Rio de Janeiro - O sucesso alcançado com a decisão do município do Rio de
adotar o Bilhete Único levou o prefeito Eduardo Paes, reeleito para um novo
mandato de quatro anos, a encomendar estudo estendendo o subsídio a outras
modalidades de transporte na capital.
A decisão foi anunciada pelo prefeito no dia de sua posse para o segundo
mandato, em 1º de janeiro deste ano. Depois dos ônibus, BRTs, trens e das vans
licitadas, agora será a vez das barcas e do metrô aceitarem o Bilhete Único
Carioca (BUC). Decreto publicado também no primeiro dia do ano estabelece prazo
de 180 dias, a contar daquela data, para que os modais aquaviário e metroviário
sejam incluídos no sistema integrado de transporte de alta capacidade da
cidade.
Com isso, o carioca poderá usar o BUC para fazer viagens em qualquer meio de
transporte público existente no Rio. Criado em novembro de 2010, o Bilhete Único
é a política de integração tarifária do município que permite aos usuários
realizar duas viagens em ônibus municipais, sem ar condicionado, ou fazer
viagens ônibus-trens ao custo de apenas uma tarifa dentro do intervalo de duas
horas.
Atualmente, o BUC é utilizado em cerca de 400 mil viagens por dia. Estão
ainda ligados ao BUC o Bilhete Único Carioca Universitário, que garante a
meia-passagem a bolsistas do ProUni e a alunos cotistas das universidades
públicas.
Utilizando o cartão eletrônico, o passageiro pode embarcar em até dois ônibus
municipais, dentro do intervalo de duas horas, pagando o valor de R$ 2,75.
Segundo o prefeito, o transporte foi a área que mais avançou em seu primeiro
mandato: o objetivo é ter, até 2016, 60% da população andando em transporte de
alta capacidade.
Paes afirmou que a cidade passa por um momento importante: “Os grandes
eventos - como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - deverão servir para que
as melhorias beneficiem a população”, disse.
Fonte: Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário