quinta-feira, 22 de março de 2012

O Dia Mundial da Água 22 de março.

Dia Mundial da Água é comemorado nos municípios da região

Karen Santiago | Atualizado em: 21/03/2012 00:00:00
dia1_1 DivulgaçãoDia é comemorado com atrações nas cidades da região
A importância, o uso consciente e a necessidade de preservar as fontes de água potáveis serão temas de ampla reflexão debatidos nas cidades de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra nos próximos dias, uma vez, que o Dia Mundial da Água é comemorado nesta quinta-feira, dia 22 de março.
Em Itapecerica, a comemoração da data acontece por meio de exibição de filme: cinema na Escola Estadual Bairro do Itaquaciara, no dia 23 (sexta), blitz de educação ambiental no farol da Praça da Bandeira, na quinta (22) e Exposição Água na Medida Certa até sexta-feira (23), no Complexo Administrativo Norberto José da Costa (Prefeitura).
Embu das Artes por sua vez, realiza um encontro para tratar do assunto, nesta quinta, no Pavilhão do Pq. Francisco Rizzo, a partir das 9h. Palestra com representante da Sabesp “Uso racional da Água, Águas servidas e Águas Pluviais” será ministra, às 9h15. Uma hora depois (10h15), tem apresentação do programa municipal de coleta de óleo de fritura e 10h45, debate sobre o tema e encerramento.
A Sabesp também realiza palestra nesta quinta e convida judocas de Itapecerica. Conheça os mitos e verdades sobre a água, aqui. Até o fechamento da matéria, nenhuma comemoração na cidade de Taboão foi divulgada.

Data foi definida pela ONU

A data foi definida pela Organização das Nações Unidas em 1992, segundo recomendações da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O objetivo do dia é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema de água potável (própria para o consumo no planeta – cerca de 2,7%).
Apesar de saber, desta porcentagem, grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, quase que diariamente, por governantes e ações do homem, sendo usada de uma maneira pouco sustentável.

Saiba mais sobre a água

A água é essencial para os humanos e para as demais formas de vida. O líquido age como regulador de temperatura, diluidor de sólidos e transportador de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo.
A superfície do planeta é dominada em 75% pelas águas. Os 25% restantes são terras emersas.No entanto, quem pensa que tanta água está disponível para o consumo humano está enganado, pois somente 2,7% de água é doce e grande parte está congelada ou embaixo da superfície do solo.
A água de fácil acesso - em rios, lagos e represas - representa muito pouco do total de água doce disponível.
Mas água doce também não significa água potável. Para isso a água precisa ser de boa qualidade, estar livre de contaminação e de qualquer substância tóxica. Acredita-se que menos de 1% de toda a água doce do planeta esteja em condições potáveis.
Com informações site oficial da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra

Fonte: JornalNaNert


Especialistas expõem as opiniões sobre a água

Peritos ouvidos pelo BOM DIA avaliam o cuidado com os recursos hídricos nos últimos anos na região do ABC

Três opiniões diferentes, conclusões parecidas. Para especialistas em meio ambiente ouvidos pelo BOM DIA, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda existem muitos problemas para serem resolvidos antes do 22 de março,  Dia Mundial da Água, ser realmente motivo de comemoração.

“Ainda falta consciência sobre a importância das fontes. Desperdiçamos demais. A região metropolitana está em um nível crítico em relação à qualidade da água potável”, destacou a coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, Waverli Neuberger.

Na opinião da professora, porém, existem motivos para comemorar a data. “Apesar da situação precária dos rios que cruzam as cidades da região, bem degradados,  ainda existem muitos  cursos d’água em bom estado”, completou.
 
SOS/
Diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani também vê avanços e pontos fracos quando o assunto é preservação dos recursos hídricos.

“Temos o que comemorar. Possuímos uma inteligência grande sobre o tema, além de projetos de preservação. Um exemplo é a despoluição do Tietê, que existe há vários anos. Neste caso, a pressão da sociedade fez diferença”.

Por outro lado, o tratamento de esgoto não é uma unanimidade no País. “80% do esgoto produzido ainda vai parar nos rios. As ações de despoluição ainda são atos isolados, mesmo dentro do estado de São Paulo”, opinou.

Billings/ Já para o ambientalista e presidente do MDV (Movimento de Valorização da Vida), Virgílio de Farias, apesar  dos grandes avanços nas leis, faltam ações concretas de preservação ambiental.

“Temos uma das melhores legislações ambientais do mundo. Por outro lado, as minhas demandas pela preservação da represa Billings são as mesmas de 1984, quando comecei a minha luta”.

O presidente do MDV se mostrou pessimista em relação à promessa do governo estadual de tratar 100% do esgoto produzido no estado até 2020.

“É sempre assim. Quando se aproximam as datas comemorativas eles divulgam algumas metas que nunca são cumpridas. Há mais de 20 anos que ouço falar nessas medidas [tratamento de esgotos], mas continua tudo do mesmo jeito”, ressaltou Virgílio.

Ele citou como exemplo a Lei Específica da Billings, regulamentada em 2010, e que prevê uma série de regras para a preservação do manancial. “Planejo fazer uma vistoria de barco pela represa na próxima semana, mas a princípio continua tudo igual ao que era antes da lei”, completou.


Eventos lembram dia da água na região

Em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), realiza nesta quinta duas palestras voltadas para educação e gestão de recursos hídricos.

Quem também irá organizar um seminário para lembrar a data é São Bernardo. Nesta quinta, às 19h, na Coordenadoria de Ações para Juventude, acontece a palestra ‘Rios da Minha Cidade’

Já em São Caetano, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) da cidade irá distribuir 5 mil cartilhas a estudantes da rede municipal de ensino. O material conta com dicas sobre economia de água.
Em Mauá, as empresas Sama (Saneamento Básico de Mauá) e Foz do Brasil irão realizar ações educativas, com teatro de fantoches, além de prestação de serviços, com a instalação de uma unidade móvel em que será possível agendar a verificação das ligações de água.

Criação da represa BillingsCriada em 1927, o reservatório era utilizado originalmente para geração de energia da Usina Hidrelétrica Henry Borden. em Cubatão. Mesmo com o descarte de esgoto em suas águas, desde 1958 o reservatório também é utilizado para o abastecimento de água no ABCD. A previsão é que até 2015 100% do esgoto atualmente despejados na represa seja tratado.

4,5 miÉ o número de ligações de água da Sabesp na região metropolitana. No ABCD, a empresa atende São Bernardo, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires


Fonte:  rede bom dia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário