terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trem descarrila e deixa 16 feridos na estação de Madureira

Vagão atingiu pilastra, e acesso está interditado. Segundo a SuperVia, há registro de atrasos de 20 minutos nos ramais de Japeri, Deodoro e Santa Cruz


Trem da Supervia descarrila e bate na estação de Madureira, danificando várias colunas e deixando 16 feridos
Foto: Gabriel de Paiva / O Globo
Trem da Supervia descarrila e bate na estação de Madureira, danificando várias colunas e deixando 16 feridosGabriel de Paiva / O Globo
RIO - Um trem do ramal de Japeri descarrilou na chegada à estação de Madureira, na Zona Norte do Rio, por volta das 6h30m desta terça-feira. A composição seguia para a Central do Brasil. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas ficaram feridas, e foram encaminhadas para hospitais da região. No entanto, a SuperVia inicialmente afirmou que não houve vítimas, e que apenas três haviam sido levadas para hospitais. Uma pilastra de sustentação da estação foi atingida pela composição, e um dos acessos da estação está interditado.
Os passageiros tiveram que desembarcar e seguir viagem em outra composição. De acordo com a empresa, os ramais de Japeri, Deodoro e Santa Cruz registram atrasos de 20 minutos desde o horário do acidente, elevando o tempo de espera para 36 minutos.
Segundo os bombeiros, as vítimas sofreram ferimentos leves. Sete delas foram encaminhadas para o hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, cinco para o Salgado Filho, no Méier, e quatro para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo.
Segundo a rádio CBN, um dos feridos teria perdido um dedo da mão direita no acidente. Ele foi identificado como Ricardo Barbosa de Almeida, e teria sido levado para o Hospital Carlos Chagas.
Pelo menos duas pilastras de sustentação da estação de Madureira foram atingidas e danificadas pelo trem. Por medida de segurança, um dos acessos à estação foi interditado. Apenas a entrada próxima ao viaduto Negrão de Lima está liberada. Uma equipe de engenheiros da concessionária está no local para realizar vistoria. Os técnicos permanecem com os trabalhos na via realizando os reparos na infraestrutura. A Agetransp enviou fiscais ao local e abriu boletim de ocorrência para apurar os motivos do descarrilamento.
Testemunha conta que estação tremeu com acidente
A atendente Isabela Silva, de 19 anos, trabalhava numa lanchonete da estação de Madureira no momento em que o trem descarrilou e atingiu duas pilastras do lugar. Ela conta que toda a estação tremeu, e que as pessoas ficaram muito assustadas. O impacto quase derrubou os utensílios da lanchonete, segundo ela.
— As pessoas passavam chorando, muito assustadas, pedindo água para a gente. Vi pelo menos cinco feridos em macas. Pelo que pude ver, eles estavam mais nervosos do que machucados.
Problemas nos últimos dias
Nesta segunda-feira, um problema em um trem causou atrasos de 30 minutos no ramal de Japeri. De acordo com a SuperVia, por volta das 7h11m, a composição enguiçou em Ricardo de Albuquerque, os passageiros seguiram no mesmo trem até a estação de Deodoro, de onde partiram em outra composição. A Agetransp informou, em nota, que enviou fiscalização e abriu boletim de ocorrência para apurar avaria no trem da SuperVia.
Na última sexta-feira, um trem da SuperVia sem passageiros enguiçou próximo à estação de São Cristóvão, na Zona Norte, paralisando a linha por cerca de 30 minutos. O problema também causou atrasos em outros ramais. Durante a manhã, os ramais de Deodoro e de Santa Cruz operavam com 20 minutos de atraso, e o de Belford Roxo com intervalos de 40 minutos.
Na quinta-feira, atrasos em diversos ramais de trens da SuperVia provocaram tumulto na estação da Mangueira. A demora foi desencadeada por problemas de sinalização nos ramais de Deodoro, Santa Cruz e Japeri, e nas estações de Campo Grande, Bangu, Nova Iguaçu e Queimados, que operaram com intervalos irregulares.
Passageiros chegaram a atirar pedras e quebrar janelas de uma composição do ramal de Santa Cruz. Muitos que reclamavam dos serviços acusaram seguranças da concessionária de agressão. A concessionária, no entanto, negou as acusações.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário