PEQUIM — Elton John dedicou publicamente seu único show em Pequim ao artista e ativista político Ai Weiwei, deixando em choque a plateia acostumada a severa censura durantes shows de artistas ocidentais, no último domingo. Logo no início da apresentação de mais de duas horas, a estrela do pop-rock disse que o show era dedicado ao talento e ao espírito de Ai.
Muitas pessoas presentes ao concerto disseram que um burburinho na plateia deixou claro como o artista ainda é um tema sensível para o governo chinês. Sites locais falam sobre o show, mas não citam a homenagem.
Escultor de renome internacional, Ai tem usado sua arte e fama para atrair atenção para os problemas sociais e políticos da China. No ano passado ele foi detido três vezes e está proibido de deixar o país. Elton John se encontrou com o artista chinês no domingo, antes do show.
O governo chinês tornou ainda mais dura a censura durante apresentações de artistas ocidentais depois que a cantora Björk gritou "Tibet, Tibet" ao final de uma canção chamada "Declare Independence" durante um show em Xangai, em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário