A refinaria de petróleo Manguinhos, no Rio de Janeiro (Fabio Rossi/Ag. O Globo)
A Petrobras, que detém a maioria das refinarias no Brasil, anunciou investimentos de 236,5 bilhões de dólares para os próximos cinco anos. Cerca de 60% deles destinam-se à exploração e produção de petróleo. O refino receberá 27%
Infraestrutura insuficiente e mais carros na rua obrigam o país a importar combustíveis em números cada vez maiores. Em 2000, ingressaram aqui 36,4 bilhões de litros de diesel e 382 milhões de litros de gasolina tipo A (sem adição de álcool). No ano passado, o Brasil comprou respectivamente 58,7 bilhões de litros e 13,7 bilhões, respectivamente. No primeiro semestre deste ano, já importamos 30 bilhões de litros de diesel e 13,4 bilhões de litros de gasolina. Importações elevadas, gastos crescentes. Em 2000, a compra de diesel somou 1,25 bilhão de dólares. Com gasolina, outros 12 milhões de dólares. No ano passado, ficaram respectivamente em 7,4 bilhões e 1,6 bilhão de dólares. De janeiro a julho deste ano, as compras já batem os 4 bilhões de litros de diesel e 1,7 bilhão de gasolina. Com o aumento das importações, a Petrobras registrou prejuízo de 1,35 bilhão no segundo trimestre deste ano, pior resultado desde 1999. “Outro fator que explica o aumento das importações é que, a partir do final de 2011, o governo federal manda reduzir a mistura de etanol anidro na gasolina. Até aquela data, a mistura de álcool na gasolina era de 25%. Atualmente, é de 20%. Ou seja, estamos utilizando mais gasolina para uma demanda que não para de crescer”, conta Pires. Justamente para tentar vencer esse gargalo, a Petrobras, que detém a maioria das refinarias no Brasil, anunciou investimentos de 236,5 bilhões de dólares para os próximos cinco anos. Cerca de 60% deles destinam-se à exploração e produção de petróleo. O refino receberá 27%. O restante ficará com o setor de gás e energia.
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Fonte: Veja
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