quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Banco BNP Paribas aceita emprestar R$ 2,9 bi ao Estado do Rio para pagar servidores

                   
Banco BNP Paribas Brasil foi a única instituição bancária a apresentar proposta para emprestar R$ 2,9 bilhões ao Estado do Rio de Janeiro sob a garantia das ações da Cedae. O pregão começou às 17h30 e seguiu em clima de apreensão em toda a sua duração. O Estado promete utilizar todo o valor para pagar os servidores. Hoje, o Rio deve dois meses de salários mensais, o 13º de 2016 e gratificações.

O pregão começou com a manifestação de servidores da Cedae protocolando documentos com pedidos de participação no certame. Um dos protocolos foi feito por um grupo de servidores tido como cooperativa. Outro foi formada por acionistas. Do banco vencedor, a proposta foi feita sobre o valor dos juros proposto pelo Estado. A instituição ofereceu CDI, uma taxa que serve para estabelecer o juros nas transferências entre bancos, de 145,7626%. O Rio tentou diminuir o percentual, mas o banco foi declarado vencedor.

— Foi um bom negócio. Vamos pegar um percentual de juros de uma média de 10,6% ao ano. É algo a se considerar. Foi uma proposta válida e o pregão foi um sucesso — disse o secretário de Fazenda e Planejamento, Gustavo Barbosa.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário