sexta-feira, 27 de junho de 2014

Aplicativo ajuda usuários a evitar o câncer de pele

Todo ano, mais de 120 mil casos de câncer de pele são registrados no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Mas algumas precauções simples podem te ajudar a evitar esse mal entre elas os exames de prevenção, que permitem o tratamento no início da doença aumentando as chances de cura.
Divulgação
O app ajuda na prevenção, acompanhamento e diagnóstico precoce da doença
O aplicativo FotoSkin, para dispositivos Android e iOS, tem como missão educar usuários em relação à prevenção da doença e também manter um histórico da pele de cada um para diagnosticar possíveis casos.
A ferramenta tem como base conhecimentos médicos de uma clínica dermatológica de Madrid e funciona apenas em espanhol, mas usando um tradutor online é possível utilizá-lo mesmo não falando espanhol.
O FotoSkin conta com três seções principais: Mi piel (Minha pele), Mi control (Meu controle) e Mi entorno (Meu entorno). O primeiro, apresenta três testes rápidos que o usuário deve completar. Um deles mostra qual é o fototipo da pele da pessoa, outro calcula o risco de melanoma (um dos tipos de câncer de pele) e o último traz uma aproximação do dano solar que a pele já recebeu.
Depois de cada um dos três resultados, surgem explicações e dicas para que o usuário entenda melhor o significado das informações e saiba como agir em relação a este fator.
Divulgação
Ele detecta também a incidência de raios solares e quando você deve usar o protetor
O segundo, Mi control, tem como objetivo manter um controle das mudanças na pele da pessoa, o que pode ser muito útil para diagnosticar rapidamente qualquer mal da pele. Nesta seção, o usuário deve salvar fotos de todas as partes do seu corpo e escolher o tempo que o app demorará para avisar que ele deve tirar um novo registro. É recomendado um intervalo de 6 meses para comparação.
A terceira parte, chamada de Mi entorno, utiliza a localização do usuário e um sistema que mostra o clima local para apresentar a incidência do sol na região. A ideia é alertar para o uso do protetor solar. Há ainda duas seções no app, com conselhos, fotos e dicas sobre o câncer de pele.
É claro que o aplicativo não pretende substituir os cuidados médicos e, inclusive, afirma que o usuário precisa ver um dermatologista frequentemente. Porém, o FotoSkin pode ser uma ferramenta muito útil para conhecer melhor a própria pele e saber quais cuidados deve-se tomar para evitar um tipo tão comum e perigoso de câncer.
Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário