domingo, 30 de setembro de 2012

Álbuns remasterizados dos Beatles vão ser relançados em vinil

O lançamento da nova versão dos 14 discos do quarteto está previsto para 12 de novembro na Inglaterra

Álbuns remasterizados dos Beatles vão ser lançados em vinil
Álbuns remasterizados dos Beatles vão ser lançados em vinil (Divulgação)
Depois de ter sido remasterizado e relançado em CD em 2009, o catálogo dos Beatles vai ganhar uma nova versão. A partir de 12 de novembro na Inglaterra (e 13 de novembro nos Estados Unidos), os 14 álbus do quarteto de Liverpool vão estar disponíveis em vinil com som estéreo. Desde 2010, todos os discos estão disponíveis para download pelo iTunes.
Cada vinil vai ser vendido acompanhado de um livro de 252 páginas, editado pelo produtor Kevin Howlett. A publicação tem uma tiragem limitada de 50 000 cópias e conta a história de cada disco, além de reunir fotos marcantes do grupo.
O site oficial dos Beatles ainda não informou o preço dos vinis.
Fonte: Veja

Belo Monte e o trem-bala dobram de preço

 

Usina de Belo Monte: previsões de gastos muito conservadoras
Lá no início do projeto, há três anos, o governo previu que a usina de Belo Monte custaria 16 bilhões de reais. O tempo passou. No ano passado, eram assumidos 26 bilhões de reais. Hoje, ninguém ainda fala, mas já alcança 35 bilhões de reais. A propósito, a conta do trem-bala, que o governo estima em 45 bilhões de reais (antes eram 30 bilhões), sairá pelo dobro, de acordo com cálculos das grandes empreiteiras.
Por Lauro Jardim / Veja

sábado, 29 de setembro de 2012

AM: mulher abre barriga de grávida com lâmina para roubar bebê

 
     
Dayana Pires dos Santos foi presa após roubar o bebê. Foto: DivulgaçãoDayana Pires dos Santos foi presa após roubar o bebê

A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta terça-feira uma mulher acusada de ter aberto a barriga de uma grávida para tentar roubar o bebê em Manaus. O crime cometido pela empregada doméstica Dayana Pires dos Santos, 21 anos, causou espanto até entre os policiais que trabalharam no caso. Ela teria dominado Odete Pego Barreto, 22 anos, atingindo-a com uma tábua de cortar carne. Depois abriu a barriga de Odete, grávida de nove meses, usando uma lâmina de barbear, retirando o bebê, numa cesariana forçada.
O caso aconteceu na residência de Dayana, localizada no bairro Mauazinho, zona sul de Manaus. Segundo a polícia, a doméstica premeditou o crime. A mãe está internada em estado grave no Hospital João Lúcio, na zona leste da capital do Amazonas. Dayana foi presa ainda em flagrante e o bebê está internado no mesmo hospital, mas não corre risco de vida.
De acordo com informações da polícia, Dayana confessou que tentou tirar o filho da vítima à força porque "teve medo de perder o marido" depois que descobriu não estar grávida. Ela teria conhecido Odete ainda nas consultas de pré-natal realizadas em uma unidade de saúde localizada no bairro onde mora. "Ela disse que estava com mais de seis meses e que não tinha enxoval. Falei para ir até minha casa que eu daria o que tinha comprado", disse Dayana durante seu depoimento à polícia. Ela explicou como fez a cesariana à força. "Eu bati na cabeça dela com uma tábua de cortar carne. Ela caiu e eu usei uma lâmina de barbear para fazer o parto", confessou Dayana.
O marido de Dayana, José Lira de Oliveira, 32 anos, informou à polícia que acreditou na gravidez da esposa "porque ela apresentava uma barriga grande". Odete foi encontrada por uma vizinha, que entrou na casa procurando roupas para levar à maternidade. A vítima estava nos fundos da casa coberta por papelão.
Fonte: Especial para Terra  /
Arnoldo Santos
Direto de Manaus
 

32 parques eólicos estão parados à espera de transmissão de energia

Dados da Aneel mostram que 32 dos 71 parques eólicos leiloados em 2009 estão parados por causa da falta de linhas de transmissão



SÃO PAULO - Quase metade das usinas licitadas no primeiro leilão de energia eólica do Brasil está pronta sem poder gerar um único megawatt (MW) de eletricidade. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que 32 dos 71 parques eólicos leiloados em 2009 estão parados por causa da falta de linhas de transmissão. "Houve um descasamento entre a entrega das usinas e do sistema de transmissão", afirmou o diretor da agência reguladora, Romeu Rufino.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), estatal do Grupo Eletrobrás, venceu o leilão das linhas de transmissão, mas não concluiu nenhum projeto - em alguns casos, nem iniciou as obras. Pelas regras do contrato, o sistema de transmissão teria de ser concluído na mesma data dos parques eólicos para permitir o início dos testes. Mas, na melhor das hipóteses, a conexão com as usinas apenas se dará em julho do ano que vem.
Consequentemente, as obras do sistema de transmissão dos parques licitados em 2010 também ficarão comprometidas. No mercado, algumas empresas foram informadas de que os cronogramas de empreendimentos marcados para setembro de 2013 foram estendidos para janeiro de 2015.
Rufino afirmou que a Aneel tem discutido constantemente com a estatal para tentar resolver o problema e diminuir os impactos para o consumidor.
Segundo ele, não está descartada a possibilidade de fazer uma instalação provisória enquanto a definitiva não é concluída. Apesar de não poderem produzir energia, as geradoras terão direito de receber a receita fixa prevista nos contratos de concessão. Pelos cálculos da Aneel, as 32 usinas têm receitas de R$ 370 milhões a receber.

Fonte:Renée Pereira, de O Estado de S. Paulo

Hebe Camargo morre aos 83 anos

 Hebe fez várias cirurgias e tratamentos após descobrir câncer em 2010.
Consagrada como apresentadora de TV, ela começou a carreira cantando.


Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)


Aapresentadora Hebe Camargo, ícone da TV brasileira (Montagem sobre foto de Eduardo Knapp/Folhapress)
A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Ela morreu ao se deitar para dormir, nesta madrugada.
Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos, contudo, passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.
Um dos maiores íncones da TV brasileira, a morte da apresentadora causa repercussão entre artistas brasileiros nesta tarde. A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade. De Portugal, aonde vim trabalhar, estou dolorida na alma”, escreveu. "Perdemos a grande diva da televisão brasileira", disse a atriz Suzana Vieira.
Políticos também homenagearam a diva. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf.
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.
Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.

Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.
Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.

Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.
Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.
Carreira musical
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida"
Hebe Camargo, sobre o diagnóstico de câncer, em 2010
O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.

'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.
Novas internaçõesEm setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.

"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.

Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no
Fonte: Do G1, em São Paulo
veja também

STJD adota pena inédita para doping no esporte brasileiro

Goleiro que foi flagrado usando cocaína pode ter pena reduzida à metade se fizer tratamento


STJD adota pena inédita para doping no esporte brasileiro
Goleiro do Atlético-PR flagrado por uso de cocaína pode ter pena reduzida à metade caso submeta-se a tratamento

Após ser suspenso por dois anos por uso de cocaína, o goleiro do Atlético Paranaense Rodolfo Alves de Melo, de 21 anos, terá uma oportunidade inédita até hoje na justiça desportiva brasileira: diminuir a pena pela metade se aceitar entrar em tratamento contra a dependência química.
A decisão, unânime, foi tomada nesta sexta-feira(28), no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD), na sede da entidade.
A decisão, pensada a partir de um pedido da defesa do jogador, coloca, pela primeira vez, o atleta como responsável direto pelo encaminhamento de sua punição, segundo o presidente da entidade, Flavio Zveiter:
" O atleta definirá se faz o tratamento ou não. Se o fizer durante doze meses, o tribunal irá julgar a redução da pena à metade", explicou Zveiter.
A fiscalização sobre o tratamento será dura. Mensalmente, o goleiro terá de apresentar ao tribunal os relatórios que mostrem a devida melhora de suas condições físicas e psicológicas.
Para Zveiter, essa medida pode ser um exemplo para outros atletas na mesma situação de Rodolfo, lembrando da gravidade da situação do goleiro:
Com apenas 21 anos, Rodolfo foi pego duas vezes no exame antidoping por uso de cocaína
" O jogador declarou que é viciado em cocaína desde os 15 anos. Nós esperamos que, com essa possibilidade, ele consiga retornar aos gramados e fazer o seu trabalho da melhor forma", pontuou Zveiter.
Rodolfo começou a temporada como titular no gol do Atlético Paranaense, porém foi suspenso em agosto quando foi flagrado cheirando cocaína. No dia 2 de agosto, o jogador veio a público e admitiu o vício. Após o primeiro flagra no antidoping e a condenação, o atleta foi pego novamente um mês depois, quando poderá ser absolvido pelo STJD se concordar em se submeter a tratamento e a rigorosa fiscalização. A decisão do tribunal pode dar ao jogador uma nova chance de se reerguer na carreira.
Fonte: Jornal do Brasil
Henrique de Almeida

Embrapa vai estudar impactos ambientais e econômicos da cadeia frutícola no Rio

Rio de Janeiro – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fará um estudo para avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais de quatro cadeias frutícolas do estado do Rio de Janeiro: o coco-verde, o maracujá, o morango e o fruto da palmeira juçara. Segundo o pesquisador Daniel Trento, o estudo poderá contribuir para o planejamento de políticas públicas para o setor.

“A ideia principal do projeto é de uma prospecção, não só de demandas tecnológicas em relação à qualidade na produção e no processamento, mas também para a formulação de políticas para a área rural. Aí entram os gargalos na parte de distribuição, como está a comercialização e o custo-benefício para o produtor”, disse Trento.

Segundo o pesquisador, a agricultura responde por uma pequena parcela da economia fluminense. Por isso, o estado ainda importa grande parte das alimentos que consome. No entanto, estudos como este, da Embrapa, podem contribuir para melhorar a produtividade e aumentar a produção agrícola na região.

“O Rio é o segundo mercado consumidor [de alimentos]. Para alguns produtos, ele é o maior mercado. E, se não desenvolver alternativas para a produção agrícola no estado, vai encarecer muito os alimentos, correndo o risco, numa situação de crise econômica, de o estado passar a ter uma situação mais complexa do que outras regiões”, explica o pesquisador.

Entre os produtos que serão pesquisados neste estudo, o coco-verde e o maracujá têm participação importante na produção agrícola fluminense. O coco é vendido tanto ao natural quanto envasado em garrafinhas. O maracujá, produzido no norte do estado, é direcionado principalmente para a indústria de bebidas e transformado em suco processado.

O morango, segundo Trento, tem uma cadeia estabelecida na Região Serrana do estado. Já o fruto da palmeira juçara, coletado de árvores nas áreas remanescentes da Mata Atlântica, ainda tem produção muito pequena. Com propriedades semelhantes ao açaí, o fruto desta árvore, em risco de extinção, tem grande potencial, de acordo com a Embrapa. O estudo deve ser concluído em dois anos.

Fonte: Repórter da Agência Brasil

Uso de álcool e outras drogas aumenta entre as causas de acolhimento infantojuvenil no Rio

Rio de Janeiro – Antes ocupando a vigésima posição, o uso abusivo de álcool e drogas subiu para o quinto maior motivo que leva crianças e adolescentes ao programa de acolhimento no estado do Rio de Janeiro. Passou de 0,5% para quase 7% dos casos.

O dado está no nono Censo do Módulo Criança e Adolescente (MCA) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), apresentado no seminário sobre abandono e convivência familiar, na sexta-feira (28). O MCA foi implantado em 2007, para integrar toda a rede envolvida na medida protetiva do acolhimento.

Negligência continua sendo o maior motivo que leva a criança ou adolescente aos abrigos, respondendo por 23,7% dos casos. Em segundo vem abandono, com 13,27%, seguido de situação de rua, com 8,97%, e abuso físico ou psicológico, com 7,26%. Crianças e adolescentes que fazem uso abusivo de álcool e drogas são 6,74% dos casos, enquanto pais ou responsáveis dependentes químicos ou alcoolistas são o motivo de 6,49% dos acolhimentos.

A gestora do MCA, promotora de Justiça Gabriela Brandt, destaca que o censo é importante para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido. “Ele conferiu o resultado do trabalho de toda a rede e a possibilidade de se extrair os dados, verificando diminuição do tempo de acolhimento, aumento do número de ações propostas, perfil de crianças e adolescentes aptos à adoção, então o impacto é dar visibilidade para todas essas crianças que estão nos abrigos e que cresciam de forma silenciosa”.

De acordo com a promotora, existem 218 entidades de acolhimento no estado, com 33% concentradas na capital. Desde o primeiro levantamento, em 2007, o número de crianças e adolescentes acolhidos vem caindo. Passou de 3.782 para 2.464 abrigados. Quase a metade não recebe visita. Quanto à faixa etária, 23% têm de 13 a 15 anos.

O promotor de Justiça Rodrigo Medina destaca também a queda de 20% nos acolhimentos superiores a 2 anos, a maior redução desde o começo do monitoramento pelo Ministério Público. De acordo com ele, a lei nº 1.210/09, chamada Lei da Adoção, contribuiu para essa diminuição.

“A lei trouxe parâmetros objetivos para o tempo do acolhimento. Então, agora o tempo máximo para a permanência de acolhimento institucional de uma criança ou adolescente é de 2 anos e também a lei prevê a a obrigação de reavaliação das medidas de acolhimento a cada seis meses. Então tudo isso, aliado à maturidade da rede, à transparência com que a gente vem trabalhando no estado do Rio de Janeiro, trazem esse cenário positivo favorável à mais integrações, mais desligamentos das instituições com qualidade nesse trabalho”.

Atualmente, 35% das crianças e adolescentes abrigados no estado estão nessa situação há mais de dois anos, sendo que 11% estão há mais de cinco anos.

O Censo MCA é feito a cada seis meses, com dados de todas as crianças e adolescentes acolhidos no estado. Os dados divulgados são referente a 30 de junho. Todos os relatórios já produzidos estão disponíveis no site www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/mca.

Fonte: Repórter da Agência Brasil

Participe do Ato Público dia 2 de Outubro "Petrobra s, água negra, não!"

Participe do ato público!
Data: 02/10/2012 (terça feira)
Horário: 12:30h às 14:30h
Endereço: Avenida República do Chile, em frente ao número 65) - Centro - Rio de janeiro
Em frente à sede da Petrobras.








Imagem inline 1





quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Governo vai investir R$ 10 milhões para capacitar unidades de saúde a fazer transplantes

Brasília – O governo federal prevê investimentos de R$ 10 milhões destinados a centros de referência em transplantes interessados em capacitar unidades que ainda não oferecem esse tipo de cirurgia.

A informação foi divulgada hoje (27) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após assinar portaria que institui a atividade de tutoria em doação de órgãos e transplantes.

O objetivo da ação, segundo ele, é investir na capacitação e no fortalecimento da rede brasileira de transplantes – sobretudo em serviços localizados no interior do Sul e do Sudeste e em todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Um dos critérios para que a unidade de saúde possa se candidatar a centro de referência, de acordo com a pasta, é fazer parte da rede pública ou ser entidade sem fins lucrativos que atenda de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros critérios incluem ter experiência mínima de dois anos na área; realizar pelo menos três tipos de transplantes (sendo dois de órgãos sólidos e/ou um de tecido ou ainda transplante de medula óssea alogênico – quando a medula vem de um doador); e desenvolver estudos e pesquisas na área.

Fonte:Agência Brasil

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MP do Código Florestal que beneficia desmatadores é aprovada no Senado; texto segue para sanção da presidente

Uma semana depois de aprovada na Câmara dos Deputados, a MP (Medida Provisória) que altera o Código Florestal é aprovada no Senado. O texto segue para sanção presidencial. A pressão pela rápida aprovação da matéria se deve ao fato de que ela expira no próximo dia 8 de outubro.

A votação da última terça-feira (18) na Câmara, foi feita a base de muita discussão e negociação entre os deputados e contou com o apoio maciço da bancada ruralista para que o projeto aprovado ficasse igual ao que foi aprovado na Comissão Especial em agosto, com a ampliação de benefícios aos desmatadores ilegais.

MP do Código Florestal

Texto anteriorTexto aprovado
20 metros de proteção nas margens de rios para propriedades de 4 a 10 módulos fiscais15 metros de proteção nas margens de rios para propriedades de 4 a 15 módulos fiscais
Para propriedades maiores, mínimo de 30 e máximo de 100 metros de proteçãoPara propriedades maiores (acima de 15 módulos), mínimo de 20 e máximo de 100 metros
Entre as alterações feitas pela Comissão estão a menor área a ser reflorestada em margens de rios, a ampliação deste benefício para propriedades maiores e a possibilidade de plantar árvores frutíferas para computo das APPs (Área de Preservação Permanente).
“Com esta metodologia, o Brasil passa a ter normas gerais suficientemente protetoras, rigidamente protetoras, do patrimônio florestal brasileiro”, afirmou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que foi relator do projeto no Senado e que integra a bancada ruralista.
Questionado sobre a possibilidade de veto da presidente dos temas mais polêmicos, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou que "não há nenhum compromisso por parte do governo [federal] de adotar o texto [aprovado] na integralidade e que, alguns vetos podem até melhorar o texto".
Segundo o senador, que defende a questão ambiental e compõe a base aliada do governo, há "duas questões: uma que amplia a possibilidade de desmatamento no Cerrado da Amazônia e outra que é a possibilidade de recuperação da área de proteção permanente com árvores frutíferas. Tem alguns artigos como estes, que podem vir a ser vetados e não vão prejudicar as questões principais do texto, e podem até melhorá-lo".
Na mesma linha de Rollemberg, é a avaliação do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). “O compromisso do governo é com o texto original da MP e virá um momento de negociação, com o governo sabendo que a base teve uma posição clara. A possibilidade de veto é real, assim como também há a possibilidade de que, com argumentos técnicos, possa se construir um novo entendimento”, afirmou Braga
Já para a senadora Kátia Abreu (PSDB-TO), presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a aprovação coloca o agronegócio na legalidade. “Não foi 100% como eu esperava, mas tivemos grandes avanços, avanços importantes e o maior deles é a segurança jurídica que vamos ter no campo. Agora, 95% dos produtores do Brasil estavam criminalizados, portanto o agronegócio que é o sustentáculo da economia do país e do emprego estava comprometido seriamente sem a votação deste código”.
Sem novas regras de proteção, haveria um vácuo na legislação que regula a preservação de vegetação em propriedades privadas do país, deixado pelos vetos da presidente Dilma Rousseff ao novo Código Florestal, sancionado em maio deste ano. Assim, os produtores rurais ficariam na irregularidade.




Foto 1 de 24 - 30.08.2012 - Presidente Dilma Rousseff escreve bilhete (parte de cima) para as ministras Ideli Salvati e Izabella Teixeira cobrando a aprovação do Código Florestal na Comissão Especial do Congresso. O bilhete diz: "Porque (sic) os jornais estão anunciando um acordo no Congresso Nacional sobre o Codigo Florestal e eu não sei de nada?". A ministra Izabella Teixeira respondeu (parte de baixo do bilhete) Andre Borges/FolhaPress
Polêmicas

A demora para a votação na Câmara dos Deputados se deu em função do temor dos parlamentares de que a presidente vetasse o texto aprovado na Comissão Especial que agradava os ruralistas – que são maioria na Casa Legislativa.

Diante da pressão do governo para que a medida fosse votada, a maior parte dos ruralistas mudou de estratégia e apoiou a votação. “Se ela [presidente Dilma Rousseff] não quiser honrar o acordo fechado com todos pelos lideres governistas, o ônus é dela”, defendeu o deputado Moreira Mendes, (PSD-RO), integrante da Frente Parlamentar Agropecuária sobre o futuro mal-estar que a não aprovação geraria entre os produtores rurais com o Executivo e não mais com os seus representantes no Legislativo.

Alterações

Apesar de a chamada “escadinha” (quanto maior o imóvel, maior a recuperação) ter sido mantida para as pequenas propriedades (de até 4 módulos fiscais), as fazendas maiores, beneficiadas com a mudança, correspondem à maior parte do território ocupado pela agropecuária. Com as novas regras, o mínimo a ser protegido da área de mata ciliar passa a ser de 20 a 100 metros – mínimo e máximo a ser recuperada nas margens dos rios com mais de 10 metros de largura-- enquanto na versão anterior era de 30 a 100 metros.

O projeto de lei aprovado ainda amplia a quantidade de imóveis que contarão com um limite máximo de área para recompor as APPs, podendo manter suas atividades atuais no restante desmatado.

Permanece a regra do texto original do governo para os imóveis com até dois módulos fiscais, cuja área total de APP poderá ser limitada a 10% do imóvel. O limite de 20% valerá para os maiores que dois e de até quatro módulos.

A novidade é o limite de 25% criado para as propriedades maiores de quatro e de até 10 módulos fiscais, com exceção das localizadas em áreas de floresta da Amazônia Legal, que incluem partes dos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Quanto ao pousio, prática de interromper o plantio ou a pecuária para permitir a recuperação dos nutrientes do solo, a comissão retirou do texto o limite de seu uso em 25% da área do imóvel. Também foi excluída a definição do que é área abandonada, introduzida pela MP original para reforçar a fiscalização de terras improdutivas que podem ser confundidas com o pousio.

 
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Professora e aluno brigam dentro de sala de aula em escola de São Paulo


Aluno e professora se agridem em escola de Santos
Foram parar no chão

São Paulo - Um aluno do Colégio Santa Cecília, em Santos, e uma professora de inglês da instituição se agrediram no último dia 13 de setembro. Um outro aluno gravou a briga do celular.
De acordo com nota publicada no site da escola, o adolescente de 15 anos destratou a professora, fazendo ameaças verbais e físicas.
No vídeo, o jovem se aproxima da professora que está na mesa e começa a falar em tom exaltado. Ele arranca o diário de classe dela e leva até sua mesa para apagar as anotações. De repente, os dois já estão no chão se agredindo e é possível ver que a professora tira a camisa do rapaz.
A nota conclui que o Conselho de Classe da escola e o advogado do aluno decidiram transferir o adolescente para outro colégio. Assista ao vídeo:

Fonte O Dia

Dilma fala na abertura da Coferênciada ONU

01:58
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o direito dos países emergentes de proteger suas economias, em meio às pressões das potências industrializadas
Dilma fala na abertura da Conferência da ONU

Fonte: O Globo

Alerj vota dedicação exclusiva para docentes da Uerj nesta quarta

Funcionários querem reajuste e aumento de licença para titulação

RIO - A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (26) a redação final do projeto de lei 1728/2012, que diz respeito à estruturação do regime de trabalho em dedicação exclusiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A sessão está agendada para as 16h.


O texto apresenta tópicos como a fixação do valor do adicional de deicação exclusiva em 65% do vencimento-base do cargo detido pelo docente, implantado gradativamente até 2015, e a ampliação da licença a professores em processo de titulação, que atualmente é de um ano.
- Hoje estaremos na Assembleia na tentativa de convencer a base do governo acerca dessas reivindicações, pois sabemos que sem esse apoio não temos chance, já que é ampla maioria na Alerj - disse o presidente da entidade, Guilherme Motta.
Ele adiantou que, conforme os resultados da votação de hoje, será convocada nova reunião para a semana que vem, na qual será retomado do processo de reivindicação.
Fonte: O Globo

Ação contra suspeitos de fraudes no Detran já tem 38 presos

Agentes cumprem 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão no estado


Policiais pulam o muro de uma casa durante operação
Foto: Urbano Erbiste / Extra / Agência O Globo
Policiais pulam o muro de uma casa durante operaçãoUrbano Erbiste / Extra / Agência O Globo
RIO - Trinta e oito pessoas foram presas na madrugada desta terça-feira durante a Operação Asfalto Sujo, realizada pela Corregedoria do Detran, com apoio da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual. A ação tinha o objetivo de desarticular uma quadrilha de fraudadores formada por funcionários do órgão, despachantes e zangões (despachantes que não são funcionários) que atuavam em pelo menos quatro postos de vistoria. Entre os presos, 25 eram mulheres.
Segundo o corregedor do Detran, David Anthony, o grupo faturava cerca de R$ 200 mil mensais fraudando vistorias e operações de transferência de propriedade de veículos. De acordo com as investigações, os acusados atuavam desde 2009, principalmente nos municípios de Campos, Magé, Itaboraí e São Gonçalo. A estimativa é de que proprietários de pelo menos 150 veículos tenham recorrido ao esquema.
Ao todo, 53 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público e 47 funcionários do Detran e despachantes públicos cadastrados foram afastados do serviço. De acordo com o promotor do Gaeco, Daniel Braz, todos os proprietários de veículos que obtiveram benefícios junto à quadrilha serão chamados para fazer nova vistoria e regularizar os documentos. Já o promotor criminal de Itaboraí, Luiz Augusto Andrade, disse que, se ficar comprovado que os donos dos veículos pagaram propina, eles poderão ser indiciados por corrupção.
As investigações começaram em abril deste ano, depois que a corregedoria do Detran descobriu um esquema de fraudes em Itaboraí. Através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, os investigadores comprovaram que o bando cobrava entre R$ 50 e R$ 1,2 mil por operação. Segundo Daniel Braz, os valores variavam conforme a distância do município e o serviço a ser executado. O corregedor David Anthony afirmou ainda que as escutas mostraram que o grupo chegou a ameaçar uma funcionária do Detran ao suspeitar que ela havia denunciado o bando.
— Eles são tão perigosos que pegamos nas escutas a ameaça de morte a essa funcionária que sequer ajudou nas investigações — disse o corregedor.
A operação Asfalto Sujo começou por volta das 6h, e contou com 300 agentes da Polícia Civil, do Gaeco e da Corregedoria. Foram feitas diligências nos municípios de Campos, Magé, São Gonçalo e Itaboraí para cumprir 41 mandados de prisão.
Entre os presos, estava o primeiro-sargento da reserva da PM João Acácio Filho, que era chefe do posto do Detran em Campos. Foram detidos também o chefe do posto em Itaboraí, Gilberto Luiz Pereira, e o subchefe da unidade, Stanay Borges dos Santos.
Os presos e denunciados vão responder por formação de quadrilha, supressão de documentos, usurpação de função pública, inserção de dados falsos, corrupção ativa e passiva. Segundo promotor Daniel Braz, apesar de não terem antecedentes criminais, os presos cometeram uma série de crimes.
— Eles fizeram um verdadeiro passeio pelo Código Penal — disse o promotor Daniel Braz.
De acordo David Anthony, as investigações vão continuar. Ele não descarta a possibilidade de as investigações detectarem fraudes em postos da capital.
— Nosso trabalho não vai parar — disse o corregedor.
Em novembro de 2011, pelo menos 36 pessoas foram presas em nove municípios do estado do Rio em uma ação contra funcionários, prestadores de serviço dos postos de vistoria Detran e despachantes.
 
Veja também

Lixão de Guapimirim tem atividades encerradas

Baía de Guanabara deixará de receber “um Maracanã” de chorume por semana

RIO - O último lixão situado às margens da Baía de Guanabara, o vazadouro de lixo de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio, teve nesta terça-feira suas atividades encerradas em operação realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio de policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e da Prefeitura de Guapimirim. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, que acompanharam a operação, disseram que com o fechamento desse lixão e os de Itaoca, em São Gonçalo, de Babi, em Belford Roxo, e de Gramacho, em Duque de Caxias, a Baía de Guanabara deixará de receber “um Maracanã” de chorume por semana.
— Guapimirim passará a descartar seus resíduos no aterro sanitário de Itaboraí, uma solução ecologicamente correta. Já os cerca de dez catadores que aqui atuam, serão assistidos pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Inea. A nossa meta é ajudar a Prefeitura de Guapimirim a organizá-los em cooperativa para atuarem na coleta seletiva do município. Os catadores são uma prioridade para a secretaria — disse Minc. O secretário esclareceu, ainda, que com o fechamento do lixão, Guapimirim passará a receber mais R$ 450 mil de ICMS Verde.
— Só com isso, o município poderá bancar o transporte dos caminhões e o despejo do seu lixo no aterro de Itaboraí — disse ele.
Além disso, explicou Minc, está para ser criado na cidade o Parque Municipal de Proteção Integral de Guapimirim, na área de amortecimento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), de aproximadamente 1.700 hectares, com recursos do próprio Comperj.
— Com isso, Guapimirim também vai ganhar pontos para o ICMS Verde. Somando o fim do lixão com a criação desse parque municipal, Guapimirim poderá receber cerca de R$ 900 mil, por ano, de ICMS Verde, o suficiente para a prefeitura pagar o transporte e o despejo do lixo, fazer a coleta seletiva e investir em outras questões ambientais”, completou Minc.
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, que também acompanhou a operação, disse que o Município de Guapimirim será incorporado no Programa Compra do Lixo Tratado. “Por esse programa, são repassados temporariamente a municípios, por convênio, recursos da ordem de R$ 20 por tonelada de resíduo sólido urbano que deixa de ser depositada em lixões, e que passa a ser destinada a aterros sanitários ou centrais de tratamento de resíduos devidamente licenciados. Em contrapartida, é cobrado dos municípios o atendimento a metas como, por exemplo, investimento na implantação e ampliação da coleta seletiva.”
Marilene disse ainda que, após o fechamento do lixão de Guapimirim, o próximo passo será preparar o processo de remediação desse lixão.
— Com relação aos catadores, temos programas de coleta seletiva, e esses catadores vão ser convidados a participar de cooperativa de catadores. Eles serão organizados em condições sanitárias adequadas, porque esse trabalho que era feito no lixão não é digno para um ser humano — disse a presidente do Inea.
Sem oportunidade para estudar, Maria Salete da Silva, de 50 anos, deixou o trabalho como empregada doméstica há dez anos em busca de melhores rendimentos para sustentar a filha e a casa, ao lado do marido. Por isso, tornou-se uma das catadoras do lixão de Guapimirim. No entanto, com o fechamento do lugar, espera dias melhores:
— Ficamos com medo, mas, com certeza, seria muito bom trabalhar em um lugar mais limpo. Temos esperança que as coisas vão melhorar para nós, e acreditamos na ajuda do governo. Eu tenho interesse em participar da cooperativa de catadores”, afirmou.
Os catadores serão cadastrados pelo Governo do Estado, e receberão cestas básicas e cerca de um salário mínimo como ajuda de custo, até que sejam organizados em cooperativas de catadores. A meta da Secretaria do Ambiente e do Inea é que esses catadores atuem em ações de coleta seletiva de lixo em Guapimirim.

Fonte: O Globo

Funcionária diz ter sido instruída a acessar dados dos Jogos de Londres

Em carta no blog de Juca Kfouri, ela afirma, no entanto, que não obteve informações sigilosas

RIO - Um dos dez funcionários demitidos do Comitê Rio 2016 por envolvimento no furto de informações da organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 divulgou, nesta terça-feira, ao blog do jornalista Juca Kfouri, uma carta endereçada ao presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman. Nela, Renata Santiago diz que foi instruída a acessar os dados do sistema do evento, com o objetivo de obter informações para aprimorar a organização das Olimpíadas do Rio. “Ao longo das primeiras semanas, fui instruída a acessar o sistema do LOCOG para estudar alguns documentos necessários para a realização do meu trabalho lá em Londres. (...)acessei o sistema para visualizar e tentar aprender como eles planejaram, desenvolveram e iriam executar o projeto para a Área de NOC/NPC Relations and Services, sempre pensando em adquirir mais conhecimento e poder desenvolver melhor a minha Área de NOC/NPC Relations and Services no Rio 2016 (...). ”, diz um trecho da carta.

Ela ressalta, no entanto, que não se apropriou de informações confidenciais ou comerciais. Como Renata relata na carta, estas informações não estariam acessíveis. “Hora nenhuma me apropriei de informações confidenciais ou comerciais. Sabemos bem que estas informações confidenciais ou comerciais não estariam ao acesso de todos nós secondees da Rio 2016, que recebemos login e senha do próprio LOCOG”, afirma a funcionária.
Renata trabalhava há 12 anos com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ficou dia 11 de junho até o dia 15 de agosto na Vila Olímpica de Londres. Ela disse que foi chamada no dia 18 de setembro para assinar a carta de demissão porque integraria o grupo de violou informações confidenciais do Comitê Organizador das Olimpíadas deste ano, mas não recebeu mais esclarecimentos sobre a acusação.
O furto dos documentos veio à tona na noite da quinta-feira passada, mas teria chegado ao Comitê Rio 2016 no dia 1º deste mês, após o início dos Jogos Paralímpicos de Londres. Na sexta-feira, o jornal britânico “The Daily Telegraph” trouxe uma reportagem sobre o episódio. No mesmo dia, O GLOBO encaminhou uma série de perguntas ao Comitê Rio 2016, que se limitou a divulgar uma nota, na qual confirmava o furto. Procurados pelo GLOBO, o comitê disse que os dez funcionários fizeram uma cópia ilegal de arquivos confidenciais dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres agiram por conta própria. Os documentos, segundo a equipe, já foram devolvidos e destruídos.
Veja a íntegra da carta:
“Prezado Dr. Nuzman,
Antes de mais nada gostaria de agradecer por ter tido a oportunidade de trabalhar com o senhor durante todos estes quase 12 anos.
Tenho plena consciência de que me dediquei ao máximo e sempre cumpri minhas tarefas, e muito além das minhas tarefas, com excelência.
Nunca, em momento algum, os meus colegas, chefes ou os seus clientes se queixaram do meu trabalho, pelo contrário, sempre elogiaram e sempre mostraram satisfação devido ao meu comportamento impecável e ao meu desempenho profissional.
Em relação ao ocorrido em Londres com os secondees Rio 2016, não sei até que ponto a informação correta e completa chegou até o senhor.
Não falo por nenhum deles, mas falo por mim, que sempre trabalhei com um cargo de confiança e nunca lhe decepcionei.
No entanto, na terça-feira, dia 18 de setembro, fui chamada para assinar minha carta de demissão e a explicação que me deram foi que a ordem veio de cima, de nosso presidente, para demitirem a todos os secondees pela acusação de violação de informações confidenciais e comerciais por parte do LOCOG.
Eu era uma das secondees, trabalhei em Londres desde o dia 11 de junho até o dia 15 de agosto no Centro de Serviços aos CONs, na Vila Olímpica.
Ao longo das primeiras semanas, fui instruída a acessar o sistema do LOCOG para estudar alguns documentos necessários para a realização do meu trabalho lá em Londres, já que eu era uma dos NOC Services Team Member.
Outras vezes, acessei o sistema para visualizar e tentar aprender como eles planejaram, desenvolveram e iriam executar o projeto para a Área de NOC/NPC Relations and Services, sempre pensando em adquirir mais conhecimento e poder desenvolver melhor a minha Área de NOC/NPC Relations and Services no Rio 2016.
Afinal de contas nós fomos enviados ali para observar, aprender e reunir informações que nos dessem a capacidade de melhorar nosso planejamento.
Hora nenhuma me apropriei de informações confidenciais ou comerciais.
Sabemos bem que estas informações confidenciais ou comerciais não estariam ao acesso de todos nós secondees da Rio 2016, que recebemos login e senha do próprio LOCOG.
Todas as informações (arquivos eletrônicos, documentos impressos, fotos) reunidas e trazidas ao Rio 2016 por mim, ratifico, não eram confidenciais e muito menos comerciais e foram fruto de um trabalho árduo visando uma melhor organização para os nossos Jogos, sem nenhuma pretensão diferente desta.
Estou muito decepcionada e profundamente triste de ter sido envolvida e nivelada aos demais que realmente podem haver apropriado-se de muitas informações confidenciais e/ou comerciais de suas áreas e de outras.
Não consigo realizar que o senhor tenha acreditado que eu fosse ou que eu seja capaz de cometer atos fraudulentos e criminosos já que sempre demonstrei-lhe minha honestidade e fidelidade e às instituições das quais o senhor é ou foi presidente como o Comitê Olímpico Brasileiro, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Organização Desportiva Sul-americana e, por fim, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Nunca estive nesses projetos por motivos financeiros e sim por um ideal. Por acreditar no senhor e no seu discurso sobre Movimento Olímpico e Paralímpico.
Não foram apenas 12 dias, foram 12 anos.
E doze anos de muito amor, muita abdicação, muita determinação, muita dedicação, muito profissionalismo e muito caráter.
Despeço-me com a certeza de que sempre fiz mais que o melhor e com a toda a integridade para levar adiante o seu sonho, o sonho de trazer e entregar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, que passou a ser o meu também e que me foi tirado abrupta e injustamente.
Atenciosamente,
Renata Santiago”

Fonte: O Globo

A situação é urgente. O Ártico atingiu seu menor volume de gelo

Ativistas impedem a ancoragem do navio Anna Akhmatova à plataforma da Gazprom para barrar o início da exploração de petróleo no Ártico (©Denis Sinyakov/Greenpeace)

Olá Jorge Antonio,
Na véspera da Assembleia Geral da ONU, a tripulação do Arctic Sunrise usou as bandeiras dos 193 países-membros das Nações Unidas para construir um coração sobre o gelo no Ártico e pedir que os líderes mundiais tomem a decisão de proteger um dos mais frágeis ecossistemas do mundo.
A situação é urgente. O Ártico atingiu seu menor volume de gelo em toda a história e precisa ser protegido. Você pode nos ajudar nesta tarefa, juntando-se ao time daqueles que defendem a criação de um santuário global na região.Divulgue e compartilhe a petição. Cada elo que acrescentamos à corrente torna a iniciativa mais forte.
Divulgue a Campanha
É pressionando as empresas que desejam explorar petróleo no Ártico que podemos protegê-lo, a Shell e a Gazprom, por exemplo, anunciaram na semana passada que não vão mais perfurar na região em 2012.
Juntos, podemos parar a destruição do meu lar e dos ursos polares e garantir o equilíbrio climático do planeta. Pode até ser engraçado ver o urso polar tomando um tombo, mas o degelo do Ártico é coisa séria.
Este ano completamos 20 anos no Brasil, graças a pessoas como você, que acreditam que um futuro mais verde e pacífico é possível.
Faça parte do Greenpeace,
junte-se a nós.
Raposa do Ártico

Fonte: Greenpeace

Raposa do Ártico
Símbolo da campanha polar do Greenpeace

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Minha Casa, Minha Vida muda para atingir classe média

O governo Dilma prepara mudanças para expandir o foco do programa Minha Casa, Minha Vida, cujo limite de financiamento habitacional nas capitais chega a R$ 170 mil e pouco atende a classe média devido ao aumento nos preços dos imóveis.
Preço de imóveis sobe com menos velocidade no Brasil, diz agência de risco
Bancos privados seguem públicos e começam a reduzir juros do cartão
Custo da construção civil desacelera para 0,21% em setembro
Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, a proposta é reduzir os juros e aumentar os limites de renda familiar que podem acessar o programa e os valores financiados.
Joel Silva - 06.abr.2011/Folhapress
Construção do Minha Casa, Minha vida em Campinas (SP); governo estuda ampliar foco de atuação do programa
Construção do Minha Casa, Minha vida em Campinas (SP); governo estuda ampliar foco de atuação do programa
Hoje, só famílias com renda de até R$ 5.400 mensais se enquadram no programa, que utiliza recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e tem juros máximos de 8,16% ao ano.
Para a faixa que ganha de R$ 3.101 a R$ 5.400 (faixa 3), a nova taxa deve cair de 8,16% ao ano para 7,16%.
Hereda não disse qual a taxa será dada para as famílias com renda entre R$ 1.600 e R$ 3.100 (faixa 2), que hoje têm juros de 6% ao ano.
Para as famílias com renda de até R$ 1.600, o governo compra o imóvel e subsidia até 95% do valor.
REAJUSTE NOS LIMITES
"O governo, através do Ministério das Cidades, está propondo reajuste tanto nos juros quanto nos limites. Recentemente tivemos alteração nos valores do Minha Casa, Minha Vida na faixa 1 [renda até R$ 1.600]. É natural que a faixa 2 e 3 tenham também reajuste", disse.
Na sexta, a Caixa anunciou uma injeção de R$ 13 bilhões do governo, sendo que R$ 3 bilhões serão destinados ao financiamento de material de construção, dentre outros, para clientes ligados ao Minha Casa, Minha Vida.
Para João Crestana, ex-presidente do Secovi (Sindicato da Construção), as mudanças estudadas devem ampliar a participação da classe média urbana no programa.
"Está começando a ficar difícil utilizar o programa, porque a classe média subiu de patamar. Ou você retira a classe média, o que é uma temeridade, ou ajusta para que possa atender mais gente. O governo está muito sensível a isso", disse Crestana.

Fonte: Folha de S. Paulo

Tarifar comércio internacional não diminuiria emissão de CO2, diz estudo

Pesquisa de economistas alemães afirma que taxas sobre produtos da China podem ter efeito contrário ao desejado

Fabrica Emissão CO2
De acordo com pesquisa, políticas de cooperação internacional são a saída para estimular tecnologias menos poluentes (Paul Katz/Photodisc)
Em maio de 2012, voltou a ser debatida na União Europeia a criação de uma tarifa de carbono. A proposta, apresentada pela primeira vez em 2008 e reanimada pelo atual ministro da Indústria da França, Arnaud Montebourg, propõe sobretaxar produtos importados cuja confecção tenha resultado em altas emissões do gás do efeito estufa. A política tem alvo certo: as mercadorias chinesas. Só que, pelo menos do ponto de vista ambiental, tais medidas trariam resultados pouco eficientes, de acordo com um recente estudo realizado pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research, na Alemanha.
A pesquisa publicada na revista Nature Climate Change propõe uma visão integrada do problema. A adoção de tarifas restringiria a entrada de produtos chineses nas economias ocidentais, mas, por outro lado, também poderia levar a uma mudança das características da economia chinesa. "Podemos imaginar que, se não conseguir vender para os Estados Unidos, a China produziria os mesmos itens para o mercado interno ou teria de mudar para a produção de outro tipo de indústria, como carros e máquinas", disse Michael Jakob, um dos autores do estudo, ao site de VEJA.
Menos vigilância — Os americanos e alemães tradicionalmente vendem ao gigante asiático automóveis e máquinas industriais, setores que consomem muita energia, mas que estão sob maior vigilância para atender às metas de eficiência energética nesses dois países. Se a China, com uma matriz energética altamente dependente de fontes poluentes, a exemplo do carvão, tivesse de confeccionar mais bens de alto custo energético, a quantidade de gases do efeito estufa liberados na atmosfera tenderia a aumentar no longo prazo, alerta Jakob. "No final, intervenções no mercado internacional poderiam trazer mais danos do que benefícios", complementa Robert Marschinski, outro economista responsável pelo estudo.
Os dados apresentados por Jakob e Marschinski evidenciam essa discrepância entre as emissões da indústria da China e dos EUA. Enquanto os americanos jogam na atmosfera 0,49 quilo de carbono para cada dólar produzido para exportação, a China emite 2,18 quilos do gás por dólar que exporta. A taxação dos bens chineses, ainda segundo os pesquisadores, tenderia a minar as vantagens comparativas da economia de ambos os lados.
Por essas razões, os autores defendem que a adoção ou não de tarifas contra produtos muito poluentes leve em conta outros fatores, e não apenas a balança de troca de carbono entre os países. "A questão crucial da transferência de carbono vai além do comércio mundial. Precisa ler levado em conta o quão limpa é a produção energética em cada caso", afirma Marschinski.
Cooperação — Não existe remédio de curto prazo, segundo Jakob. Para ele, a redução das emissões de carbono deve ocorrer via cooperação internacional em programas para limpar a matriz energética de nações que jogam muito carbono na atmosfera. No caso específico da China, diz o economista, há muito espaço para o desenvolvimento de tecnologias menos dependentes por carvão.

Fonte: Veja

Para 20% das mulheres, câncer de mama é incurável

Pesquisa mostra que o medo de um possível diagnóstico é um dos principais motivos que fazem com que as mulheres evitem a mamografia


Câncer de mama: o tipo da doença é o mais comum entre as mulheres e, estima-se, apresentou 49.240 novos casos no Brasil em 2010

Câncer

Para 20% das mulheres, câncer de mama é incurável



Câncer de mama: o tipo da doença é o mais comum entre as mulheres e, estima-se, apresentou 49.240 novos casos no Brasil em 2010



Câncer de mama: Pesquisa mostra que mais da metade das mulheres que foram atingidas pela doença acreditam que problemas psicológicos contribuíram para o surgimento do câncer (Comstock Images/Thinkstock)
Embora a chance de cura do câncer de mama chegue a 95% caso a detecção seja precoce, uma parcela das mulheres brasileiras ainda vê a doença como incurável. Para 20% das mulheres, o diagnóstico desse câncer é praticamente uma sentença de morte. Essa é uma das conclusões de um levantamento inédito feito a pedido do Instituto Avon pelo Data Popular, que colheu as percepções sobre o câncer de mama de 1.752 pessoas de 50 cidades das cinco regiões do país.
Nessa pesquisa, foram entrevistadas 1.000 mulheres saudáveis, 240 mulheres que têm ou tiveram câncer de mama, 400 homens, além de médicos, gestores de saúde e profissionais de ONGs ligadas ao tema. A amostra incluiu pessoas de todas as classes sociais. Segundo os resultados, o medo surge como um obstáculo que afasta as mulheres do único exame que poderia garantir o diagnóstico precoce e um tratamento mais bem-sucedido: 50% das mulheres opinam que é o medo de descobrir a doença que faz com que muitas evitem fazer a mamografia.

Visão trágica — Para a mastologista Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), inconscientemente, a mulher ainda associa o câncer à tragédia. “No momento em que ela começar a se dar conta de que tem tantas pessoas curadas, o medo vai diminuir.” A pesquisa confirma essa visão trágica: 60% das mulheres e 56% dos homens apontam o câncer como a pior doença que se pode ter, à frente de enfarte, derrame, depressão e aids. Os motivos mencionados por mulheres e homens são os mesmos — a doença mataria rápido, não teria cura e causaria muita dor física.

Outro aspecto destacado pelo estudo é que, entre as mulheres que têm ou tiveram câncer de mama, 54% acreditam que sentimentos como tristeza, depressão e mágoa podem ter contribuído para o aparecimento da doença, apesar de nenhuma evidência científica corroborar essa ideia. De acordo com a médica Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon, é esse aspecto psicológico do câncer que torna importante que a doença seja tratada não apenas pelo mastologista, mas por uma equipe multidisciplinar envolvendo outras especialidades, como psicólogos e fisioterapeutas. “A mulher tem que ser tratada como um todo.”
Leia mais: Pesquisa encontra relação entre câncer de mama e ovário

Mais um motivo que pode levar as mulheres a não se submeterem à mamografia, de acordo com o levantamento, é a crença de que são imunes ao câncer. Entre as mulheres ouvidas, 31% declararam que não poderiam vir a ter a doença, já que nenhum parente a desenvolveu. Na realidade, apenas de 5% a 10% dos casos estão relacionados à hereditariedade.

A pesquisa deve orientar a ação de ONGs, de acordo com Maira. “O estudo é relevante para desenhar estratégias de atuação de uma organização como a Femama, que procura identificar os gargalos que fazem com que pacientes continuem morrendo de câncer de mama.”

 


Rio-2016 volta a 'lamentar' o furto, mas não explica o caso

COB se limita a divulgar nota tentando encerrar o assunto e ministro do Esporte diz que comitê resolveu problema. Mas muitas perguntas seguem sem resposta

Festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres
Festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres - Getty Images
Em nenhum momento o comitê do Rio explicou se todos os dez funcionários copiaram os dados ou se há diferença no papel de cada um no episódio. E também ainda não se sabe quem era o responsável direto pela parte da equipe envolvida no escândalo
O governo federal e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 consideram superado o escândalo do furto de dados praticado por representantes brasileiros em Londres-2012. O episódio, revelado na semana passada, foi tema de uma segunda nota oficial do comitê e de uma breve declaração do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Nos dois casos não há qualquer informação nova sobre o caso. A Rio-2016 se limitou a repetir o que já tinha dito na sexta-feira: que "lamenta" o ocorrido, que todos os culpados foram afastados e que a relação com o comitê de Londres segue inabalada. O ministro também lamentou o escândalo, mas pareceu dar o assunto por encerrado, dizendo que o comitê "agiu corretamente" e ressaltando a cooperação entre britânicos e brasileiros. Em ambos os casos, as declarações das autoridades ligadas ao esporte não resolveram o problema mais grave decorrente do episódio: a perda de credibilidade da Rio-2016. Sem responder às principais dúvidas que cercam o caso, os brasileiros deixam a pior imagem possível para a organização dos Jogos.
Leia também: Londres diz que membros da Rio-2016 roubaram arquivos

Não por coincidência, apenas uma das perguntas mais frequentes sobre o escândalo foi rebatida na nota do comitê, divulgada na noite de segunda-feira - a dúvida sobre o papel dos principais dirigentes da Rio-2016 no episódio. De acordo com o texto, os funcionários demitidos "agiram por iniciativa própria, sem o conhecimento de seus chefes imediatos e de nenhuma outra liderança da Rio-2016". O nota não revela o nome dos funcionários envolvidos - dez, no total - e indica que eles não foram demitidos por justa causa, pois o comitê avalia que não houve intenção de praticar crime. "Eles não precisavam ter copiado os arquivos sem autorização", diz o texto. "Bastava solicitá-los ao Comitê Organizador Local de Londres-2012, que vinha compartilhando informações de maneira colaborativa." Uma das principais perguntas sem resposta, portanto, é o motivo do furto de dados. Ainda não se sabe por que os funcionários fizeram cópias não autorizadas do material. O conteúdo retirado dos computadores de Londres é outra incógnita. Não se sabe o que havia nesses documentos.
Leia também: 'Aprendemos muito', diz Paes. 'Vai dar certo', aposta Boris

Em nenhum momento o comitê do Rio explicou se todos os dez funcionários copiaram os dados ou se há diferença no papel de cada um no episódio. E também ainda não se sabe quem era o responsável direto pela parte da equipe envolvida no escândalo (no total, cerca de 200 pessoas foram enviadas pelo Rio para acompanhar os trabalhos em Londres). Por fim, resta mais uma pergunta que não é respondida nas notas divulgadas na segunda-feira: por que o presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito da cidade-sede dos Jogos de 2016, Eduardo Paes, ainda não comentaram publicamente um episódio tão grave para a reputação do Rio? Tirar essa dúvida, porém, não exige grande esforço. Nuzman, que acumula os cargos de presidente do comitê organizador dos Jogos e do Comitê Olímpico Brasileiro, é candidato à reeleição no COB, que comanda desde 1995. A votação acontece no mês que vem. Da mesma forma, Eduardo Paes é candidato à reeleição no pleito de 7 de outubro. Beneficiado pela exposição obtida nos Jogos de Londres, o prefeito é favorito a vencer o pleito municipal.
Leia também: Como a Rio-2016 viu Londres-2012 (e o que deverá imitar)

Uma das poucas coisas que ficam claras nos comunicados do comitê e do governo é o desejo de superar rapidamente o escândalo e retomar a cooperação com Londres. A transferência de informações entre as sedes dos Jogos é não só necessária para o sucesso do evento como também uma exigência do Comitê Olímpico Internacional - o COI determina, por exemplo, que a anfitriã dos Jogos envie uma delegação à futura sede para um grande seminário sobre a organização. O encontro está marcado para novembro. Da mesma forma, Aldo Rebelo lembra que "o governo britânico já aprovou a formação de um grupo de trabalho com o governo brasileiro para repassar sua experiência, de forma a ajudar o Brasil a enfrentar os desafios da preparação". Ainda de acordo com Aldo, o comportamento dos autores do furto "não expressa a atitude de confiança e harmonia que tem marcado a cooperação dos dois países". Já a Rio-2016, preocupada em afastar Nuzman do caso, garantiu que o cartola não foi procurado pelo seu colega londrino, Sebastian Coe, como chegou a ser divulgado na semana passada.
Leia no Radar on-line, por Lauro Jardim:
Um dos argumentos que a cúpula da Rio-2016 usa para afastar qualquer pedido de explicações do governo sobre o furto de informações confidenciais do comitê Londres 2012 por dez funcionários do comitê brasileiro é o de que como não há verba pública na Rio 2016, não há explicações a dar para Brasília. Independentemente de ser um argumento que despreza a opinião pública, não chega a ser 100% verdadeiro: todo o eventual déficit da Rio 2016 será coberto pelo governo federal. E o comitê já avisou que em meados de 2013, o primeiro déficit quase que certamente aparecerá.


Fonte: Veja

Trem descarrila e deixa 16 feridos na estação de Madureira

Vagão atingiu pilastra, e acesso está interditado. Segundo a SuperVia, há registro de atrasos de 20 minutos nos ramais de Japeri, Deodoro e Santa Cruz


Trem da Supervia descarrila e bate na estação de Madureira, danificando várias colunas e deixando 16 feridos
Foto: Gabriel de Paiva / O Globo
Trem da Supervia descarrila e bate na estação de Madureira, danificando várias colunas e deixando 16 feridosGabriel de Paiva / O Globo
RIO - Um trem do ramal de Japeri descarrilou na chegada à estação de Madureira, na Zona Norte do Rio, por volta das 6h30m desta terça-feira. A composição seguia para a Central do Brasil. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas ficaram feridas, e foram encaminhadas para hospitais da região. No entanto, a SuperVia inicialmente afirmou que não houve vítimas, e que apenas três haviam sido levadas para hospitais. Uma pilastra de sustentação da estação foi atingida pela composição, e um dos acessos da estação está interditado.
Os passageiros tiveram que desembarcar e seguir viagem em outra composição. De acordo com a empresa, os ramais de Japeri, Deodoro e Santa Cruz registram atrasos de 20 minutos desde o horário do acidente, elevando o tempo de espera para 36 minutos.
Segundo os bombeiros, as vítimas sofreram ferimentos leves. Sete delas foram encaminhadas para o hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, cinco para o Salgado Filho, no Méier, e quatro para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo.
Segundo a rádio CBN, um dos feridos teria perdido um dedo da mão direita no acidente. Ele foi identificado como Ricardo Barbosa de Almeida, e teria sido levado para o Hospital Carlos Chagas.
Pelo menos duas pilastras de sustentação da estação de Madureira foram atingidas e danificadas pelo trem. Por medida de segurança, um dos acessos à estação foi interditado. Apenas a entrada próxima ao viaduto Negrão de Lima está liberada. Uma equipe de engenheiros da concessionária está no local para realizar vistoria. Os técnicos permanecem com os trabalhos na via realizando os reparos na infraestrutura. A Agetransp enviou fiscais ao local e abriu boletim de ocorrência para apurar os motivos do descarrilamento.
Testemunha conta que estação tremeu com acidente
A atendente Isabela Silva, de 19 anos, trabalhava numa lanchonete da estação de Madureira no momento em que o trem descarrilou e atingiu duas pilastras do lugar. Ela conta que toda a estação tremeu, e que as pessoas ficaram muito assustadas. O impacto quase derrubou os utensílios da lanchonete, segundo ela.
— As pessoas passavam chorando, muito assustadas, pedindo água para a gente. Vi pelo menos cinco feridos em macas. Pelo que pude ver, eles estavam mais nervosos do que machucados.
Problemas nos últimos dias
Nesta segunda-feira, um problema em um trem causou atrasos de 30 minutos no ramal de Japeri. De acordo com a SuperVia, por volta das 7h11m, a composição enguiçou em Ricardo de Albuquerque, os passageiros seguiram no mesmo trem até a estação de Deodoro, de onde partiram em outra composição. A Agetransp informou, em nota, que enviou fiscalização e abriu boletim de ocorrência para apurar avaria no trem da SuperVia.
Na última sexta-feira, um trem da SuperVia sem passageiros enguiçou próximo à estação de São Cristóvão, na Zona Norte, paralisando a linha por cerca de 30 minutos. O problema também causou atrasos em outros ramais. Durante a manhã, os ramais de Deodoro e de Santa Cruz operavam com 20 minutos de atraso, e o de Belford Roxo com intervalos de 40 minutos.
Na quinta-feira, atrasos em diversos ramais de trens da SuperVia provocaram tumulto na estação da Mangueira. A demora foi desencadeada por problemas de sinalização nos ramais de Deodoro, Santa Cruz e Japeri, e nas estações de Campo Grande, Bangu, Nova Iguaçu e Queimados, que operaram com intervalos irregulares.
Passageiros chegaram a atirar pedras e quebrar janelas de uma composição do ramal de Santa Cruz. Muitos que reclamavam dos serviços acusaram seguranças da concessionária de agressão. A concessionária, no entanto, negou as acusações.

Fonte: O Globo