A presidente Dilma Rousseff quintuplicou a compra de ônibus escolares do
Programa Caminho da Escola em 2012, em relação ao ano anterior, entregando um
total recorde de 9.283 coletivos ao custo de R$ 1,8 bilhão - apenas fruto de
investimentos federais. Pelo impacto imediato que gera na vida das famílias de
estudantes, o programa tem forte apelo eleitoral. Em campanha antecipada pela
reeleição, Dilma passou a participar pessoalmente da entrega desses transportes
para a população e associar sua imagem a um programa que tem sido bem
aceito.
Em menos de um mês, ela desembarcou em quatro cidades diferentes, escolhendo
para ser generosa especialmente em regiões estratégicas para golpear os
alicerces eleitorais de seus prováveis adversários no pleito presidencial de
2014. O interesse dos prefeitos em distribuir o benefício tem sido tão grande
que as aquisições do primeiro trimestre deste ano seguem com velocímetro
acelerado: 1.399 ônibus, que custaram R$ 282,36 milhões bancados pela União, por
recursos próprios das cidades e Estados e por financiamento do BNDES.
A entrega dos ônibus pelo País passou a integrar o kit obrigatório que a
presidente e seus ministros procuram distribuir nos recentes périplos pelo
Brasil: veículos escolares, imóveis do Minha Casa, Minha Vida, máquinas
retroescavadeiras e motoniveladoras.
Em 2010, ano em que Dilma foi eleita, seu antecessor e padrinho político Luiz
Inácio Lula da Silva desembolsou R$ 806,88 milhões para distribuir 4.363 ônibus
pelo País, mais que o dobro do valor investido por ele mesmo no ano
anterior.
Além das verbas federais, se forem somados as aquisições de ônibus utilizando
recursos próprios de Estados e municípios e empréstimos concedidos pelo BNDES,
os números também aumentam em progressão aritmética. Em 2009, foram entregues
3.475 ônibus. No ano seguinte, da disputa eleitoral, os municípios receberam
6.225 veículos escolares.
No primeiro ano de mandato da presidente Dilma, o Caminho da Escola concedeu
2.247 veículos - uma queda vertiginosa em relação ao turbinado ano eleitoral de
2010. Em 2012, ano de eleições municipais, o programa volta a ganhar fôlego:
foram distribuídos 11.551 ônibus.
O Ministério da Educação informou, por intermédio da assessoria de imprensa,
que a aquisição dos veículos "não depende de partidos ou de questões eleitorais,
até porque quem faz o pedido dos veículos são as próprias prefeituras, com base
nos dados do censo escolar". O MEC acrescenta que o critério para definir a
quantidade de meios de transporte a serem adquiridos no Programa Caminho da
Escola é o número de alunos matriculados nas escolas de educação básica da zona
rural que utilizam transporte escolar.
As informações são do jornal O Estado
de S. Paulo.
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