Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Delta Construção está deixando a segunda grande obra no
Rio de Janeiro em menos de uma semana. Após se desligar do consórcio de reforma
do estádio Mário Filho, o Maracanã, na semana passada, a empresa deixou hoje
(26) o consórcio Transcarioca BRT (Bus Rapid Transit), de acordo com a
prefeitura do Rio.
O consórcio é responsável pelo corredor expresso que ligará o Aeroporto
Internacional Tom Jobim, na zona norte, à Barra da Tijuca, em outro extremo da
cidade, na zona oeste. A Transcarioca terá 39 quilômetros de extensão, 45
estações, três mergulhões, dez viadutos e nove pontes.
Em nota, a prefeitura do Rio informa que foi comunicada hoje, pelo consórcio
Transcarioca BRT, formado pelas empresas Andrade Gutierrez e Delta, “de que a
Delta está deixando o consórcio – que é responsável pela construção do trecho do
BRT Transcarioca entre a Barra da Tijuca e a Penha. Conforme estabelecido em
contrato, a empresa Andrade Gutierrez assume todas as responsabilidades pela
obra sem causar qualquer prejuízo ao município. O andamento das obras segue
normalmente e o cronograma está mantido”.
A prefeitura do Rio espera concluir até o final de 2013 as obras de
construção da Transcarioca, desde a Barra da Tijuca até o Aeroporto
Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, para melhorar o sistema de
transporte para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O percurso, que
atualmente é feito em mais de duas horas, será reduzido para 45 minutos.
A Delta Construção está entre as sete maiores construtoras do país. A empresa
está sendo investigada por suspeita de ligação com o empresário goiano Carlos
Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro na Operação Monte
Carlo, da Polícia Federal. Ele é suspeito de envolvimento com a exploração do
jogos ilícitos em Goiás e apontado como responsável por uma rede de corrupção
que envolveria políticos e empresários.
Edição: Lana Cristina
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