terça-feira, 14 de março de 2017

Motoristas e cobradores de ônibus farão paralisação de 24 horas no Rio

                                              Motoristas e cobradores farão greve no Rio Foto: Paulo Nicolella / O Globo

RIO - Os motoristas e cobradores de ônibus do Rio anunciaram, na noite desta terça-feira, uma paralisação de 24 horas a partir de 0h desta quarta-feira. A greve, de acordo com o sindicato da categoria, faz parte do protesto nacional contra as reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio), a paralisação vai afetar ainda o funcionamento do VLT e do BRT.


"Temos que fazer tudo dentro da lei para que a população não seja prejudicada. Para se ter uma ideia, até 1996 o motorista tinha uma aposentadoria especial aos 25 anos que foi tirada pelo ex-presidente Fernando Henrique, passando depois para 30 e 35 anos. Só que hoje esse mesmo motorista aos 25 anos já está com uma série de doenças provenientes de sua função. Hoje posso afirmar que o clima na categoria é de extrema revolta", disse, em nota, Sebastião José, presidente do sindicato.
Já os trens e o metrô não serão afetados. De acordo com os sindicatos das categorias, não haverá greve. Nas estações do metrô, no entanto, serão realizados atos durante o dia contra a reforma da previdência.

ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES TERÃO GREVE

Professores de escolas públicas e particulares também devem aderir ao movimento grevista. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Eduacação (Sepe), convocou nesta terça-feira os professores das redes estadual e municipal para a greve de 24 horas. Na quarta-feira, no entanto, haverá uma assembleia na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, para decidir sobre a paralisação.

Diversas escolas privadas já anunciaram que não funcionarão na quarta-feira. Professores do Edem e do Colégio São Vicente, na Zona Sul do Rio, planejam uma aula pública no Largo do Machado, a partir das 9h.

Até a noite desta terça-feira as unidades que confirmaram que fecharão as portas são Sá Pereira, Oga Mita, Escola Parque, Cei 5 Escola da Travessa, Companhia de Maria, Ceat, Colégio Andrews, Franco Brasileiro, São Vicente, Teresiano, Edem, Santa Teresa de Jesus, Modelar Cambauba, Sagrado Coração de Maria, Salesiano, Eliezer, Francisca Paula de Jesus, Colégio Cruzeiro, Cap UFRJ, Pedro II, Santo Inácio, São Bento, Benett, Sion, Liessin, Barilan e Santo Agostinho.
Fonte: Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário