quarta-feira, 30 de maio de 2012

Diretor de cinema japonês Kaneto Shindo morre em Tóquio

O diretor e roteirista de cinema japonês Kaneto Shindo, conhecido por filmes como "Filhos de Hiroshima" ou "Onibaba", morreu na terça (29) aos cem anos na sua casa em Tóquio, informou a agência "Kyodo".
Shindo, nascido na cidade de Hiroshima em 1912, faleceu por causas naturais em sua residência em um bairro central da capital japonesa, segundo informara à "Kyodo" seus assistentes.
Apesar da idade, o diretor ainda trabalhava em projetos cinematográficos. Um exemplo é seu último filme, "Ichimai no Hagaki", filmado em 2010 e ganhador do prêmio especial do Festival de Cinema de Tóquio.
Everett Kennedy Brown - 23.out.10/Efe
O diretor Kaneto Shindo morreu aos cem anos
O diretor Kaneto Shindo morreu aos cem anos
Após começar em um laboratório em Kioto, Shindo se mudou nos anos 30 a Tóquio onde começou a trabalhar como assistente do aclamado diretor Kenji Mizoguchi, com quem aprendeu a escrever roteiros antes de estrear na direção de "Aisai monogatari", em 1951.
Shindo escreveu 231 roteiros que acabaram na grande tela e dirigiu 49 filmes, entre eles, "Filhos de Hiroshima", a história comovente de uma professora que retorna a Hiroshima após o bombardeio atômico. O filme foi projetado na edição do Festival de Cannes de 1953.
Outros de seus trabalhos mais reconhecidos são "Hadaka no Shima" (1960), longa quase sem diálogos que retrata a vida de uma família de pescadores do mar Interior do Japão, ou "Onibaba" e "Yabu no Naka no Kuroneko", rodados em 1964 e 1968.
Shindo foi condecorado com a Ordem Imperial da Cultura do Japão em 2002.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário