quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Manifestantes entram em confronto com policiais militares em frente à Assembleia Legislativa

                                            A confusão na manifestação dos servidores Foto: Domingos Peixoto / O Globo

RIO - Manifestantes mascarados entraram em confronto com policiais militares em frente ao Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, no Centro do Rio. A confusão começou quando os manifestantes lançaram fogos na direção dos policiais, que estavam na frente do palácio. Os agentes revidaram com balas de borracha e gás lacrimogêneo.

O tumulto começou na Rua Primeiro de Março e se espalhou também para as ruas São José, da Quitanda e da Assembleia. Os manifestantes quebraram vidraças de uma agência bancária e atearam fogo em latas de lixo. O mobiliário do VLT foi destruído. Há barricadas com fogo. Quem trabalha em prédios da região conta que a fumaça está entrando pelas janelas, e muita gente está deixando os edifícios.

                                                                           A Alerj virou um palco de guerra Foto: Gabriel Paiva / O Globo

A PM está usando um carro blindado na operação. O ato é contra o projeto de privatização da Cedae, que faz parte de um pacote que deve ser votado pelos parlamentares.
                                                                 A manifestação virou uma grande confusão Foto: Domingos Peixoto / O Globo

O protesto começou no fim da manhã desta quinta-feira, e foi pacífico até por volta das 15h30m, quando começou o confronto. Mais cedo, servidores gritavam palavras de ordem e pediam a saída do governador Luiz Fernando Pezão do cargo. Parte do comércio da região está fechado ou com meia porta aberta.

                                                 Manifestação acontece em frente à Alerj Foto: Domingos Peixoto / O Globo

Dentro da Alerj, o clima é de enfrentamento. Assim como na quarta-feira, a oposição tenta obstruir a votação. Parlamentares usam o tempo para fazer discurso e atrasar uma sessão extraordinária que apreciaria vetos do governo para projetos já sancionados. Só depois que todos eles passarem pelo plenário os deputados podem discutir o texto que trata da Cedae.

Nesta quarta-feira, foram analisados 13 vetos do Executivo a projetos de lei aprovados pela Alerj, nove foram mantidos e quatro derrubados pelos deputados. Os vetos derrubados serão promulgados pela Alerj e vão virar leis, a serem publicadas no Diário Oficial nos próximos dias. A votação durou até 21h45.

O presidente da Casa, Jorge Picciani, disse que o projeto será discutido ainda nesta quinta, e marcou sessão extraordinária para 19h. Nos corredores, deputados já dizem que a discussão, se ocorrer, deve alcançar a madrugada.
Fonte: Extra




Nenhum comentário:

Postar um comentário