A professora aposentada Nely Assumpção vai usar o cartão para reforçar as compras das festas de fim ano. Ela defende que o valor poderia ser maior, devido ao alto custo dos produtos | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Os funcionários ativos poderão retirar os seus cartões nos locais de trabalho. Já os servidores aposentados receberão no endereço cadastrado no Previ-Rio. Por isso, é hora de checar com o órgão se o cadastro está atualizado no município. Em 2011, quem não recebeu em casa teve que esperar até o dia 23 de dezembro para ter o valor depositado em conta corrente.
A professora aposentada da Prefeitura do Rio, Nely Assumpção, 69 anos, contou à Coluna que usa o cartão Cesta de Natal para reforçar as compras da comemoração do dia 25 de dezembro: “A família costuma se reunir na casa da minha mãe e uso o cartão para ajudar. Sempre conto com esse valor, mas defendo que poderia ser maior, uns R$ 200, pelo menos, já que as mercadorias estão caras”. Ela afirmou que o cartão sempre chegou na data prevista, mas que familiares já tiveram problemas de atraso.
Cada secretaria e órgão ficam encarregados de pagar os custos do cartão para os ativos, mas os contratos serão centralizados pela Secretaria de Administração. O Previ-Rio arca com os gastos com inativos e seus funcionários.
Maior alternativa para os gastos
Entre as novidades previstas para este ano está a liberação do uso do valor total do cartão para compras sem restrições na rede de supermercado vencedora da licitação. Antes não era permitido comprar bebidas alcoólicas, por exemplo. A mudança deverá ser implementada pela dificuldade de se fiscalizar o uso do benefício.
Apesar da mudança, será mantida a obrigatoriedade de usar o cartão somente nos mercados credenciados. Também não será alterada a faixa salarial dos servidores contemplados: até sete salários mínimos.
Não será obrigatório gastar todo o valor do cartão em única compra. O servidor poderá usar aos poucos, desde que observe o tempo de validade do crédito que, inicialmente, vai expirar no último dia de fevereiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário