domingo, 29 de janeiro de 2017

Aposentados e pensionistas do Estado do Rio terão reajuste sobre o salário de janeiro

sem personagem Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

O governo do Rio terá que pagar, já sobre o salário de janeiro, reajustes que vão variar de 3,3% a 10,22%, para inativos e pensionistas. A boa notícia para esses beneficiários, que desde 2016 sofrem com parcelamentos e atrasos seguidos nos pagamentos de seus proventos, foi confirmada pelo Rioprevidência. Hoje, existe duas formas distintas de receber a correção. Os que se aposentaram ou têm pensões anteriores a 2003 estão vinculados a possíveis aumentos dados aos servidores ativos. Já quem tem benefício concedido a partir de 2003 recebe, anualmente, um aumento vinculado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O Rioprevidência informou que ainda não tem o número total de inativos e pensionistas que serão beneficiados com as incorporações. O detalhamento dependente da “quantidade de óbitos dos servidores ativos e inativos, e da quantidade de servidores ativos que já atingiram os requisitos para a aposentadoria e entrarão com o pedido”. Os dados estarão disponíveis somente quando o governo fechar a folha de janeiro.

Como a alegria do servidor não tem sido completa, não há, atualmente, uma previsão de pagamento do salário de janeiro. Por regra, o vencimento tem que ser quitado até o dia 14 de fevereiro. Mas, como o Estado ainda está pagando dezembro, não há garantia de que isso vá acontecer.

Projeção aponta aumento para, no mínimo, 55 mil pensionistas já em janeiro

Ao menos 55 mil pensionistas terão seus proventos reajustados já sobre a folha de janeiro. Para adiantar uma previsão, o Rioprevidência informou que 23 mil pensionistas da Segurança são regidos, hoje, pela paridade com os ativos. Esse grupo tem pensões anteriores a 2003 e depende de aumentos oferecidos aos servidores da pasta. Como estes terão correção salarial no próximo pagamento, as pensões também serão corrigidas. Além disso, há pensões ligadas à carreira de auditor fiscal (Fazenda), cujos beneficiários somente receberão suas incorporações sobre o salário de julho, mesmo mês em que os ativos da categoria terão reajuste.

O número de 23 mil pessoas passado pelo Rioprevidência pode ser somado aos mais de 32 mil pensionistas que foram reajustados pelo INPC, em 2016. Este grupo também terá correção este ano, pela inflação. A tendência é que o número de beneficiários até aumente, em função da concessão de novas pensões. Os dados sobre os inativos, porém, não estão fechados.
Fonte: Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário