terça-feira, 30 de abril de 2013

Medicamento reduz em 38% o risco de ter cancro da mama

Uma revisão de estudos com dados de mais de 83 mil mulheres apontou que moduladores hormonais reduzem em 38% o aparecimento do tumor em mulheres saudáveis com alto e médio risco de desenvolver a doença.

Trata-se da primeira análise de estudos clínicos envolvendo esses remédios, que evitam que o estrogénio faça as células da mama multiplicarem-se no caso de tumores da mama hormonais. Cerca de 70% dos tumores têm esse perfil.
As drogas podem ser indicadas se a mulher, mesmo saudável, tiver um histórico importante da doença na família, lesões precursoras do cancro e/ou mutações genéticas que aumentam a hipótese de desenvolvê-lo.
Em geral, o tratamento é oferecido a mulheres que estão na pós-menopausa.
Segundo os autores da pesquisa, publicada hoje na revista médica inglesa Lancet, já se sabia que esses remédios reduziam o risco de cancro da mama em mulheres com risco elevado da doença, mas a duração do efeito protector das drogas era desconhecida.
O novo trabalho agora confirma o benefício por pelo menos cinco anos depois do fim do tratamento.
Este mês, o US Preventive Services Task Force, grupo de investigadores ligado ao governo americano, recomendou que os médicos ofereçam esses remédios a mulheres com alto probabilidade de ter cancro e baixo risco de desenvolver AVC e coágulos - possíveis efeitos colaterais dessa drogas.

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário