sábado, 11 de fevereiro de 2012

Após denúncia de fraudes, presidente da Conab pede demissão

Em meio a acusações de envolvimento em suposto esquema para fraudar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Evangevaldo Moreira dos Santos (PTB), pediu demissão nesta sexta-feira (10). “Diante do cenário que se construiu, nada mais me resta senão apresentar-lhe o meu pedido de afastamento do cargo, em caráter irrevogável”, diz ele, em carta enviada à presidenta Dilma Rousseff.
Na nota, Santos justifica sua saída como uma medida para evitar que as acusações sobre ele desgastem o governo ou a sigla a qual é filiado. Garantindo ser um “homem de bem, um homem honrado”, ele diz lamentar profundamente que seja possível em uma democracia “denegrir-se a imagem e o caráter de alguém, em praça pública, a ponto de tais condutas orquestradas terminarem por determinar as saídas possíveis aos gestores da Nação”.
Evangevaldo Moreira dos Santos afirma também que as acusações contra ele são “completamente infundadas”, promovidas por adversários políticos que buscam vantagem nas eleições municipais deste ano. Segundo ele, sua proximidade com o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), líder da legenda na Câmara, faz com que tentem usar as acusações contra Santos como forma de desestabilizar uma possível candidatura de Arantes em 2012.
O agora ex-presidente da Conab foi acusado pelo Ministério Público Federal em Goiás como intermediário em um suposto esquema de fraude no exame da OAB no Estado. Na época, Evangevaldo Moreira dos Santos atuava no comando da Agência Ambiental do Estado de Goiás. O MPF acusa Santos de facilitar o esquema, que cobrava até R$ 15 mil para aprovar candidatos de forma fraudulenta. Parte do pagamento pela ajuda seria efetivada com a aprovação de um subordinado de Santos na prova da OAB.
Com informações de Agência Estado e Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário