Luz de trem apagou, ar-condicionado desligou e passageiros esperaram cerca de 40 minutos trem fosse rebocado até Botafogo. Concessionária nega versão de passageiro
Plataforma da estação Botafogo ficou lotada, após problema em trem na Linha 1
Foto: Leitor Leonardo Douek
Rio - Passageiros que estavam em uma composição da Linha 1 do MetrôRio viveram momentos de pânico na manhã desta quarta-feira. A queda na energia do trem, que saiu de Ipanema com destino à Tijuca, por volta das 9h, obrigou os usuários a ficarem até 40 minutos presos dentro de um vagão. Um passageiro relatou que levou 1h30 para chegar de Ipanema até a Carioca, no Centro.
"Quando cheguei na estação Cantagalo, o trem parou, o ar-condicionado desligou e o trem ficou em meia luz. Isso acontece com frequência, mas, normalmente, a composição volta a andar e o ar volta a funcionar. Só que hoje foi diferente. O trem seguiu viagem, mas parou novamente entre as estações Cantagalo e Cardeal Arcoverde. Todas as composições ficaram sem energia e com o ar desligado, exceto uma, que estava atrás do vagão onde eu estava", relatou o advogado Leandro Doek, de 37 anos.
Segundo o passageiro, que seguia para a Carioca, começou a ficar muito quente dentro do vagão onde ele estava. "Todo mundo ficou se abanando. Consegui abrir a porta que separava as composições e todo mundo se abrigou no único vagão onde a luz e o ar-condicionado funcionavam", contou Douek.
"Se o ar-condicionado do vagão onde nos abrigamos não estivesse funcionando, eu não sei o que teria acontecido", disse o advogado, que relatou o momento de tensão: "Aguardamos quase 40 minutos para que o trem fosse rebocado até Botafogo", disse ele. O passageiro afirma que, ao chegar em Botafogo, precisou esperar cerca de 10 minutos até que outra composição passasse no sentido Centro.
Ao chegar à estação Carioca, Leonardo afirma não ter conseguido fazer uma reclamação à concessionária sobre o incidente. "Quando desci do metrô, tentei fazer uma reclamação, mas não tinha ninguém que pudesse me ouvir. Os seguranças também não foram simpáticos", afirmou.
Ainda de acordo com o passageiro, uma mensagem de voz foi transmitida no interior do vagão avisando sobre um problema no ar comprimido da composição e que a maquinista sairia de sua sala.
Versão diferente
Ao contrário do contado pelo passageiro, o MetrôRio sustenta a primeira versão contada ao DIA . A concessionária confirma o "problema operacional" na composição, mas alega que tudo foi resolvido em 12 minutos e 30 segundos. Ainda de acordo com o MetrôRio, após ser rebocado até Botafogo, passageiros da composição seguiram viagem em outros trens que passaram em seguida.
A ocorrência causou atrasos na circulação da Linha 1, porém, por volta das 10h30, de acordo com a concessionária, os intervalos já se encontravam regulares. Ainda de acordo com o MetrôRio, o trem com problemas foi encaminhado para o Centro de Manutenção da concessionária.
Trem do ramal Belford Roxo apresenta problemas no sistema de tração
Um trem do ramal Belford Roxo, que seguia da Baixada Fluminense para a Central do Brasil, apresentou um problema no sistema de tração por volta das 6h30 desta quarta-feira na estação Pavuna/São João de Meriti, na Zona Norte do Rio. De acordo com a SuperVia, os passageiros desembarcaram na plataforma da estação e seguiram viagem em outros trens que passaram no local.
O trem com problemas foi vistoriado por técnicos da concessionária. Ainda de acordo com a SuperVia, a ocorrência não provocou atrasos no ramal, pois a via férrea naquele trecho apresenta várias linhas e demais trens puderam seguir viagem sem que houvesse a necessidade de esperar ordem de circulação.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário