RIO — Pelo menos 2,2 milhões de pessoas ficaram sem luz durante parte da noite deste sábado apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo por causa de um apagão, que também atingiu Minas Gerais e, possivelmente, algumas outras regiões do país.
No Rio, 27 municípios foram afetados. Na área atendida pela Light, foram 700 mil clientes nos bairros de Campo Grande, Cascadura, Bonsucesso, Penha, Jacarepaguá, Benfica, Vila Isabel, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Santíssimo, e nos municípios de Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu e Seropédica e Belford Roxo. Segundo a Light, uma anormalidade no sistema interligado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) causou perda no suprimento de energia e algumas subestações da companhia foram desligadas por dispositivos automáticos de controle. Segundo a Light, a interrupção ocorreu às 17h55m e começou a ser normalizada às 18h05. Belford Roxo foi a última área a ter a luz restabelecida, às 22h. Na área Ampla, outros 20 municípios ficaram sem energia, entre eles Niterói, São Gonçalo e Magé. A empresa não informou o número de clientes prejudicados, apenas que a interrupção durou das 17h54 às 18h25.
Já de acordo com a Eletropaulo, 1,5 milhão de pessoas ficaram às escuras na capital e algumas cidades do interior paulista por pelo menos 20 minutos. A companhia também argumenta que sua rede foi afetada por problema no sistema integrado do ONS. Foram atingidos bairros como Mooca, Itaim Paulista, Tatuapé, Ipiranga, Vila Maria, Vila Guilherme e cidades como Diadema, São Bernardo, Taboão da Serra.
Em Minas, a Cemig registrou falta de luz em cidades do Norte e Noroeste do estado. De acordo com a empresa, o problema ocorreu na Subestação de Samambaia, em Goiás, administrada por Furnas. Nas redes sociais, internautas reclamaram de queda de energia em Cuiabá, em Mato Grosso; e em Biguaçu, em Santa Catarina
As causas do apagão ainda não são conhecidas. O ONS informou que às 17h43m o sistema regional de alívio de carga foi ativado, causado por um obstáculo no sistema. E dois minutos depois a energia começou a ser restabelecida.
O comerciante José Ricardo Vieira, de 47 anos, afirmou que parte do Centro e do bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, ficou sem luz. Segundo ele, por causa da falta de energia, os sinais de trânsito na região ficaram em pane e o trânsito teve problemas em toda a região central do município.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário