segunda-feira, 22 de julho de 2013

Imagens mostram como foi cirurgia em menina que engoliu prego no RS


Dominique passou por um procedimento de fibrobroncoscopia na capital.
Objeto estava preso no canal respiratório, com a ponta para cima.

Uma família de Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, passou por um susto quando uma das filhas engoliu um prego. Com intervenção da Justiça, a retirada do objeto foi feita no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, na última quarta-feira (17). Dominique passou por uma fibrobroncoscopia, procedimento em que o paciente é sedado e um tubo é colocado nas vias respiratórias, como mostram as imagens obtidas com exclusividade pelo Teledomingo, da RBS TV (confira no vídeo

O objeto ficou preso no canal respiratório, com a ponta para cima, por sorte. Com uma pinça e uma micro-câmera, os médicos chegaram até o prego, o capturaram e o retiraram. A menina teve alta no mesmo dia.
“O procedimento é simples, e não houve intercorrência. Se coloca um instrumento pela boca da criança e depois, com uma pinça, se extrai o corpo estranho. O objeto tem que ser retirado assim que for diagnosticado, para que não ocorra uma piora no quadro clínico. A princípio, pelo tempo e pelo tipo de objeto, no caso dela as sequelas são mínimas”, explica o cirurgião toráxico, Cristiano Feijó Andrade.
Segundo o Ministério da Saúde, o engasgamento é um dos acidentes domésticos mais comuns envolvendo crianças. “Eu fiquei com muito medo, porque ela já veio meio roxinha. Tentamos colocar a mão na boca para ver se tinha algo, e ela fechou a boca. Aí demos tapinhas nas costas”, conta o pai da menina, o motorista Antônio Miguel de Oliveira.
Tudo aconteceu quando a criança brincava com a irmã gêmea. Como a pequena Dominique continuou engasgada, o instinto dos pais foi ir para o hospital. Foram minutos de aflição até que um exame de raio-x mostrou o que ela tinha aspirado: um prego de 3 centímetros. Entretanto, a remoção só poderia ser feita em um hospital da capital, onde não havia vaga.
“Eu estava preocupado que o prego perfurasse o pulmão da menina. Aí fui no Ministério Público e entrei com uma ação”, conta Oliveira. Foram mais três dias de uma espera que parecia não acabar, até a decisão da Justiça da transferência.
De volta pra casa, a única recomendação dos médicos para Dominique é em relação à alimentação, que agora deve ser um pouco mais líquida. Ela já está liberada para brincar e levar uma vida normal para uma menina de 2 anos.
Entretanto, a atenção foi redobrada com as gêmeas. Objetos pequenos foram guardados em lugares altos, e pregos e parafusos não existem mais no local.
“É muita sorte. É como o médico disse, ela nasceu de novo”, diz a mãe da menina, a dona de casa Marinês Marizete Gnick.
Para não contar apenas a sorte, os pais precisam agir rápido. Em casos de engasgamento, os minutos são preciosos para salvar a vida. A orientação é ligar para os bombeiros, no telefone 193 ou para a Samu, no 192. Entretanto, uma manobra simples deve ser feita em casa, enquanto aguarda o socorro.
Veja como foi o procedimento de retirada do prego da menina de dois anos (Foto: Reprodução/RBS TV)
Após o susto, prego virou amuleto na família
(Foto: Reprodução/RBS TV)
“É preciso sempre posicionar de bruços, segurar com as mãos a cabeça da criança junto ao queixo, abrir um pouquinho a boca e na região escapular dar pancadinhas leves, não muito fortes para não lesionar. Isso é fácil de fazer e salva vidas”, explica um bombeiro.
Depois do susto na casa da família Oliveira, o objeto virou amuleto. “O pote com o prego vai ser guardado para quando ela crescer a gente mostrar”, diz o pai.

Veja o vídeo:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/07/imagens-mostram-como-foi-cirurgia-em-menina-que-engoliu-prego-no-rs.html

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário