quarta-feira, 24 de abril de 2013

Passagem de ônibus vai aumentar em junho

Rio -  O prefeito Eduardo Paes confirmou, nesta terça-feira, em Brasília, que as passagens dos ônibus municipais do Rio deverão ser reajustadas no mês de junho, em índice a ser divulgado em maio.

“Tenho uma obrigação contratual. Nosso Bilhete Único é o mais barato do Brasil. Era para eu ter dado (aumento) em janeiro, mas decidi adiar”, disse.

Paes, porém, cogitou não conceder o reajuste, caso o Congresso aprove a desoneração do PIS e da Cofins para as passagens de ônibus, trem e metrô.

A prefeitura também levará em conta a desoneração da folha de pagamento para as empresas de transporte público na hora de calcular o reajuste.

“Redução (da tarifa), acho difícil, mas é óbvio que essas coisas (as desonerações) impactam na tarifa. Quanto mais desonera o custo das empresas, mais ajuda a planilha tarifária delas”.

Paes passou a tarde na capital federal reunido com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem discutiu limites para novos financiamentos da prefeitura.

Empréstimos de R$ 9 bi

De acordo com Paes, há uma resolução do Senado que, caso seja revista, poderá permitir que o município do Rio de Janeiro obtenha empréstimos de R$ 9 bilhões sem estourar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Os estados estão livres para fazer o ajuste anual das dívidas, mas os municípios tiveram de congelar o nível de endividamento desde a renegociação das dívidas, no fim dos anos 90”, argumentou.

Pela LRF, a dívida das prefeituras não pode superar 120% da receita corrente líquida. Para os estados, o teto é maior e corresponde a 200%.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário