BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que as empresas de energia do Rio, citando a Light, devem garantir o fornecimento de energia sem interrupção quando a temperatura subir além dos 40 graus. Ao falar do corte de energia que aconteceu ontem no Galeão, Dilma afirmou que existe uma tendência a atribuir as falhas do sistema de energia no país a tudo o que não é humano. Segundo ele, no Galeão, a causa foi falha humana.
É um sistema inteiro que tem que ser trocado, é falha humana, tinha que ser trocado. A temperatura subiu, não controla. Tem que se programar. No Rio, sempre que passa de 40 graus, a Light tem problema, o Galeão tem problema. Eles têm que estar equipados para aguentar (o fornecimento de energia) até determinado grau. Não posso exigir quando passar de 50 graus, mas é preciso garantir até determinado grau — disse Dilma, acrescentando:
— O país tem que se antecipar, planejar. Hoje estamos saindo da mão para a boca. Acho ridículo dizer que no país temos risco de racionamento.
A presidente afirmou que a falta de manutenção de equipamentos de empresas já existentes, como acontece nas empresas de energia, é um comportamento comum entre empresas públicas e privadas. Segundo ela, é preferível fazer novos investimentos do que modernizar os velhos.
— Mas temos que dar atenção à manutenção.Não é um comportamento de influência política, manutenção é mais difícil de fiscalizar. Na área de energia nuclear temos dois níveis de fiscalização. Colocaram outra empresa para fiscaliza outra empresa, para verificar onde estão as falhas. Na Eletrobrás já estamos fazendo isso — disse a presidente.
Dilma acrescentou ainda que o governo dela está fazendo tanto os investimentos novos quanto a cobrança para que haja manutenção nos sistemas já existentes:
— Agora que saiu da mão para a boca, é garantir investimentos novos e a manutenção. Temos que atualizar tudo o que for planta velha, mesmo que não seja tão rentável. Agora vamos fazer as duas coisas (investimentos novos e manutenção dos existentes) porque temos dinheiro.
Veja também
- Horas após apagão, passageiros reclamam de excesso de calor no Tom Jobim
- Galeria Movimentação no Aeroporto Tom Jobim horas após apagão
- Após ficar sem energia, 15% dos voos no Tom Jobim sofrem atrasos
- Galeria Veja fotos do apagão no Aeroporto do Galeão
- Defeito em subestação do Galeão provoca apagão na Ilha do Governador, diz presidente da Light
- American Airlines cancela voo depois de falta de luz no Galeão
- Ar-condicionado do Santos Dumont volta a apresentar problema
Nenhum comentário:
Postar um comentário