terça-feira, 7 de novembro de 2017

Casas e escola são evacuadas depois que cratera se abriu na BR-040 derrubando imóvel

Segundo a Defesa Civil, 50 casas foram evacuadas e 73 estudantes retirados da escola na Comunidade do Contorno, em Petrópolis, no RJ.


                                     Área onde uma cratera se abriu na manhã desta terça-feira em Petrópolis foi interditada pela Defesa Civil (Foto: Rogério de Paula | Inter TV)


  1. Cinquenta casas e uma escola foram evacuadas na tarde desta terça-feira (7), depois que uma cratera se abriu e derrubou um imóvel na Comunidade de Contorno, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, segundo informações da Defesa Civil. O órgão informou que os imóveis, que ficam no km 81 da BR-040, no sentido Rio, foram evacuados como medida de segurança e preventiva.
 Prefeitura informou que está fechando o número de desalojados. Por medida de segurança, a casas ainda não foram vistoriadas pela Defesa Civil, por isso, não há informação sobre interdições.Ainda de acordo com a Defesa Civil, o deslizamento aconteceu próximo a uma área onde está sendo construído o túnel da Nova Subida da Serra de Petrópolis. As obras, com cinco quilômetros de extensão, conforme explica o órgão, estão paradas há mais de um ano.
A Concer, concessionária que administra a via, responsável pelas obras do túnel, por meio de nota informou que "especialistas já iniciaram a avaliação técnica do local. Entretanto, ainda é prematuro apontar a causa ou as causas do incidente".
A concessionária também informou que está dando toda assistência necessária às familias que foram retiradas do local.
Segundo a Prefeitura, neste primeiro momento, as famílias - entre as quais três pessoas acamadas e um cadeirante, assim como os 73 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano - foram encaminhadas para a Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida.


O trânsito foi desviado sentido Quitandinha-Rio com o apoio da CPTrans e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Equipes do Corpo de Bombeiros e da Concer também estão no local.

Queixa crime

A Prefeitura de Petrópolis informou na tarde desta terça-feira (7) que vai entrar com queixa crime contra a Concer devido ao acidente na Comunidade do Contorno. Além disso, o município afirmou que acionou o Ibama, responsável por conceder as licenças ambientais para as obras de duplicação da BR-040, para que seja feita uma vistoria na áreas e também a identificação das causas do desabamento.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também foi acionada pelo município, uma vez que é a fiscalizadora do contrato da Concer e respondeu, por meio de nota, que está acompanhando de perto as ações da concessionária para minimizar os impactos do incidente e amparo às famílias afetadas pelo deslizamento.
A agência afirma que já foram iniciados os trabalhos de avaliação e perícia do local para verificar as causas do ocorrido e que corrobora com a concessionária para reestabelecer a normalidade do trânsito no local o mais breve possível.
Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário