia Rio” o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltando que o prefeito do município já decretou estado de emergência no município.


    Ainda não se sabe a identidade das vítimas. As chuvas causaram desabamento em diversos pontos da cidade e há pessoas soterradas. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, os rios Quitandinha e Piabanha estão em alerta máximo.
    Segundo o Inea, entre 7h30m deste domingo e 7h30m desta segunda-feira, na região de Petrópolis, choveu quase 330 mm sobre Morim; 387 mm no Quitandinha; 327 mm em Coronel Veiga e também no posto LNCC, e 277 mm no posto de medição em Independência.
    Equipes do 15º GBM estão trabalhando nas ruas. Segundo o a Defesa Civil estadual, o 1º distrito (Centro) do município está alagado e houve deslizamentos de terra em oito pontos da cidade e sirenes foram acionadas em nove comunidades. Em Teresópolis também houve desmoronamentos, mas não há informações sobre mortes.
    - Os rios voltaram à sua calha na manhã desta segunda, houve vários pontos de alagamento, no Centro da cidade especialmente. O problema é que nós temos previsão de chuvas continuadas para toda segunda-feira. O prefeito já fez um apelo para que as pessoas permaneçam em suas casas, decretou feriado escolar e a preocupação passa a ser o acumulado de chuvas, a possibilidade de novos deslizamentos de terra - afirmou o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, em entrevista ao "Bom dia Rio".
    Chuva deve continuar durante todo o dia
    A chuva deverá continuar durante quase toda esta segunda-feira no Estado do Rio, segundo o Climatempo. Áreas de instabilidade de uma frente fria continuam sobre o Rio de Janeiro e provocam mais chuva. Já foram registrados volumes de chuva extremamente elevados na Baixada Fluminense e na Região Serrana, causando grandes alagamentos e deslizamento de encostas.
    No mesmo período, na Baixada Fluminense, o posto de medição de Xerém/Mantiquira acumulava quase 121 mm, o de Raiz da Serra registrava 139 m, Ponte de Ferro Piabeta já havia recebido quase 97 mm de chuva, .
    Na região de Nova Friburgo, o posto do Pico Caledônia tinha acumulado 179 mm de chuva entre 7h30m de domingo e 7h30 desta segunda.
    Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia , no período entre 7h de domingo e 7h desta segunda, choveu quase 202mm sobre Teresópolis, 159mm em Xerém, 138mm no Pico do Couto (região de Petrópolis) e 143mm em Nova Friburgo. A média de chuva para março neste local é de aproximadamente 151mm.
    Chuva diminui nesta terça
    Segundo o Climatempo, todos esses volumes são excepcionais e representam mais do que a média normal para todo o mês de março. Para terça-feira, a previsão é de que a Região Serrana, a Baixada Fluminense e o Grande Rio já tenham períodos sem chuva no decorrer do dia. Na quarta-feira são esperados períodos com sol. Porém, outra frente fria deve provocar mais chuva no fim da semana.
    Aeroporto fechado para pousos
    Aeroporto Santos Dumont ficou fechado das 7h05m às 7h20m para pousos. Após reabrir, opera por instrumentos para pousos e decolagens. Já o Internacional Tom Jobim opera por instrumentos para pousos e decolagens.


    Veja também
    Fonte: O Globo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário