Melhor gestão da área é necessária para evitar impactos, dizem cientistas.
O ator Leonardo Di Caprio defende maior proteção
para a região da Antártica (Foto: AP)
O ator americano Leonardo DiCaprio defendeu nesta terça-feira (23) a criação de um santuário marinho no Oceano Antártico para proteger as espécies ameaçadas.
Em uma mensagem enviada por e-mail ao grupo de defesa da natureza Avaaz, durante reunião da Convenção para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCAMLR), na Austrália , o ator pediu "um incentivo das pessoas" para a criação do santuário.
A conferência, em Hobart, na ilha australiana da Tasmânia, tem por objetivo a criação de um sistema de zonas de proteção marinha no Oceano Antártico, como pedem a Austrália e a União Europeia. Esta região tem colônias de pinguins, focas e baleias, assim como recursos marinhos únicos no mundo.
Proteção necessária, segundo cientistas
Um estudo divulgado em julho pela "Science", realizado por pesquisadores internacionais, apontou a necessidade de reforçar a gestão ambiental da Antártica e proteger melhor o último grande lugar “deserto” do planeta das atividades humanas.
Segundo a investigação científica, a proteção maior é necessária para combater ameaças como o degelo, aumento do turismo, pesca, poluição e invasão de espécies rasteiras, além de uma potencial exploração de petróleo e gás natural nas áreas ao redor.
A pesquisa, que teve a participação da Universidade Texas A&M, dos Estados Unidos, afirma ainda que o sistema do Tratado da Antártica, conjunto de acordos internacionais para proteção do continente que reúne 50 países, está sob pressão por conta da mudança do clima e dos interesses de governos por recursos naturais.
A Antártica possui 90% da água doce do mundo em estado sólido e é um dos locais fundamentais para pesquisas que ajudarão a compreender como o ser humano pode vencer os desafios existentes hoje na Terra, afirmam os cientistas.
Fonte:G1 Natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário