terça-feira, 30 de julho de 2013

Projeto piloto utiliza laser para recarregar ônibus elétrico




Imagine um sistema de transporte público no qual ônibus movidos a eletricidade sejam abastecidos rapidamente, em apenas 15 segundos. Imaginou? Pois é, algo assim está sendo testado em Genebra, na Suíça, num projeto piloto chamado TOSA.
A grande sacada desse sistema é que esse ônibus elétrico vai sendo abastecido continuamente nos pontos de parada onde os passageiros embarcam. A bateria é carregada com 400 quilowatts a cada terceira ou quarta parada. No final da linha, essa mesma bateria recebe uma carga completa em um período dede três a quatro minutos.
Basicamente o sistema funciona por meio de um dispositivo a laser que fica no telhado do ônibus e que parada. Assim, o recarregamento da bateria é feito em segundos, permitindo que o coletivo continue seu trajeto pela cidade, com eficiência e sem atrasos.
As autoridades de trânsito de Genebra dizem que a eletricidade para o sistema TOSA será gerada por meio de hidrelétricas. Os ônibus, por serem elétricos, não emitirão dióxido de carbono. Toda essa tecnologia deixará o trânsito da famosa cidade suíça cada vez mais sustentável. Um bom exemplo a ser seguido por outras metrópoles do mundo.
Clique aqui para assistir ao vídeo, em inglês, que explica o funcionamento do ônibus.
Fonte: Blog GE Reports Brasil (http://brazil.geblogs.com/)
Fonte: Rio Capital da Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário