SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) - Manifestantes usando máscaras brancas fizeram um protesto do lado de fora do local do sorteio dos grupos da Copa das Confederações em São Paulo, neste sábado, contra a violência nas maiores cidades do país.
O protesto, organizado pela ONG Rio de Paz, tinha como objetivo confrontar pacificamente as autoridades presentes ao sorteio para chamar a atenção para os problemas de violência enfrentados pela população, de acordo com os ativistas.
"Estão gastando uma fortuna nesses grandes eventos esportivos, o Estado está mobilizado para isso. Por que não vemos esse mesmo dinheiro e esse mesmo esforço para reduzir o número de mortes violentas que acontecem nesse país", disse a repórteres Antônio Carlos Costa, organizador do grupo.
Segundo a ONG, mais de 50 mil pessoas são assassinadas a cada ano no Brasil. Apesar de os índices de homicídios estarem em queda na maioria das grandes cidades nos últimos anos, o Brasil ainda é um dos países mais violentos do mundo.
Em São Paulo, onde aconteceu o sorteio da Copa das Confederações neste sábado com a presença de diversas autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff, a violência está num momento crítico. O número de homicídios mais que dobrou nos últimos meses, tendo principalmente policiais como alvo.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário