terça-feira, 5 de julho de 2016

Lambida de cachorro causa infecção grave em idosa no Reino Unido

                                  Bactéria está presente na boca de cães e gatos Foto: Bianca Guedes / O Globo

Uma idosa de 70 anos ficou internada por quase um mês no Reino Unido após receber lambidas do cachorro de estimação. A mulher desenvolveu uma infecção grave causada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, presente na gengiva de algumas raças de cães e gatos.
De acordo com o artigo na revista científica BMJ Case Reports, a idosa falava com um parente pelo telefone quando desmaiou. A mulher foi encontrada desacordada dentro de casa e levada ao hospital. No local, ela passou por diversos exames e, no quarto dia internada, passou a apresentar confusão mental, diarreia, febre alta e os rins começaram a falhar. Por fim, um dos exames detectou a presença da bactéria. A paciente não tinha marcas de arranhões ou mordidas pelo corpo, mas admitiu que o cachorro de estimação da raça galgo italiano costumava dar lambidas frequentemente.
Segundo os médicos, essa bactéria foi descrita pela primeira vez em 1976 e é considerada rara em humanos. Apenas 13 casos relacionados à bactéria foram registrados no Reino Unido desde 1990
A taxa de mortalidade pela infecção é de 26%, sendo 60% dos casos relacionados à transmissão da bactéria por meio da mordida de cachorro. Porém, também há contágio através arranhões e lambidas.
Pessoas de todas as idades podem ser infectadas, mas os idosos se mostraram mais propensos a infecções pela imunidade mais baixa.

Fonte: Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário