sábado, 2 de julho de 2011

Justiça do Rio aceita denúncia contra Usiminas por crimes ambientais

EMPRESA TERIA EMITIDO E APRESENTADO AO INEA UM RELATÕRIO FALSO SOBRE A CSA
Do R7 | 01/07/2011 às 17h32
 
A Justiça do Estado do Rio de Janeiro acatou nesta sexta-feira (1º) a denúncia oferecida pelo MP (Ministério Público) por crimes ambientais contra a Usiminas e seus representantes por apresentarem relatório de auditoria ambiental parcialmente falso ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A empresa teria sido indicada pelo Inea para realizar a auditoria da (Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico) e elaborar o relatório.

De acordo com a promotora de Justiça, Christiane Monnerat, a Usiminas realizou auditoria ambiental na CSA, a qual deveria ter por base as exigências definidas pelo Inea e pelo MPRJ. Para o MPRJ, amparado no relatório técnico do Inea, que reprovou a auditoria da Usiminas, o relatório apresentado pela empresa continha disparidades com o conteúdo do termo, além de informação falsa e duas omissões.

A siderúrgica já foi alvo de duas denúncias também oferecidas pelo MPRJ à Justiça, em novembro de 2010 e em maio deste ano, por gerar poluição atmosférica capazes de provocar danos à saúde da comunidade vizinha, entre outros crimes ambientais.
Procurada pelo R7, a Usiminas informou que elaborou relatório de auditoria sobre questões ambientais da CSA, a pedido das autoridades ambientais do Estado do Rio de Janeiro. A Usiminas informa, ainda, que não foi citada e que não teve acesso ao teor das argumentações do MP.
Já a Thyssenkrup CSA disse que não é seu papel comentar as acusações feitas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro a respeito de outra empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário