segunda-feira, 30 de junho de 2014

Couve é aliada da dieta e ajuda a prevenir o câncer

Verdura tem boas quantidades de ferro, cálcio, fibras, entre outros nutrientes



Couve é o nome popular de uma das verduras mais utilizadas na culinária brasileira e que pode ser encontrada em outras variedades também, sendo a couve-manteiga a mais comum delas. Além de fornecer nutrientes necessários ao nosso organismo, a planta participa diretamente de ações antioxidantes, antiliberação de radicais livres e de antienvelhecimento celular, benefícios que fazem dela um dos melhores alimentos a serem consumidos. 
O grupo das crucíferas, no qual a couve faz parte, contém pigmentos antioxidantes que previnem doenças crônico-degenerativas, incluindo o câncer, visto que essas substâncias induzem enzimas que favorecem ações anticarcinogenesis.  
A couve é uma boa fonte de minerais como ferro, que ajuda a prevenir a anemia, fósforo, importante para os músculos e ossos, cobre, que ajuda na absorção de ferro, manganês e selênio, necessário para a tireoide e também um poderoso antioxidante.  
O alimento também conta com os minerais potássio, um dos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, contração muscular, funcionamento cardíaco e participa da transmissão dos impulsos nervosos, e zinco, importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos.  
Esta verdura ainda fornece porções consideráveis de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes, e magnésio, importante para a constituição e bom funcionamento dos neurotransmissores. Apesar da presença desses minerais, a couve não é tão biodisponível quanto o do leite, pois, geralmente, nos produtos de origem animal a biodisponibilidade de alguns nutrientes é maior. 
A verdura é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal e evitam picos de glicose, prevenindo assim o diabetes e glicosinolatos, fotoquímicos naturais que têm ação desintoxicante.  
A vitamina A também está presente na couve. Este nutriente é essencial para a visão e para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas, contribui para o crescimento, evita infecções e tem ação antioxidante.  
Por ser pobre em calorias, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso e tem recomendação diária de 100g, quantidade que possui apenas 25 calorias, e pode ser consumida crua ou cozida sem alterar seu valor nutricional. 
A couve pode ser adicionada em sucos. Assim, é possível ingerir as outras vitaminas das frutas e combinar as fibras com líquidos, o que irá melhorar a ação do nutriente. Os chamados sucos verdes normalmente contém couve, uma fruta e pode ter grãos funcionais e líquidos como água, água de coco ou chás.  
Fonte: minhavida.com

Senador Aloysio Nunes do PSDB agride entrevistador quando perguntado da CPI em São Paulo



Publicado em 07/05/2014
"Vai a PQP, vagabundo!". Senador Aloysio Nunes não gostou de ser questionado sobre o cartel dos trens e seu suposto envolvimento com o caso Alstom-Siemens
Senador Aloysio Nunes (Divulgação)

O blogueiro Rodrigo Grassi foi detido ontem pela Polícia do Senado depois de entrevistar o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Grassi fez perguntas sobre o cartel dos trens e o suposto envolvimento de Aloysio com o caso Alstom-Siemens, provocando uma reação violenta do parlamentar. "Vai para a puta que te pariu", gritou Aloysio, que, em seguida, passou a chamá-lo de vagabundo e tentou também impedir o registro das imagens.
Confira também o relato enviado pelo blogueiro:

Bom Dia.

Ontem fui preso ao fazer perguntas "inconvenientes" ao Senador Aloysio Nune. Em nenhum momento o agradi ou fui descortês. Na terceira pergunta ele perdeu a linha, me xingou e partiu para a agressão. Tanto no meu filme como nas imagens internas do senado é possível comprovar a agressividade e autoritarismo do Senador.

Quando estava indo embora, já fora do Senado, a Polícia do Senado, a mando de Aloysio Nunes, me perseguiu por cerca de 300 metros já fora do Senado e me arrancou de dentro de um ônibus com o intuito de me proibir de publicar o vídeo.

Foi complicado mas consegui publicar. Ainda assim me ameaçaram e tentaram me coagir já dentro da delegacia do Senado, e o Diretor de Polícia, chamado Pedro, ordenou que eu apagasse o vídeo. Me neguei e como retaliação eles RETIVERAM meu celular sem lacrá-lo para "periciá-lo". Chegando em casa notei que já haviam tentado acessar e alterar senhas e contas de e-mail a partir do dispositivo.

Constatei isso a partir de alertas do próprio Gmail/Google. Mando para vocês o vídeo que fiz ontem desmascarando a "liberdade de expressão" de Aloysio Nunes. Se vocês acharem importante, fiquem à vontade para usar como quiserem meu vídeo que está postado na íntegra e sem edição.

Muito Agradecido!
Fonte: You Tube

domingo, 29 de junho de 2014

Homem morre após sofrer infarto no estádio durante jogo Brasil x Chile

Segundo Secretária de Saúde, ele passou mal no Mineirão.
Hipertenso recebeu atendimento em hospital, mas não resistiu.


Um homem de 69 anos morreu após dar entrada no hospital, durante o jogo Brasil x Chile, com quadro de infarto, neste sábado (28), em Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, ele passou mal dentro do Estádio Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, e foi encaminhado para uma unidade de saúde particular.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar, no título e no texto, que o torcedor havia morrido em um bar no entorno do Mineirão. A informação, passada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi retificada na manhã deste domingo. O erro foi corrigido às 11h42.)

Ainda segundo a secretaria, o caso relacionado ao jogo foi notificado para a secretaria porque o hospital é referência da Federação Internacional de Futebol, a Fifa. O paciente deu entrada às 15h40 e faleceu às 17h45. A vítima carioca tinha histórico de hipertensão e diabetes. O nome não foi informado. A assessoria do hospital não foi localizada na noite de sábado (28).
Dentro do Mineirão, cerca de 60 atendimentos foram feitos no posto médico, mas o detalhamento dos casos ainda não foi informado pela secretaria. No entorno, outras oito pessoas receberam cuidados médicos. Destas, um cidadão de El Salvador e morador da Califórnia precisou ser encaminhado para o Hospital de Pronto-Socorro Risoleta Toletino Neves, pois apresentava falta de ar. Ele já recebeu alta. Já uma mulher foi levada para o Hospital Odilon Behrens. Ainda segundo a secretaria, ela passa bem e foi submetida a exames.
No espaço do Fifa Fan Fest, na Região Oeste da cidade, foram realizados 28 atendimentos, com três encaminhamentos hospitalares. Ao todo, sete casos com alguma relação com o jogo foram encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, incluindo dois baleados durante comemoração no pós-jogo e um ferido na cabeça por garrafada durante briga na Savassi, em Belo Horizonte, além de um ferido por um rojão em Vespasiano, na Região Metropolitana. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Fonte: Do G1 MG

GLOBO ATACA LULA, MAS LEVA TROCO. DO PRÓPRIO LULA


:
O jornal O Globo tentou fazer uso de dados sociais e econômicos dos últimos 12 anos e que foram utilizados pelo ex-presidente Lula durante uma palestra para empresários europeus, para apontar o que chamou de "deslizes" que teriam sido cometidos pelo petista ao falar sobre o assunto; a resposta veio rápida; em nota, o Instituto Lula ressaltou que, agora, "o leitor do Globo ficou conhecendo pelo menos 13 dados que confirmam os avanços do Brasil nesse período, além de rebater cada um dos supostos "enganos" citados pelo Globo

247 -O tiro saiu, novamente, pela culatra. Após uma palestra feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dirigentes das Câmaras de Comércio de diversos países europeus (Eurocâmaras), na última terça-feira (24), o jornal O Globo tratou de fazer um levantamento mostrando o que chamou de "deslizes" feitos por Lula ao fazer uso de uma série de dados sobre a economia e o desenvolvimento social do Brasil nos últimos anos. A resposta à publicação da matéria veiculada neste sábado (28) veio rápida. Em nota, o Instituto Lula pontua que, agora, "o leitor do Globo ficou conhecendo pelo menos 13 dados que confirmam os avanços do Brasil nesse período", algo que sempre foi empurrado para debaixo do tapete.
Os pontos destacados por Lula durante seu encontro de 90 minutos com os empresários europeus foram ratificados e justificados um a um, rebatendo cada um dos supostos "enganos" citados pelo Globo. Estão ali, o aumento real de 72% no salário mínimo nos últimos 12 anos, o aumento do o investimento público em educação passou de 4,8% para 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB), o incremento no fluxo de comércio externo, que passou de US$ 107 bilhões para US$ 482 bilhões por ano, entre outros dados socioeconômicos.
O instituto Lula, porém, reconhece que Lula teria cometido dois deslizes durante sua palestra como citado pelo Globo. Os erros encontrados estão em duas citações feitas pelo ex-presidente. No primeiro, Lula teria dito que 94% dos acordos sindicais dos últimos anos tiveram reajustes acima da inflação. Na realidade este índice é de 84%. Mas, caso sejam somados os acordos que incorporaram a inflação este indicador chega a 93,2%. O segundo "deslize" teria sido encontrado quando Lula disse que o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos, quando na realidade seria o terceiro. 
O Instituto Lula também aponta para deslizes que teriam sido cometidos pelo próprio Globo, mas sobre estes pontos, o jornal manteve a sua posição, sem levar em consideração os dados enviados para a realização da matéria.
Confira abaixo, na íntegra, a nota publicada pelo Instituto Lula ressaltando as contradições da matéria publicada pelo O Globo.
Num esforço para desqualificar Lula, jornal revela aos leitores 13 números que a imprensa tenta esconder
O jornal carioca publicou, sábado (28), reportagem que reproduz afirmações do ex-presidente Lula, feitas em palestra para dirigentes das Câmaras de Comércio dos países europeus (Eurocâmaras), na última terça-feira. O texto tenta desqualificar parte dos dados que Lula apresentou sobre o desenvolvimento econômico e social do país nos últimos anos.
Além de não alcançar seu objetivo, o jornal acabou publicando uma série de indicadores positivos sobre os doze anos de Governo Democrático Popular – que de outra forma não chegariam ao conhecimento de seus leitores. O leitor do Globo ficou conhecendo pelo menos 13 dados que confirmam os avanços do Brasil nesse período:
1) o salário mínimo teve aumento real de 72% nesse período;
2) o investimento público em educação passou de 4,8% para 6,4% do PIB;
3) o Prouni levou mais de 1,5 milhão de jovens à universidade;
4) a quantidade de brasileiros viajando de avião passou de 37 milhões por ano, para 113 milhões por ano;
5) a produção de automóveis no país dobrou para 3,7 milhões/ano;
6) o fluxo de comércio externo passou de US$ 107 bilhões para US$ 482 bilhões por ano;
7) o PIB per capita saltou de US$ 2,8 mil para US$ 11,7 mil;
8) a população com conta bancária passou de 70 milhões para 125 milhões;
9) as reservas internacionais do país, de US$ 380 bilhões, correspondem a 18 meses de importações, o que fortalece o Brasil num mundo em crise;
10) ao longo da crise mundial o Brasil fez superávit fiscal de 2,58% ao ano, média que nenhum país do G-20 alcançou;
11) os financiamentos do BNDES para a empresas têm inadimplência zero;
12) a dívida pública bruta do país, ao longo da crise, está estabilizada em torno de 57% (embora o jornal discorde desse fato)
13) há 10 anos consecutivos a inflação está dentro das metas estabelecidas pelo governo
O titulo da matéria é "Lula usa dados errados em palestra para empresários". No esforço para justificar o título, O Globo encontrou dois "deslizes", numa palestra que durou 90 minutos:
1) em 84% dos acordos sindicais realizados nos últimos anos foram obtidos reajustes acima da inflação, e não em 94%, como disse Lula. Somando acordos que incorporam o resultado da inflação, o índice sobe para 93,2%. No tempo do governo anterior, os sindicatos abriam mão de vantagens, e até do reajuste da inflação, para evitar mais demissões.
2) o Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo, depois da União Europeia e EUA, de acordo com a OMC, e não o segundo, como disse Lula na palestra. O Globo lista separadamente os países da União Europeia por porto, o que faz da pequena Holanda o segundo maior exportador de alimentos do mundo. Ainda vamos chegar lá, porque nossa agricultura é a mais produtiva do mundo e o crédito agrícola passou de R$ 26 bilhões para R$ 156 bilhões em 12 anos.
A reportagem do Globo também cometeu seus "deslizes", mesmo tendo sido alertada com documentos oficiais apresentados por nossa assessoria:
1) O Brasil foi, sim, o 5º maior destino de investimento externo direto (IED) no mundo em 2013, conforme disse Lula. O dado correto consta do Relatório de Investimento Mundial 2014 da UNCTAD, divulgado em junho. Este relatório corrigiu a previsão anterior do IED no Brasil em 2013, que era de US$ 63 bilhões, quando na realidade foi superior a US$ 64 bilhões. O Globo reproduziu o dado errado, que deixava o Brasil na sétima posição.
2) O ajuste fiscal determinado pelo governo nos anos de 2003 e 2004 alcançou, sim, 4,2% do PIB, conforme Lula afirmou na palestra. Na verdade, foi de 4,3% em 2003 e 4,6% em 2004, de acordo com a metodologia adotada pelo Banco Central naquele período. O Globo adotou a metodologia atual, que exclui do cálculo o resultado das estatais, e acabou contestando uma verdade histórica.
3) O Brasil é, sim, a segunda maior economia entre os países emergentes, depois da China, como disse Lula. O PIB brasileiro em dólares correntes, de acordo com a Base de Dados Mundiais do FMI (junho 2014), é de US$ 2,242 trilhões, superior ao da Rússia (US$ 2,118 trilhões) e ao da Índia (1,870 trilhão). O Globo prefere usar o critério de paridade por poder de compra (PPP), que ajusta os preços internos de cada país, eleva o PIB da Rússia e triplica o da Índia. Mas uma plateia de investidores, como a da Eurocâmaras, não está interessada em comparar o custo da Coca-Cola em cada país: quer saber qual economia é mais forte em moeda internacional, e isso o PPP não informa.
4) A dívida pública bruta do Brasil está, sim, estabilizada em torno de 57% do PIB desde 2006, como afirmou Lula. O Globo tomou como base o indicador de 2010 para afirmar, equivocadamente, que "no governo Dilma a dívida bruta subiu". O ex-presidente estava se referindo ao período da crise financeira mundial. A dívida bruta era de 56% do PIB em 2006, subiu para 63% em 2009, primeiro ano da crise, e desde então oscila em torno dos atuais 57,2%. Isso é melhor visualizado no gráfico acima.
Todos cometem erros, como bem sabe O Globo. Apesar dos "deslizes" cometidos na reportagem de sábado, é muito importante que O Globo e outros jornais de circulação nacional passem a publicar os dados sobre os avanços sociais e econômicos do Brasil. Dessa forma, seus leitores terão acesso às informações necessárias para compreender como o e por que o Brasil mudou para melhor em 12 anos.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
Fonte:247

As razões de Cabral e Pezão não são as de Brutus e Cássio, nem por isso deixaram de apunhalar Dilma pelas costas

Cabral-Dilma-Pezão
Mas do que ela ri?
Nos últimos dias, Cabral e Pezão selaram desconcertantes acordos políticos com o PSDB, o PPS e o DEM no plano estadual. Esse grupo inspira o uso daquele velho jogo de palavras. É um trio partidário capaz... de tudo. Têm, agora, a missão de carrear votos para Pezão e também para o presidenciável tucano Aécio Neves. Um reforço inesperado para a oposição no terceiro maior colégio eleitoral do País com um contingente de 12 milhões de eleitores.
Para o PMDB, o racha resulta da rebelião local do PT. Após sete anos e três meses a serviço dos peemedebistas, por imposição da direção nacional, os petistas fluminenses decidiram lançar candidato próprio ao governo estadual. Lindbergh Farias, um ex-cara-pintada que emergiu da eleição de 2010 com histórica votação para o Senado. Foram 4,2 milhões de votos. Mais de um terço do total do estado.
Com a força dessa votação e apoio do ex-presidente Lula, lançou-se como pré-candidato ao governo do estado. Dilma e o PT estão diante de um caso clássico de traição. Há rompimentos em outros estados. No Rio, entretanto, há rastro de traição. Tem um gosto mais amargo. Além de substancial ajuda material do governo federal, a relação política era alimentada por juras públicas de amor sincero e lealdade política.  Sérgio Cabral não digeriu o sapo. Tentou bloquear a candidatura de Lindbergh. Fracassou quando foi chorar no ombro da presidenta. Ele mesmo divulgou a resposta dela: “Isso é coisa do Lula”.
Lula, de fato, tem um projeto de dominar politicamente o Sudeste, onde está quase 50% do total de eleitores brasileiros. Isso faz parte de uma virada no discurso dele. Ficou visível na recente convenção do PT, onde ele apareceu com uma camisa branca com a sigla “PT” sob o blazer preto desabotoado. Franca exibição. Desta vez, o ex-presidente temperou a necessidade de alcançar o objetivo nacional, a reeleição de Dilma, com ênfase na eleição de governadores, senadores e deputados petistas.  Sérgio Cabral pagou com a mesma moeda a resposta que ouviu de Dilma. Mas a moeda dele tinha cara e coroa. Refundida virou um punhal.
A arma branca estava preparada desde que emergiu um movimento chamado “Aezão” (Aécio mais Pezão), aparentemente comandado por Jorge Picciani, milionário político interiorano, presidente do PMDB fluminense e extremamente ligado a Cabral.  Diante dos afagos de Cabral e Pezão, a reação, naquele momento, parecia uma ovelha desgarrada do rebanho.
Logo após o momento em que as pesquisas começaram a indicar uma possibilidade de Dilma não ganhar no primeiro turno, armou-se a cena final de violação do acordo. Ou seja, a traição. Cabral e Pezão não são movidos pelas razões que levaram Brutus e Cássio a apunhalar César. Cabe, porém, lembrar Marco Antônio: segundo Shakespeare, diante do corpo sangrado  do cônsul abatido  aos pés da estátua de Pompeu, diz: “A ambição torna as pessoas duras e sem compaixão”.
Ambição, seu nome é política.
Fonte: Carta Capital  Análise / Mauricio Dias

APÓS IMPLODIR ALIANÇA, SERRA QUER SER DEPUTADO

: ***FOTO EMBARGADA PARA USO EM INTERNET***SÃO PAULO, SP, 24.10.2012: ELEIÇÕES 2012/DEBATE/SP – José Serra -  Debate entre os candidatos à  Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) e  Jose Serra (PSDB), para o  2º turno das eleições em SP, realizado pel
Na noite da última quinta-feira, o ex-governador José Serra foi à casa de Gilberto Kassab e dinamitou a aliança entre PSDB e PSD em São Paulo, ao dizer que era sua a vaga ao Senado; sem espaço, Kassab agiu rapidamente e selou a união com o PMDB, fazendo com que Paulo Skaf tenha mais tempo de televisão do que o próprio governador Geraldo Alckmin; agora, depois de feito o estrago, Serra diz a aliados que será candidato a deputado federal, alegando que teria pouco tempo de TV para concorrer ao Senado; vai entender...
 Na noite da última quinta-feira, o ex-governador José Serra fez um movimento que implodiu uma construção arquitetada pelo sucessor Geraldo Alckmin durante vários meses. Foi à casa de Gilberto Kassab, exigiu a vaga ao Senado na chapa tucana e acabou empurrando um aliado que estava praticamente amarrado com o governador paulista para seu adversário Paulo Skaf (leia mais aqui).
Com essa cobrança, Serra implodiu a aliança PSDB-PSD em São Paulo, fazendo com que Skaf tenha mais tempo de televisão na disputa do que o próprio Alckmin. Consumado o estrago na costura tucana em São Paulo, o que fez José Serra? Comunicou a aliados que será candidato a deputado federal, alegando que o postulante ao Senado terá pouco tempo de televisão.
A informação foi antecipada pela colunista Sonia Racy, do Estado de S. Paulo:
Serra será candidato a deputado
Depois de muitos vais e vens, José Serra será candidato a deputado federal pelo PSDB. Quem disputará a cadeira para o Senado? Há grande possibilidade de José Anibal assumir a tarefa.  
Fonte: SP 247



CHEFÃO DA ABRIL: "IMPRENSA PECOU FEIO. É A VIDA"


Jornalista José Roberto Guzzo, membro do conselho editorial da Editora Abril e um dos responsáveis pela linha editorial de Veja, que previu estádios prontos apenas em 2038, reconhece a pisada de bola; "É bobagem tentar esconder ou inventar desculpas: muito melhor dizer logo de cara que a imprensa de alcance nacional pecou de novo, e pecou feio, ao prever durante meses seguidos que a Copa de 2014 ia ser um desastre sem limites. O Brasil, coitado, iria se envergonhar até o fim dos tempos com a exibição mundial da inépcia do governo", diz ele; "deu justamente o contrário", lamenta, antes de um conformado "é a vida"; de fato, a Abril perdeu de goleada ao apostar no mau humor
A revista Veja deste fim de semana traz um mea culpa de um dos homens fortes da Editora Abril, o jornalista José Roberto Guzzo, que já dirigiu Veja e Exame, pertence ao conselho editorial da casa e é um dos responsáveis pelas políticas editoriais do grupo. O texto, chamado "Errando à luz do sul", confirma a tese da presidente Dilma Rousseff, que na sexta-feira, falou que a imprensa nacional errou bastante ao prever um desastre na Copa (leia mais aqui).
Sem rodeios, Guzzo vai direto ao ponto. "É bobagem tentar esconder ou inventar desculpas: muito melhor dizer logo de cara que a imprensa de alcance nacional pecou de novo, e pecou feito, ao prever durante meses seguidos que a Copa de 2014 ia ser um desastre sem limites. O Brasil, coitado, iria se envergonhar até o fim dos tempos com a exibição mundial da inépcia do governo para executar qualquer projeto desse porte, mesmo tendo sete anos para entregar o serviço", diz ele.
"Deu justamente o contrário. A Copa de 2014, até agora, foi acima de tudo o triunfo do futebol", diz ele. "Para efeitos práticos, além disso, tudo funcionou: os desatinos da organização não impediram o espetáculo, os 600 000 visitantes estrangeiros acharam o Brasil o máximo e 24 horas depois de encerrado o primeiro jogo ninguém mais se lembrava dos horrores anunciados durante os últimos meses. É a vida", lamenta.
Guzzo reconhece ainda o risco das apostas erradas, como fez Veja ao prever que os estádios só ficariam prontos em 2038. "A Copa de 2014 é uma boa oportunidade para repetir que a imprensa erra, sim - mas erra em público, à luz do sol, e se errar muito acabará morrendo por falta de leitores, ouvintes e telespectadores. Ao contrário do governo, que jamais reconhece a mínima falha em nada que faça, a imprensa não pode esconder suas responsabilidades".
Na última linha, porém, ele faz um alerta. "Esperemos, agora, a Olimpíada do Rio de Janeiro". Será que Veja vai liderar o movimento #naovaiterolimpiada?
Fonte: 247

Luta contra o câncer ganha força com novo tratamento revolucionário

Uma nova forma de tratamento do câncer tem atingido resultados surpreendentes, levando a quadros de remissão total. A implantação da técnica, chamada de terapia celular, surge a partir de investimentos de 9,9 bilhões de dólares da indústria farmacêutica Novartis, em associação com laboratórios de universidades e hospitais norte-americanos. As investigações em terapias genéticas estavam sendo realizadas em fase experimental na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Lá, 25 crianças e 5 adultos conseguiram atingir a remissão total na luta contra um tipo de câncer chamado leucemia linfoblástica aguda, tipo comum em crianças e com certa resistência a tratamentos convencionais como quimioterapia.
O tratamento da doença atualmente estaria restrito aos procedimentos cirúrgicos, à quimioterapia e à radioterapia. A terapia celular surge como uma possível alternativa no tratamento sem precisar envolver bisturis ou procedimentos agressivos, lidando apenas com reengenharia genética.
O biomédico Martin Bonamino, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (Inca), explica que a terapia celular consiste na utilização de células retiradas do próprio indivíduo ou de doadores para realizar uma função determinada. De acordo com ele, existem algumas terapias realizadas utilizando essa lógica. Uma das vertentes seria justamente a utilização de células para eliminação de tumores. “Em geral, as células utilizadas são do sistema imunológico do próprio paciente, tendo antes passado por uma manipulação em laboratório que envolve a modificação genética destas células. No caso da terapia celular do câncer, uma vez devolvidas ao pacientes, estas células imunológicas reconhecem e eliminam as células do tumor”, explica.
A associação entre a Novartis e a Universidade da Pensilvânia pretende tornar o tratamento acessível ao maior número de pessoas possível. A técnica experimental se chama Chimeric Antigen Receptor T-Cell (CART). O CART usa uma tecnologia que extrai as células de defesa (células T) do paciente e modifica estas células fazendo com que elas ataquem as células cancerosas.
A diretora médica da Novartis Oncologia no Brasil, Elaine Rahal, conta que o grande investimento realizado nessa nova terapia está na modalidade de produção.  Rahal explica que essa terapia não funciona no modelo de produção tradicional de medicamentos: nesse caso, cada paciente manda seus linfócitos, que serão modificados para que o paciente possa receber de volta. “Nós retiramos células de defesa do sangue do paciente e modificamos esse linfócito com o componente viral, de modo que ele possa reconhecer a célula cancerígena como inimiga. Esse linfócito, depois de fabricado, é reproduzido para depois ser administrado na veia do paciente. Não existe medicamento tradicional, é uma célula do paciente modificada. É um processo complexo, diferente. Foi preciso adquirir uma fábrica nova, capacitar cientistas, produção”, explica.
Bonamino explica que os pacientes tratados com sucesso através da terapia celular, neste caso conhecida como imunoterapia do câncer por envolver células do sistema imunológico, não haviam obtido sucesso nos tratamentos disponíveis. Uma das vantagens do tratamento, de acordo com o biomédico, seria também o fato de que os efeitos colaterais da terapia celular parecem ser menos severos do que os demais utilizados no combate ao câncer. “Isto indica que temos uma nova arma no combate ao câncer e que esta terapia pode passar a ser testada agora em pacientes ainda não exaustivamente tratados”, acredita.
Rahal lembra que há muitas décadas a medicina procura utilizar o sistema imunológico para combater diversas doenças, mas que isso só começou a ter algum sucesso depois que o homem começou a dominar o genoma. “Uma vez dominadas as técnicas de manipulação de genomas viral e humana foi possível começar a desenvolver essas modificações”, conta.
Esse investimento na terapia celular poderá transformar a Novartis em uma fornecedora de serviços médicos – e não somente uma fabricante de produtos. E o universo do câncer envolve grandes quantias de dinheiro: de acordo com a IMS Health, somente em 2013 os gastos mundiais com medicamentos oncológicos atingiram a cifra de 91 bilhões de dólares, valor que representa três vezes mais do que o valor atingido dez anos antes.
Outra coisa que Bonamino garante é a relevância dos resultados apresentados e que o desafio agora é gerar resultados semelhantes em outros tipos de câncer, especialmente os sólidos como os de mama, próstata e pulmão. “Este tipo de terapia resultou em taxas de resposta para algumas leucemias mais elevadas que qualquer outro fármaco lançado no mercado nos últimos anos”, conta.
A Novartis prevê que até 2016 já terão finalizado os ensaios clínicos e, após apresentação oficial ao órgão regulador dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), poderão disponibilizar um tratamento individualizado para cada paciente.
Elaine Rahal afirma ainda que a eficácia do tratamento já foi comprovada e que a previsão do tratamento estar disponível representa o tempo em que a Novartis acredita já ter todas as etapas requeridas pelas autoridades reguladoras. “A cura está sendo efetiva, mas existe o FDA nos EUA, o EMEA na Europa e as próprias agências brasileiras de regulação que exigem uma série de estudos e etapas até que eles possam concluir que a terapia é eficaz e segura para ser trabalhada de maneira comercial”, explica.
Brasil acompanha avanços em técnica inovadora
No cenário nacional, o Hospital Albert Einstein já estaria se equipando com um laboratório de terapia celular para que profissionais treinados nessa tecnologia pudessem futuramente replicar o tratamento pelo país.
A hematologista e hemoterapeuta Andrea Kondo, médica do Hospital Israelita Albert Einstein, conta que o laboratório do hospital atua já há 30 anos na manipulação da medula óssea, uma das terapias envolvidas no conceito de terapia celular, em um método chamado aférese. “Nós temos um laboratório onde é feita a coleta das células-tronco, chamadas hematopoiéticas, que estão dentro da medula óssea. Existem duas formas de isso ser feito: coletando diretamente do osso ou coletando pela aférese. Essa última é feita utilizando uma máquina onde a gente punciona as veias do paciente e em seguida o sangue dele é aspirado. A máquina separa as células-tronco e devolve o restante das demais células para o paciente”, explica.
Kondo afirma que os estudos na Pensilvânia tem tido bons resultados e que o Brasil está acompanhando isso em fase inicial. “O Hospital entendeu que era o momento de avançar nesse tipo de técnica, mas ainda estamos em um estágio embrionário. Precisamos desenvolver ainda a estrutura, já temos contato com centros internacionais para onde vamos enviar profissionais que serão capacitados e treinados nessa técnica. Mas é preciso ainda que ela seja autorizada. Como é uma célula manipulada, é preciso ter certeza de que não traz riscos ao paciente”, lembra.
Sobre o futuro do tratamento, a hematologista afirma que a terapia celular foi uma boa alternativa para pacientes que não tinham outras opções terapêuticas. Kondo acredita que a técnica vai passar a ser uma alternativa de tratamento bastante promissora, mas afirma ainda ser meio precoce afirmar que ela irá substituir os tratamentos convencionais. “Ela pode até chegar a ser a primeira linha de tratamento, mas vai demorar alguns anos ainda para que isso aconteça. O que entendemos é que, no momento, ela provavelmente vai ser uma terapia coadjuvante, ajudando em casos onde não está se conseguindo essa remissão completa. Se vai substituir ou não, só no futuro os resultados de estudos vão responder essa pergunta”, diz.
Fonte: Jornal do Brasil Rafael Gonzaga

sábado, 28 de junho de 2014

HUCK INDIGNA GOVERNO E FAZ GLOBO SER DENUNCIADA

:
Emissora dos Marinho foi denunciada pelo crime de exploração sexual depois que o apresentador Luciano Huck fez uma ação nas redes sociais oferecendo brasileiras aos "príncipes encantados gringos"; ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário cobrou retratação por difundir que mulheres brasileiras estão disponíveis para estrangeiros; denúncia já foi protocolada no Ministério Público
Uma campanha promovida pelo apresentador Luciano Huck, da Globo, que incentiva mulheres brasileiras a conquistarem "gringos" que estão no País para a Copa do Mundo, causou grande polêmica nas redes sociais. Agora, o caso chegou à esfera judicial. Os blogs O Cafezinho, de Miguel do Rosário, e Megacidadania denunciaram a emissora por crime de exploração sexual.
"Ta no Rio? Solteira? Quer 1 principe encantado entre os 'gringos' q estão na cidade. Mande fotos e o pq; namoradaparagringo@globomail.com", tuitou Luciano Huck na última terça-feira 24. "Está claro que a Globo cometeu um crime grave", escreve Miguel do Rosário, em seu blog. "A campanha teria que ser feita para homem, mulher e homossexuais. Se se trata de 'amor', por que só mulheres com 'gringos'? Por que não homens com 'gringas'? É muito estranho!", acrescentou.
A campanha também foi motivo de críticas pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos Direitos Humanos. "Espera-se da Globo o q Adidas teve q fazer: retratar-se pela absurda ideia d q toda mulher e menina do Br está disponível pra qquer gringo", escreveu no Twitter. "Tem q avisar comunicador da Globo q brasileiras sonham e realizam mais em suas vidas do q ele pensa:estudam, trabalham e até dirigem o país", criticou ainda.
Ao portal UOL, a Rede Globo, por intermédio de sua assessoria de imprensa, informou que é contra qualquer tipo de violência. "O apresentador Luciano Huck, assim como toda a equipe de seu programa, é contra qualquer tipo de violência e sempre apoiou campanhas contra a exploração sexual de mulheres. A mensagem postada nas redes sociais de Luciano Huck se refere a um
Fonte: 247

DILMA COMEMORA VITÓRIA E ELOGIA HERÓI JULIO CESAR


A presidente Dilma Rousseff comemorou, pelo Twitter, a vitória sofrida da seleção brasileira sobre o Chile hoje; "Foi difícil. Foi com raça, garra, lágrimas e defesas de Julio Cesar. Vencemos!", escreveu a presidente no perfil
A presidente Dilma Rousseff comemorou, pelo Twitter, a vitória sofrida da seleção brasileira sobre o Chile hoje (28). "Foi difícil. Foi com raça, garra, lágrimas e defesas de Julio Cesar. Vencemos!", escreveu a presidente no perfil @dilmabr.
Em uma sequência de cinco postagens, Dilma voltou a dizer que foi uma vitória com a garra e a torcida do povo brasileiro e ressaltou a confiança de que a seleção seguirá ainda mais longe na Copa do Mundo. "Confio no time de Felipão e do Parreira. Confio na #seleçãobrasileira", escreveu. E completou: "Confio na torcida do povo brasileiro! #VaiBrasil #CopadasCopas"
Dilma ainda postou uma foto da comemoração de Julio Cesar e outros jogadores após o fim da decisão por pênaltis com a frase "Valeu Seleção" e acrescentou: "Obrigada, jogadores. O Brasil acredita em vocês".
A seleção brasileira conseguiu a vitória difícil sobre o Chile após empatar por 1 x 1 no tempo regulamentar e não conseguir novos gols na prorrogação de 30 minutos. A vitória por 3 x 2 nos pênaltis só veio no último lance, quando o chileno Jara chutou na trave. Dilma irá entregar a taça da Copa do Mundo para a seleção campeã após a final, no dia 13 de julho.
Fonte: Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Roseana Sarney anuncia que não concorre mais a eleições


                                                              Imagem gracanopaisdasmaravilhas
                                            
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), reafirmou nesta sexta-feira, durante a convenção do PMDB que homologou a candidatura do senador Edison lobão Filho ao governo do Estado, que não será mais candidata a nenhum cargo público. Roseana já havia anunciado a saída da vida pública em abril, quando decidiu não deixar o governo para concorrer ao cargo de senadora. 
Ao se despedir, a governadora disse que continuaria ajudando seus aliados políticos, mas que não iria se candidatar mais a nenhum cargo. "Agora, nesta convenção, eu estou me despedindo, não da política, mas das eleições, porque voucontinuar trabalhando pelo Maranhão para que a gente possa, cada vez mais, eleger bons candidatos pelo nosso Estado".
Após a declaração, a Juventude do PMDB se manifestou em apoio à governadora. O senador João Alberto ainda insistiu para que Roseana voltasse um dia a concorrer ao cargo de governadora, e ela somente balançou a cabeça de forma negativa. 
No quarto mandato como governadora, a filha do ex-presidente José Sarney deixa a vida pública junto com o pai, que anunciou sua aposentadoria no início desta semana. A saída dos dois principais representantes da família Sarney da política é considerado o início de um novo ciclo no Maranhão, onde o clã atua há décadas. Os próprios aliados deram um tom de recomeço na convenção desta sexta-feira. 
Fonte: Terra

Economista: Bolsa Família atende a um quarto da população brasileira

Gutman Uchôa lembra que se trata do maior programa social estimulado pelo PT


"O maior programa social estimulado pelo PT se chama Bolsa Família, com um quarto da população brasileira (50 milhões) dependente dos seus recursos, onde são consumidos anualmente (orçamento de 2013) R$ 24 bilhões; o segundo programa, que também agrega muita gente (12,2 milhões) é o Farmácia Popular e Saúde não Tem Preço, com um consumo anual de R$ 3,3 bilhões; o terceiro, Minha Casa Minha Vida tem 7 milhões de beneficiados e um orçamento ( 2013) de R$ 73,2 bilhões; o quarto, é o Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com 5,7 milhões de inscritos e com orçamento de R$ 2,4 bilhões para 2013; vem em seguida o Renda Mensal Vitalícia e Benefício de Prestação Continuada, abrigando 2 milhões de idosos e 1,8 milhões de pessoas deficientes, com orçamento para 2013 da ordem de R$ 33 bilhões; temos depois o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para dar dinheiro aos chamados sem terra, para não trabalhar, com 3,5 milhões de beneficiados e que teve um orçamento para 2013 da ordem de R$ 21 bilhões; temos a  seguir o FIES ( Fundo de Financiamento Estudantil (talvez o único importante), com 1,1 milhão de pessoas, com empréstimos ativos em 2013, consumindo um orçamento de R$ 7,5 bilhões; temos o PROUNI (Programa Universidade para todos, com 517 mil matriculas ativas em 2013, consumindo um orçamento de R$ 814 milhões; temos o Bolsa Pescador ( uma das mais vergonhosas distribuições de dinheiro público), com 714 mil beneficiados em 2013 e gasto de R$ 1,9 bilhão.
No conjunto nacional, esses programas beneficiam, direta e indiretamente 36% da população nacional, ou seja, 72,7 milhões de pessoas, sendo que um terço da população faz parte do Bolsa Família, Bolsa Pescador e Luz Para todos, vindo ainda, a reboque, o programa de assistência prisional, onde o bandido brasileiro recebe uma pensão para ajudar no sustento de sua família".
Fonte:  Jornal do Brasil

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fifa anuncia que Dilma vai entregar taça a campeões da Copa



Famosos na torcida na abertura da Copa38 fotos

11 / 38
Ao lado de Joseph Blatter, presidente Dilma marca presença na abertura da Copa no Itaquerão Eduardo Knapp/Folhapress

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta sexta-feira que a presidente Dilma Rousseff vai entregar a taça à seleção campeã da Copa do Mundo de 2014 após a final do torneio, no dia 13 de julho, no Maracanã. Segundo Valcke, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e representantes da federação de futebol campeã também participarão da cerimônia de entrega do troféu.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou a presença da presidente na cerimônia de entrega da taça.
Valcke e Rebelo falaram sobre o assunto em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, no Maracanã, estádio que será palco da final. O secretário da Fifa ressaltou que a cerimônia do Mundial do Brasil seguirá os moldes adotados em outras Copas do Mundo já realizadas em outros países.
Rebelo complementou e disse que nunca esteve em xeque a presença de Dilma na final da Copa do Mundo. "A presidente vai cumprir o protocolo combinado. A decisão já estava tomada", disse o ministro. "Houve uma dúvida sobre a presença dela em outros jogos. A agenda da presidente não permitiu que ela acompanhasse mais partidas da Copa."
O ministro disse também que Dilma não irá fazer um discurso na final. Na abertura da Copa das Confederações, no ano passado, ela falou ao público e foi vaiada. Na abertura desta Copa do Mundo, Dilma também foi hostilizada pela torcida presente no Itaquerão, em São Paulo.
O secretário da Fifa ainda ressaltou que a taça da Copa não será entregue por Gisele Bundchen e o ex-jogador Puyol. Valcke afrmou que os dois serão responsáveis por trazer o troféu da Copa até o Maracanã.
A decisão está marcada para o dia 13 de julho, em um domingo.
Fonte: Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski* Do UOL, no Rio de Janeiro*

Aplicativo ajuda usuários a evitar o câncer de pele

Todo ano, mais de 120 mil casos de câncer de pele são registrados no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Mas algumas precauções simples podem te ajudar a evitar esse mal entre elas os exames de prevenção, que permitem o tratamento no início da doença aumentando as chances de cura.
Divulgação
O app ajuda na prevenção, acompanhamento e diagnóstico precoce da doença
O aplicativo FotoSkin, para dispositivos Android e iOS, tem como missão educar usuários em relação à prevenção da doença e também manter um histórico da pele de cada um para diagnosticar possíveis casos.
A ferramenta tem como base conhecimentos médicos de uma clínica dermatológica de Madrid e funciona apenas em espanhol, mas usando um tradutor online é possível utilizá-lo mesmo não falando espanhol.
O FotoSkin conta com três seções principais: Mi piel (Minha pele), Mi control (Meu controle) e Mi entorno (Meu entorno). O primeiro, apresenta três testes rápidos que o usuário deve completar. Um deles mostra qual é o fototipo da pele da pessoa, outro calcula o risco de melanoma (um dos tipos de câncer de pele) e o último traz uma aproximação do dano solar que a pele já recebeu.
Depois de cada um dos três resultados, surgem explicações e dicas para que o usuário entenda melhor o significado das informações e saiba como agir em relação a este fator.
Divulgação
Ele detecta também a incidência de raios solares e quando você deve usar o protetor
O segundo, Mi control, tem como objetivo manter um controle das mudanças na pele da pessoa, o que pode ser muito útil para diagnosticar rapidamente qualquer mal da pele. Nesta seção, o usuário deve salvar fotos de todas as partes do seu corpo e escolher o tempo que o app demorará para avisar que ele deve tirar um novo registro. É recomendado um intervalo de 6 meses para comparação.
A terceira parte, chamada de Mi entorno, utiliza a localização do usuário e um sistema que mostra o clima local para apresentar a incidência do sol na região. A ideia é alertar para o uso do protetor solar. Há ainda duas seções no app, com conselhos, fotos e dicas sobre o câncer de pele.
É claro que o aplicativo não pretende substituir os cuidados médicos e, inclusive, afirma que o usuário precisa ver um dermatologista frequentemente. Porém, o FotoSkin pode ser uma ferramenta muito útil para conhecer melhor a própria pele e saber quais cuidados deve-se tomar para evitar um tipo tão comum e perigoso de câncer.
Fonte: Catraca Livre