segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior

 

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Aproximidamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.
“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.
A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.
Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai para a educação infantil quase como que um 'castigo' porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranquilas lá na frente”, pondera.
Segundo Cleuza, o nível de formação dos professores varia muito nas redes de ensino do país. Enquanto em algumas cidades quase todos os profissionais passaram pela universidade, em outras regiões o percentual de professores que só têm nível médio é superior à média nacional. “Temos, às vezes, uma concentração maior de professores sem titulação em alguns locais do Brasil, como a Região Norte, por exemplo, onde as distâncias e as dificuldades de acesso impedem que o professor melhore sua formação”, aponta.
O resumo técnico do Censo Escolar também destaca que em 2010 havia mais de 380 mil profissionais do magistério matriculados em cursos superiores – metade deles estudava pedagogia. Isso seria um indicativo de que há um esforço da categoria para aprimorar sua formação. Mas o presidente da CNTE ainda considera “muito alto” o número de professores sem diploma universitário, especialmente porque nos últimos anos foram ampliados os estímulos para formação de professores nas instituições públicas e privadas de ensino superior.
Uma das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas. O programa paga as mensalidades de um curso em faculdade particular e depois da formatura o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede pública – cada mês em serviço abate 1% do valor.
“Os programas são oferecidos, mas as condições não são dadas aos professores para que eles participem. O professor não tem, por exemplo, a dispensa do trabalho nos dias em que ele precisa assistir às aulas. As prefeituras e governos estaduais que deveriam ser os primeiros interessados acabam não estimulando o aprimoramento”, diz Roberto Leão.
Edição: Talita Cavalcante

Zoológico do Rio: descuido com os bichos e o público

Blitz do Dia’ flagra sinais de abandono em umas das principais áreas de lazer da cidade

Rio - Em pleno feriadão, uma visita ao Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista, pode ser um ótimo programa para fazer com a criançada, certo? Não é bem assim. A ‘Blitz do Dia’ esteve no Zoo no último sábado e constatou que o passeio pode não ser tão agradável quanto se imagina. Foram constatados vários sinais de abandono do local, o que mostra um descuido tanto com os bichos quanto com o público.

Os problemas vão desde banheiros sujos e bebedouros enferrujados até bilheterias fechadas em dia de grande movimento. O que mais chama a atenção, no entanto, é o descaso na identificação dos animais, que são a atração do lugar. Além de alguns locais em que eles ficam, como a minifazenda, por exemplo, terem madeiras quebradas, há jaulas em que as placas estão totalmente deterioradas e algumas até em que elas nem existem mais.
Moradia do Mangusto listrado tem placa de identificação mal fixada e água suja | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Moradia do Mangusto listrado tem placa de identificação mal fixada e água suja | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
“A gente não vêm ao zoológico só para ver os bichos. Esse também deveria ser um passeio didático. Mas sem placas identificando os animais, como vamos ensinar algo aos nossos filhos”, reclamou a professora Mônica Silva, 46 anos.

A sujeira dos banheiros químicos revoltou o motorista Gelson Alves, 30 anos, que estava com os filhos Carlos Danilo e Ana Cecília, e a mulher Raquel. “Minha esposa queria ir ao banheiro, mas está cheio de papel e com cheiro forte de urina. Sem condições de usar”, disse após abrir três cabines e verificar a mesma situação.

A ferrugem nos bebedouros foi outro motivo de descontentamento. “Prefiro comprar água a deixar meu filho beber ali”, disse a arquiteta Carmem Araújo, 38 anos. Ela advertiu o pequeno Pedro, 7, quando ele foi correndo atrás de água.

PROBLEMAS

Banheiros químicos muito sujos

Animais sem placa de identificação

Placas quebradas, ilegíveis, mal fixadas, cobertas pelas plantas ou com ferrugem

Livrinho com explicações sobre os animais em péssimo estado

Piso com buracos, o que pode ocasionar acidentes e quedas

Estruturas de madeira quebradas nas áreas onde ficam alguns bichos

Tomada com fios expostos em local de grande circulação

Bebedouro preso à parede por um arame e com ferrugem

Orelhões quebrados

Bilheterias fechadas em pleno feriadão

Água empoçada

Riozoo promete melhorias

A Fundação Riozoo promete que quem for ao Zoológico amanhã, feriado do Dia do Trabalhador, pode ficar despreocupado com as filas para comprar ingresso. Por meio de nota, a instituição informa que nove bilheterias estarão funcionando — diferentemente das duas de sábado.

Sobre os outros problemas encontrados pela ‘Blitz do Dia’, a Riozoo informa que os responsáveis pelos setores de manutenção do Jardim Zoológico já foram acionados e providências serão tomadas ainda nesta semana. Segundo a fundação, devido à grande exposição ao sol, chuva e vento, a manutenção e os reparos no local são realizados diariamente, inclusive nos fins de semana. Quanto à limpeza dos banheiros químicos, apesar da ‘Blitz’ ter flagrado a falta de higiene, a Riozoo assegura que a limpeza é realizada duas vezes ao dia

Fonte: O Dia

Vídeos mostram envolvimento de policiais federais com grupo de Cachoeira

Imagens obtidas pela Folha com exclusividade revelam como o grupo do empresário Carlinhos Cachoeira corrompia a polícia, segundo as investigações da Polícia Federal na Operação Monte Carlo.
O vídeo abaixo, exibido no programa "TV Folha" (Cultura) deste domingo, mostra o que o Ministério Público aponta em sua investigação: que, para agir, o grupo de Cachoeira contava com a participação de policiais.
As imagens mostram o delegado da Polícia Federal Fernando Byron, apontado pela Operação Monte Carlo como informante do esquema ilegal, entrando e saindo do carro de Cachoeira depois de marcar encontro pelo telefone.


 
Uma CPI foi instalada no Congresso para investigar o caso. Cachoeira está preso em Brasília, no prédio da Papuda.
Por causa das ligações com Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) sofre processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado.
Relatório da Polícia Federal mostra que o senador informava Cachoeira com antecedência sobre operações a serem realizadas pelo Ministério Público contra o grupo do contraventor.
O vídeo acima mostra ainda uma ligação telefônica entre Cachoeira e Byron. Segundo a investigação, o delegado, que trabalhava em Goiânia, era consultado por Cachoeira toda a semana para saber sobre as atividades da PF na região.

Fonte: Folha

Calça de Silvio Santos cai durante o programa

São Paulo - A calça de Silvio Santos caiu durante a apresentação ao vivo de seu programa desse domingo. O apresentador não perdeu o bom humor com o incidente diante das câmeras e da plateia lotada.

"Caiu as calças do animador", dizia Silvio às gargalhadas. "Segura! Quem mandou não segurar. E agora o que é que eu faço? Que vou pro camarim nada, é só apertar o cinto", continou ele. Que depois do imprevisto se recompôs no palco mesmo e continuou o programa.

Fonte: O Dia //

Cabral poderá depor em CPI

Senador defende convocação do governador na investigação do caso Cachoeira

Rio - A relação do governador Sérgio Cabral com o empresário Fernando Cavendish pode resultar na convocação para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Câmara e do Senado que vai apurar a ligação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. Um dos que defende que Cabral deve prestar depoimento é o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), membro titular da CPMI.

Ontem, o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho divulgou mais fotos e vídeos no seu blog que mostram Cabral e o empresário em passeios com a família na Europa.
Sérgio Côrtes, Cabral e Cavendish, com suas esposas, posam com amigos durante passeio em Mônaco | Foto: Reprodução
Sérgio Côrtes, Cabral e Cavendish, com suas esposas, posam com amigos durante passeio em Mônaco | Foto: Reprodução
“Acho que vai ser inevitável o seu depoimento. Será inclusive uma oportunidade para ele se explicar sobre essas denúncias, de que privilegiou a Delta por ser amigo do Fernando Cavendish, o dono da empresa”, afirmou Ferraço em entrevista à coluna Poder Online, do site iG.

Tensão política

O senador completa: “Não faria sentido chamarmos outros governadores acusados de envolvimento na teia da CPI, como o (Marconi) Perillo e o Agnelo (governadores de Goiás e Distrito Federal), e deixarmos o Sérgio Cabral de fora só porque pertence ao PMDB, ou porque governa o Rio. Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Acho que esse deve ser, aliás, o lema da CPI”.

Desde sexta-feira, Garotinho tem divulgado em seu blog imagens de Cabral e integrantes do alto escalão do governo com Cavendish durante viagens a Europa. As fotos e gravações elevaram a temperatura na política do Rio.

Um dos vídeos mostra o governador, o empresário, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, cantando parabéns para primeira-dama Adriana Ancelmo. O ambiente é semelhante ao do luxuoso restaurante Le Louis XV-Alain Ducasse, que fica em Monte Carlo, no Principado de Mônaco. O espaço tem uma adega de 400 mil garrafas.

Bicheiro deu R$ 30 mil a Túlio

O ex-jogador do Botafogo Túlio Maravilha recebeu R$ 30 mil do bicheiro Carlinhos Cachoeira para sua campanha de deputado estadual em Goiás, em 2010. O atleta — hoje do Tanabi, de SP — estaria disposto a depor na CPI, segundo seu advogado Levy Leonardo. Uma das escutas da Polícia Federal na Operação Monte Carlo flagrou a conversa de Cachoeira com homem identificado como Santana, que pergunta o que Túlio quer. Em outra gravação, Santana comenta sobre os R$ 30 mil. A gravação aparece no inquérito da Procuradoria Geral da República, publicado no site Brasil 247.
Ferraço quer depoimento de Cabral. Túlio admite ter recebido R$ 30 mil | Foto: Divulgação / Reprodução
Ferraço quer depoimento de Cabral. Túlio admite ter recebido R$ 30 mil | Foto: Divulgação / Reprodução
O advogado confirma a doação. “Ele recebeu esse dinheiro, sim, e foi para a campanha. Ele conhece o empresário Carlos Cacheira, mas envolvimento, não. Ele está sendo tão vítima quanto as outras pessoas com gravações vinculadas. Mas amigo, amigo não é. Inclusive, Cachoeira é torcedor do Botafogo. O vínculo torcedor-jogador é grande”.

Fonte: O Dia /
POR Christina Nascimento

Demóstenes Torres fez lobby no STJ por aliado de Cachoeira

Senador procurou ministro Mauro Marques para tratar de processo. Juiz nega interferência



Demóstenes trabalhou para anular processo no STJ
Foto: André Coelho (12.03.2012) / O Globo
Demóstenes trabalhou para anular processo no STJAndré Coelho (12.03.2012) / O Globo
BRASÍLIA - O senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) pediu a vários ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a anulação de um processo contra um aliado do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Gravações da Polícia Federal mostram que na véspera do julgamento, em junho do ano passado, Demóstenes telefonou para Cachoeira para pedir novamente o número do processo, para continuar o lobby pelos gabinetes dos ministros.
O caso estava na Segunda Turma e o ministro Mauro Campbell Marques foi o único a votar pela anulação do processo contra Amilton Batista Faria, presidente da Câmara de Vereadores de Anápolis, importante aliado de Cachoeira. O ministro nega favorecimento, mas convicção jurídica no seu voto.
Batista foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Goiás por contratar servidor fantasma às custas dos cofres públicos. Depois de sofrer derrota no tribunal, em Goiás, o vereador tentou escapar da punição no STJ com a ajuda de Cachoeira e Demóstenes.
O próprio Cachoeira reconhecia o vereador como réu confesso, mas acreditou que o senador Demóstenes poderia ajudá-lo.
A pedido do bicheiro, depois da primeira ronda, o senador repassa a ele algumas informações sobre a empreitada. A conversa foi interceptada no dia 15 de junho do ano passado.
— To chegando aqui. Aquele ministro que nós pedimos, votou com a gente. O outro votou contra. Então tá um a um — avisa o senador.
Cachoeira manda Demóstenes continuar seu périplo pelos gabinetes.
— Tem que pedir os outros, né. Agora é decisivo aí — ordena o bicheiro.
Em outras conversas Demóstenes pede dados do processo contra o vereador. Uma das ligações ocorreu no gabinete de um dos ministros.
— Tô aqui para falar com o outro ministro e esqueci... Dei o papel lá para outro e tô sem as anotações aqui, e você podia me arrumar o número do recurso, que tipo de recurso e o nome do recorrente — pede o senador no seu papel de despachante de Cachoeira.
Do outro lado, o bicheiro repete o nome do vereador e diz que também está sem os papéis em mãos. Demóstenes avisa que é preciso pressa:
— Liga aí urgente, que eu tô entrando aqui na sala dele.
Minutos depois, os dois voltam a conversar e Cachoeira repassa os detalhes necessários. À noite, em mais uma conversa sobre o assunto, Demóstenes fala que um outro ministro daria decisão favorável ao grupo. O senador não cita o nome do magistrado.
— O outro ministro lá garantiu que vai votar conosco. Falou? — confidencia o senador.
— Excelente, Doutor — comemora Cachoeira.
No dia seguinte, por três votos a um, a Segunda Turma decidiu pela validade do processo contra o vereador. O único a votar a favor da anulação do caso foi o ministro Campbell. Procurado pelo GLOBO, o ministro confirmou que se reuniu com o Demóstenes. Campbel negou, no entanto, que o senador tenha pedido para votar a favor do vereador. Demóstenes teria pedido apenas para que o processo fosse colocado na pauta de votação o mais cedo possível.
— Ele não me pediu conteúdo de voto algum. Eu não teria nenhum constrangimento em te afirmar isso categoricamente. Necessariamente não houve pedido. Sequer disse qual era o motivo que se discutia nos autos. Não chegamos nem a esse ponto. A audiência foi curta. Ele pediu apenas preferência — disse o ministro Campbel.
O ministro disse ainda que votou pela anulação da investigação contra o vereador por convicção jurídica. O processo teria uma falha, segundo ele, porque a funcionária fantasma do gabinete do vereador não teria sido chamada para depor na fase inicial. Campbell considerou deploráveis as declarações de Demóstenes. O senador teria usado indevidamente o nome dele:
— Se isso aí está nas gravações, ele está vendendo algo que, absolutamente, não pode ter — disse.
No relatório da Operação Monte Carlo encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, como parte do inquérito contra Demóstenes, a PF aponta do tráfico de influência do senador nesta ação: “No dia 15/06/2011 também nos deparamos com importantes diálogos no sentido de que o senador possa estar praticando, em tese, crime de exploração de prestígio em auxílio a Cachoeira e seus prestigiados políticos da região”.
O vereador Amilton Batista (PTB) recorria de uma decisão do TJ-GO, que o condenou por improbidade administrativa, por ele ter pago com dinheiro do Legislativo os salários de uma funcionária fantasma que morava na Espanha, a partir de 2001. O parlamentar justificou no processo que os vencimentos estavam sendo pagos à irmã da fantasma, argumento rejeitado.
A decisão do TJ, discutida em junho de 2011 no STJ, ordenava o ressarcimento do dano causado ao Erário, com juros e correção monetária, além da cassação do mandato e da perda de direitos políticos por oito anos. O processo continua, e o vereador continua no cargo de presidente da Câmara de Vereadores.

Fonte: O Globo

domingo, 29 de abril de 2012

Descarte correto de lixo eletrônico ainda é problema para o Brasil

Rio de Janeiro - Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, programada para junho próximo, no Rio de Janeiro, o Brasil ainda enfrenta um grave problema: o descarte irregular de lixo eletrônico.

De acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado em 2010, o país ocupa a liderança entre as nações emergentes na geração de lixo eletrônico per capita, isto é, por habitante, a cada ano. O relatório aponta que o lixo eletrônico descartado por pessoa, no Brasil, equivale a 0,5 quilo por ano. Em contrapartida, na China, que tem uma população muito maior, a taxa de lixo eletrônico por pessoa é 0,23 quilo e, na Índia, ainda mais baixa (0,1 quilo).

Os números são questionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A gerente de Resíduos Perigosos do ministério, Zilda Veloso, considera os dados inconsistentes, porque a Organização das Nações Unidas (ONU) utilizou uma metodologia europeia baseada na comercialização. “Se a gente não tem dados do mercado de comercialização, como é que eles chegaram àqueles números? Não tem sentido”. O MMA manifestou formalmente seu posicionamento contrário ao relatório da ONU, por meio do Itamaraty, disse.

O governo brasileiro não tem números sobre aquisição de produtos eletrônicos. Zilda Veloso informou que no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, vai ser elaborado um estudo de viabilidade técnica e econômica, que deve apresentar informações sobre a geração de resíduos desse tipo. A previsão é que o estudo seja divulgado em quatro meses. O projeto é do Grupo Técnico Temático de Eletroeletrônicos, do Comitê Orientador para Implementação de Sistemas de Logística Reversa.

Esses sistemas se referem à responsabilidade compartilhada para eletroeletrônicos. “O estudo vai referendar se é possível fazer o recolhimento e destinação desse tipo de resíduo agora ou não”, disse. Na logística reversa, os fabricantes vão assumir a responsabilidade para a destinação do equipamento pós-uso. Zilda não descarta que parte dessa responsabilidade recairá sobre o consumidor. Ela destacou a importância da conscientização do cidadão nesse processo. “Nada vai funcionar se o consumidor não fizer o descarte adequado”.

A gerente esclareceu que o estudo é abrangente, porque vai captar as possibilidades de reciclagem de eletroeletrônicos. “O objetivo do estudo não é só fazer o retrato do setor, mas saber se o setor tem hoje condições de fazer a logística reversa”. O estudo vai dizer o comportamento do consumidor, o tipo de consumo que existe no Brasil e quais são os bens consumidos. Com base nesses dados, o governo terá condições de avaliar se é possível fazer a logística agora ou não. “Uma das coisas que ele vai levantar é uma estimativa de geração de resíduos atual”.

O comitê orientador é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem a participação dos ministérios da Saúde; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e da Fazenda. No ano passado, o comitê decidiu que a regulamentação das cinco primeiras logísticas será feita por meio de acordo setorial. São as logísticas de eletroeletrônicos; embalagens plásticas de óleos; lâmpadas; embalagens em geral; e medicamentos.

A logística que se acha mais adiantada é a de embalagens plásticas de óleos lubrificantes. A regulamentação está indo para consulta pública da proposta de acordo setorial em, no máximo, 30 dias. A regulamentação de eletroeletrônicos tem início previsto para 2013. “Porque é uma cadeia bem complexa. Pega desde celular até um aparelho hospitalar, como tomógrafo”, disse a gerente do MMA.

Ela ressaltou também a figura do catador na logística reversa. Adiantou, entretanto, que caso ele venha a ser incluído no processo, terá de ser treinado para poder separar os produtos eletroeletrônicos.

O professor de engenharia ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Haroldo Mattos de Lemos, não vê motivos para ter melhorado a posição brasileira no ranking de lixo eletrônico gerado entre os países emergentes. Lemos preside o Instituto Brasil Pnuma, que é o Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Ele avaliou que não foram “plantados” no país grandes programas para reduzir o volume de lixo eletrônico. “Existem algumas iniciativas de reciclagem, mas eu acredito que elas estão sendo suplantadas pelo crescimento do volume de aparelhos que é descartado”. Sua impressão é que o lixo eletrônico está aumentando no Brasil.

Fonte:  Agência Brasil / Alana Gandra
Edição: Aécio Amado

Demóstenes quadruplicou patrimônio com apartamento avaliado em R$ 1,2 mi

Senador aquiriu imóvel - localizado em um dos prédios mais luxuosos de Goiânia - de seu suplente, Wilder Morais, cuja construtora o havia comprado três meses antes
Quatro meses depois das eleições de 2010, o patrimônio do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) praticamente quadruplicou. O parlamentar comprou do seu suplente, o empresário Wilder Morais, um apartamento em um dos prédios mais luxuosos de Goiânia (GO), no valor de R$ 1,2 milhão. A transação imobiliária ocorreu três meses após a Construtora Orca, de propriedade de Wilder, comprar o imóvel de outra empresa goiana.
No 15º andar. Imóvel tem 701 m2 e fica em um bairro nobre - Fernando Gallo/AE
Fernando Gallo/AE
 
No 15º andar. Imóvel tem 701 m2 e fica em um bairro nobre
Em 2010, quando se reelegeu senador, Demóstenes declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 374 mil. Na relação de bens apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não havia nenhum imóvel. O parlamentar listou um carro de R$ 102,4 mil e R$ 63,3 mil em contas bancárias. Informou ainda ter duas aplicações financeiras que não chegavam a R$ 10 mil.
Os valores apresentam uma pequena redução quando comparados aos que o parlamentar declarou ter em 2006, quando ele concorreu ao governo de Goiás. Naquela época, Demóstenes informou que morava em uma casa no Jardim América, bairro classe média de Goiânia, com a ex-mulher, Leda Torres. O valor estimado do imóvel era de R$ 70 mil e, a área de lazer vizinha ao sobrado, R$ 65 mil.
A certidão do Cartório de Registro de Imóveis de Goiânia mostra que o senador pagou R$ 400 mil à vista pelo apartamento de luxo. O restante teria sido financiado pelo Banco do Brasil. No entanto, o contrato de compra e venda não foi registrado.
Ocupando todo o 15.º andar do Edifício Parque Imperial, o apartamento tem 701 metros quadrados, com living, sacadas, biblioteca, sala de jantar, lavabo, sala de estar, saleta, quatro áreas de serviços, dois quartos de empregada, suítes com closet, rouparia, louceiro, copa, cozinha e depósito. O imóvel fica no Setor Oeste, um dos mais nobres de Goiânia.
Corretores imobiliários ouvidos pelo Estado afirmaram que o apartamento estaria estimado em R$ 2 milhões. O Parque Imperial seria o antecessor do Edifício Excalibur no mercado de prédios de luxo na capital goiana.

Fonte: O Globo

Demóstenes tratou de processo da Celg no STF, segundo PF

Demóstenes Torres - André Dusek/AE
André Dusek/AE
Demóstenes Torres.
 
Em uma conversa entre o senador Demóstenes Torres e o contraventor Carlinhos Cachoeira, gravada pela Polícia Federal, o parlamentar comemora uma decisão do ministro do STF Gilmar Mendes em uma ação bilionária envolvendo a Companhia Energética de Goiás (Celg).

"Conseguimos puxar para o Supremo uma ação da Celg aí, viu? O Gilmar mandou buscar", afirmou o senador, que avaliou que Mendes conseguiria abater cerca de metade do valor da dívida da Celg com uma decisão judicial. "Dependendo da decisão dele, pode ser que essa Celg se salva (sic), viu? Ele que consegue tirar uns dois... três bilhões das costas da Celg." Cachoeira responde: "Nossa senhora! Bom pra caceta, hein?".

Ao Estado, Gilmar Mendes observou que o relatório da PF ressalta que "não há qualquer referência de ilegalidade no procedimento de Demóstenes" com ele. "Este diálogo, dentre outros, serve fundamentalmente para demonstrar que Demóstenes Torres tem o hábito de informar Cachoeira de sua atuação política", diz o documento.

Segundo o ministro, trata-se de uma decisão de rotina, que envolve um "assunto técnico". "Demóstenes nunca falou comigo desse processo. É uma rotina do Supremo. É um conflito entre o Estado de Goiás e a União, envolvendo a Celg e discutindo apenas indenização. Foi só para subir o processo para o Supremo, que será processado normalmente."

Fonte: O Globo

Um Brasil cheio de gás ANP descobre grandes reservas em terra que devem quadruplicar oferta. Preço cairá mais de 50%

RIO — Visto como a nova fronteira energética do país, o gás natural pode colocar o Brasil em um novo patamar no cenário internacional. Até então associado à exploração de petróleo no mar, o gás virou tema de estudos profundos, feitos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e por empresas, que indicam enorme potencial em bacias terrestres. Para especialistas, o país tem reservas gigantescas de gás natural do porte das de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. Com isso, a oferta ao mercado deve aumentar 360%, passando dos atuais 65 milhões para 300 milhões de metros cúbicos por dia entre 2025 e 2027. Para 2020, a Petrobras, principal produtor, trabalha com um cenário de 200 milhões de metros cúbicos por dia. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vai mais longe. Em entrevista ao GLOBO, prevê a autossuficiência do país no setor em cinco anos. Depois, pode até se tornar exportador:— O país vai viver a era de ouro para o gás.

Vídeo: Veja como gás natural borbulha no rio Teles Pires
É tanto gás que em áreas como nas bacias dos Parecis, em Mato Grosso, e do São Francisco, em Minas Gerais, o gás chega a borbulhar, num fenômeno denominado exsudação. Em certos pontos, como na pequena Buritizeiro, em M8inas Gerais, na água que jorra do solo, com apenas um fósforo, se acende uma chama intermitente.
— Na Bacia dos Parecis, em Mato Grosso, no Rio Teles Pires, há 800 metros de rio borbulhando gás e, em certos pontos, se pode até gravar o som. Podemos deixar um Brasil desses para trás? — pergunta Magda Chambriard, diretora-geral da ANP.
Mas, para aproveitar todo esse potencial, é preciso que o governo defina uma nova política para o uso do gás e que a ANP, que já investe R$ 120 milhões por ano no estudo das bacias sedimentares, volte a fazer as rodadas de licitações, paradas desde 2008, com a descoberta do pré-sal.
Especialistas acreditam que, com mais matéria-prima e novas técnicas de exploração, a indústria nacional pode ganhar competitividade. E, hoje, o preço do gás, acima da média mundial, pode convergir para patamares internacionais nos próximos oito anos, reduzindo em 53% o valor cobrado do setor, estima a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O potencial é enorme. Hoje, 96% das bacias ainda não foram exploradas. Estudos geológicos da ANP indicam grandes reservatórios em seis bacias, do Norte ao Sul. O diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP e ex-diretor da Petrobras Ildo Sauer vai mais longe: para ele, o Brasil está à beira de uma revolução energética. Segundo o especialista, estimativas do Departamento de Energia dos EUA dão conta de que o Brasil pode ter reservas de 7 trilhões de metros cúbicos, contra os 395 bilhões de metros cúbicos atuais. O volume é equivalente a quatro milhões de barris de petróleo por dia.
— É uma verdadeira revolução. Com o desenvolvimento de tecnologia na produção, haverá redução dos custos e menores impactos ambientais. Mas o governo tem que traçar uma política para isso — destaca Sauer.
Transição para uma matriz limpa
Marco Tavares, da consultoria Gas Energy, diz que a exploração de gás em parte das bacias ganhou nova dimensão com a descoberta de uma nova técnica, pelos americanos, que torna os campos economicamente viáveis:
— Assim, os EUA, que importavam 20% do seu consumo de gás, produzem hoje 100% da sua demanda. Lá, o mercado é 30 vezes maior que o do Brasil. O gás é mais limpo que outros combustíveis e pode alavancar o desenvolvimento industrial do país.
Entre os ambientalistas, o gás não associado ao petróleo também é visto como uma opção a carvão, diesel e óleo combustível, por ter menos impactos ambientais. Segundo Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace, o gás é o elo entre as energias de baixa emissão, como a eólica e renovável, e os mais poluentes:
— O gás tem um papel importante, que é servir de transição do atual cenário para uma matriz energética limpa. Por isso, é fundamental essa transição, que vai durar até 2050. Se comparar as emissões do gás com o óleo combustíveis, a emissão cai até pela metade.
Rodolfo Landim, presidente da petroleira YXC e da Mare Investimentos, lembra que o gás aparece como a melhor opção frente a outras fontes de energia envoltas em polêmica. Por outro lado, Landim destaca a importância de o Brasil voltar a fazer os leilões:
— O mercado reage às decisões do governo. Vemos tantos problemas para a aprovação das hidrelétricas, a usina nuclear é um tabu, o carvão tem uma série de problemas (ambientais) e as energias solar e eólica não geram energia suficiente. E o Brasil vai continuar crescendo. Por que não se usa o gás para produzir diesel, o derivado mais consumido no país? Em todas essas bacias, o potencial precisa ser avaliado. Não adianta deixar lá embaixo.
Além dos leilões, é preciso pesquisa. Sauer lembra que o gás em São Francisco e Solimões está em um reservatório diferente (chamado folhelho) dos até então conhecidos:
— Estamos estudando a tecnologia, os custos e o impacto ambiental para a produção desse tipo de gás. Os EUA têm um gás semelhante, o chamado gás de xisto, para o qual foi desenvolvida uma tecnologia que reduziu os custos, para cerca de US$ 2 por milhão de BTUs (unidade internacional do gás), contra os mais de US$ 8 do gás produzido pela Petrobras e o que vem da Bolívia.
Magda brinca com o tamanho das reservas:
— Existe uma profecia de um colega nosso petroleiro que diz que o Brasil ainda vai achar gás natural embaixo do gasoduto Brasil-Bolívia.
É por esse gasoduto que vêm os 30 milhões de metros cúbicos que o país importa por dia do vizinho.
Os recursos da ANP para os estudos das bacias vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para evitar que esse dinheiro seja contingenciado pelo governo. Nos últimos quatro anos, foram destinados R$ 500 milhões. A agência diz que já está com todos os estudos prontos para realizar a 11ª rodada de licitações, em áreas acima do Rio Grande do Norte. Só falta a presidente Dilma Rousseff autorizar.
Cristiano Prado, da Firjan, acredita que o aumento da oferta de gás vai elevar a competitividade das empresas brasileiras. Hoje, o preço do gás está 17,3% acima da média mundial, com valor de US$ 16,84 por milhão de BTUs:
— Com mais gás, e uma política de governo, o preço pode convergir para o padrão internacional, fazendo com que o preço final à indústria caia 53%.
A abundância de gás já foi até mencionada, em 1956, por Guimarães Rosa em suas caminhadas pelo sertão. Em “Grande Sertão Veredas”, fica clara a referência na região de Minas. “Em um lugar, na encosta, brota do chão um vapor de enxofre, com estúrdio barulhão, o gado foge de lá, por pavor.”

Fonte: O Globo





Delta tem obras e serviços em xeque

Empreiteira alvo da CPI do Cachoeira tinha contratos questionados por órgãos de controle


Moradores do Alto da Bondade, em Pernambuco, tiveram de deixar suas casas pois a caixa d’água feita pela Delta ameaça desabar
Foto: Hans von Manteufell / O Globo
Moradores do Alto da Bondade, em Pernambuco, tiveram de deixar suas casas pois a caixa d’água feita pela Delta ameaça desabarHans von Manteufell / O Globo
RIO E SÃO PAULO - Obras com problemas de infraestrutura, abandono de serviços, suspeitas de irregularidades em licitações, uso repetido de termos aditivos e até a contratação de funcionários fantasmas. Uma análise de contratos da Delta Construções com prefeituras de grandes cidades do país mostra um retrato do tipo de trabalho que a empreiteira vem concedendo ao poder público, hoje o único cliente da construtora. No Rio, por exemplo, a Delta está sendo investigada pelo Ministério Público. Já o Tribunal de Contas do Município (TCM) afirma que fará um pente-fino em todos os contratos executados pela empresa número 1 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e alvo da CPI do Cachoeira.
O Ministério Público do Rio apura as dispensas de licitação do lixo para a contratação da Delta pela prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com quem a empreiteira manteve contratos sem licitação no valor de R$ 84 milhões na gestão do ex-prefeito Washington Reis (PMDB), atual deputado federal. Os promotores querem saber ainda as circunstâncias que teriam levado a Delta a contratar 67 funcionários fantasmas para trabalharem com o recolhimento de resíduos na cidade.
No ano passado, a Delta abandonou a coleta de lixo em Duque de Caxias e foi contratada, sem licitação, pela prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama (PDT), por R$ 21,4 milhões para prestar serviço durante 180 dias. Segundo Washington Reis, as concorrências foram feitas de acordo com a Lei 8.666 e aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio.
Há outra investigação em Duque de Caxias sobre suposta fraude na construção do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, executada pela Delta na administração de Washington Reis. Obras realizadas pela empreiteira em parceria com as prefeituras de São Gonçalo, Porto Real e Niterói são alvos também de inquéritos do Ministério Público.
Na cidade do Rio, o MP investiga contratos emergenciais de R$ 36,5 milhões feitos com a Delta pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), entre 2009 e 2011. A assessoria de Paes informa que o valor corresponde a apenas 10% do total investido nas obras de reconstrução do município após as chuvas de abril de 2010.
Desde 2008, e com previsão de conclusão em novembro de 2013, a prefeitura tem contrato de R$ 163,5 milhões para a locação de veículos e equipamentos de limpeza urbana. Em 2007, a Delta desistiu de prosseguir com o contrato do Engenhão — como fez há dez dias com o Maracanã e, na semana passada, com a Transcarioca—, sob o argumento de que não teria condições de concluir a montagem da cobertura metálica a tempo para os Jogos Pan-Americanos. Uma inspeção do TCM, concluída em 2011, apresentou sobrepreço de mais de 400% em relação ao projeto básico do Engenhão.
Em SP, suspeita de documentos falsos
A má qualidade dos serviços prestados pela Delta foi o argumento que a prefeitura de São João de Meriti usou, no começo do ano, para ameaçar a empreiteira de multa de 20% do valor do contrato (de R$ 66 milhões), além da suspensão dos pagamentos. A construtora optou por reduzir a sua participação no consórcio que executa a obra de infraestrutura do PAC no município a 1%. Era de 50%.
Um contrato de R$ 1,1 bilhão assinado em novembro do ano passado entre a prefeitura de São Paulo e o consórcio liderado pela Delta para varrição de lixo se tornou alvo de investigação do Ministério Público. Os promotores apuraram as suspeitas de apresentação de documentos falsos pelo consórcio e abertura de envelopes apesar da existência de uma liminar judicial com impedimentos ao processo.
Quem assinou o contrato em nome do consórcio foi Heraldo Puccini Neto, diretor da Delta para a Região Sudeste, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em Brasília na última semana a pedido da Polícia Civil, por suspeita de envolvimento em esquema de fraude em licitações na área de transporte público do Distrito Federal. Até a noite de sexta-feira ele ainda estava foragido.
O contrato do lixo é o maior assinado pela Delta na cidade desde 2005, ano em que a empresa recebeu R$ 11 milhões por serviços prestados à cidade. A chegada de Gilberto Kassab (PSD) ao poder municipal, em 2006, representou um salto para os negócios da Delta com a cidade. Em 2008, a prefeitura pagou R$ 38 milhões à empresa, valor que caiu no ano seguinte para R$ 35 milhões e voltou a subir em 2010 e 2011, quando São Paulo pagou R$ 37,5 milhões e R$ 69,5 milhões, respectivamente, à empresa. Os dados são do Sistema de Orçamento e Finanças da prefeitura.
— No contrato do lixo já existem inclusive medidas judiciais por conta de supostas irregularidades praticadas pela Delta e pelo presidente da comissão de licitação — disse o promotor Silvio Antonio Marques, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público do MP de São Paulo.
Na sexta-feira, o promotor encaminhou à Polícia Federal ofício em que solicita documentos relacionados a irregularidades eventualmente cometidas pela Delta ou por seus dirigentes na cidade de São Paulo, para verificar a relação com o contrato do lixo e o diretor foragido.
O Ministério Público determinou a verificação de atestados apresentados pela Delta para participar da licitação com informações sobre a implantação de programas de educação ambiental em Poá e Itanhaém, onde já prestou serviços. Há indícios de que os dados apresentados não sejam verídicos. As decisões tomadas pelo presidente da comissão de licitação, como a abertura de envelopes com propostas apesar de decisão judicial que a impedia, também estão sendo questionadas.
Antes de vencer o contrato do lixo, a Delta já havia recebido R$ 155,7 milhões da prefeitura de São Paulo em contratos emergenciais de varrição, pagos entre 2007 e 2011. Nos últimos sete anos, a construtora recebeu outros R$ 63,5 milhões a título de obras de urbanização, pavimentação de ruas e construção de pontes.
Na noite de sexta-feira, a assessoria do prefeito Gilberto Kassab (PSD) informou que a prefeitura foi notificada sobre o processo do MP, mas não teria nenhuma declaração a fazer sobre os indícios de irregularidades.
Contratos da Delta em Campinas para varrição de lixo também foram julgados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). Os negócios se referem a serviço de recapeamento asfáltico, pelo qual a empresa recebeu R$ 5,6 milhões. A assessoria da prefeitura informou que não há contratos em vigor com a Delta, e os que existiam foram assinados pelos antecessores. Em nota, a Delta disse ter “certeza da sua idoneidade e da lisura e transparência de todos os certames que disputou e venceu”.

Fonte: O Globo


Sepetiba II, uma cidade fantasma

MP vai à Justiça contra a Delta e o estado para que conjunto seja concluído

UMA PLACA da Delta Construções instalada numa das entradas do conjunto: a empresa recebeu R$ 30,5 milhões, mas a obra, iniciada em 2002, continua incompleta Foto: Custódio Coimbra
UMA PLACA da Delta Construções instalada numa das entradas do conjunto: a empresa recebeu R$ 30,5 milhões, mas a obra, iniciada em 2002, continua incompletaCustódio Coimbra
RIO - Um terreno de 1,9 milhão de metros quadrados reservado a 626 unidades habitacionais e a um parque ecológico, além centros de visitação e de produção de mudas da Mata Atlântica. Poderia até parecer uma boa notícia diante do déficit habitacional no Rio. Mas, dez anos depois do início de sua construção, o conjunto habitacional Nova Sepetiba II, entre Pedra de Guaratiba e Sepetiba, na Zona Oeste, é hoje um escandaloso flagrante de desperdício do dinheiro público, de devastação ambiental e de falta de planejamento urbano. Entre anúncios de obras e embargos que se arrastam desde 2002, no governo de Anthony Garotinho, somente 319 casas estão praticamente prontas. O que já foi projeto para moradia de famílias de baixa renda se tornou uma verdadeira cidade fantasma, encravada no meio de uma área de proteção ambiental, a APA Sepetiba II, a um custo até agora de R$ 30,5 milhões. O valor foi pago pelo governo à Delta Construções, que protagonizará mais uma polêmica nos próximos dias: o Ministério Público estadual vai entrar com uma ação civil pública cobrando do estado e da empresa a conclusão do conjunto.

A promotora Rosani da Cunha Gomes, da área de meio ambiente do MP, diz que recorrerá à Justiça para que os compromissos firmados num termo de ajustamento de conduta (TAC) de 2004 sejam cumpridos. O TAC previa, entre outras medidas, o término e a entrega das casas, a recuperação ambiental de parte do espaço, a construção de uma escola, uma creche e uma estação de tratamento de esgoto, a implantação de um projeto de educação ambiental e a ocupação da APA pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). De lá para cá, pouco foi feito:
— Com vontade política se termina essa obra e se coloca em prática a gestão da área de proteção. Falta terminar parte das casas, algumas estão ainda sem telhado. Falta ainda refazer a rede pluvial, que foi danificada durante esses anos, e dar manutenção à área de proteção. A sede do Inea foi construída, mas fica trancada — afirma a promotora.
Crime ambiental será investigado
A área de proteção foi criada em 2004. A promotora conta, no entanto, que o reflorestamento foi paralisado e o viveiro de mudas, previsto no TAC, abandonado. Ela promete não só entrar com a ação, o que será feito após receber o relatório técnico da última inspeção do MP, como também apurar as responsabilidades criminais do estado e da Delta no caso, em decorrência dos danos ambientais.
— Houve uma devastação. O local era de mata fechada, de Mata Atlântica, e abriu-se um clarão com a obra, causando prejuízos para a vegetação e para a fauna. Aterraram um canal e uma área de brejo. Pelo Plano Diretor da época, esse lugar era uma macrozona com restrição à ocupação, não podia ter assentamento para grande população — diz a promotora, lembrando que o projeto original previa mais de cinco mil moradias.
Em 2001 o MP estadual instaurou inquérito civil para apurar os danos ambientais e, em janeiro de 2002, a 7 Vara de Fazenda Pública determinou, por meio de liminar, a paralisação das obras. No mesmo ano, a Justiça restringiu os efeitos da liminar, permitindo a conclusão de parte das casas do projeto. Dois anos depois, foi firmado o TAC, não totalmente cumprido desde então.
A situação do conjunto é ainda mais complexa porque, até hoje, o projeto não conta com autorização da prefeitura, não tendo recebido aprovação nem licença de obras, segundo a Secretaria municipal de Urbanismo. E, no relatório de uma inspeção feita em 2006, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirma que a Delta foi contratada em 2002 por R$ 55 milhões para a construção de 1.600 unidades, enquanto o valor era referente a 3.366 casas, mais do que o dobro acertado. As mais de três mil moradias faziam parte do edital de licitação do projeto. No entanto, quando o contrato foi assinado com a Delta, o número já tinha baixado para 1.600. Com o TAC, foi reduzido para 626, mas sem mudança no valor de R$ 55 milhões.
Já a Secretaria estadual de Obras diz que o acordo com a Delta a princípio incluía 3.220 unidades e infraestrutura. O órgão afirma que os R$ 30,5 milhões repassados à empresa correspondem à construção de casas, à terraplenagem, à drenagem, à pavimentação, à implantação de redes de água e esgoto e de uma estação de tratamento.
Uma placa do governo do estado, instalada na Estrada da Pedra, ainda dá publicidade ao gasto de R$ 55 milhões na construção das casas. Desse ponto, entrando numa rua de terra batida esburacada, são mais dois quilômetros até Nova Sepetiba II. No caminho, a impressão é que não se chegará a lugar algum. De repente, no meio do mato, mais uma placa, só que da Delta, marca um dos acessos ao conjunto habitacional.
Uma equipe do GLOBO foi até o local na última terça-feira. Na entrada, encontrou apenas uma guarita com um vigia e um cachorro, além de uma patrulha da Polícia Militar que fazia uma ronda na região. Do lado de fora, já era possível perceber que algumas casas envelhecem, abandonadas. No fim de 2010, algumas delas chegaram a ser ocupadas por um grupo de 700 sem-teto. Mas alguns dias depois eles foram expulsos do conjunto, que voltou à sua condição de lugar fantasma.
Do lado de dentro, segundo o vigia, funciona apenas um escritório de administração da Delta, apesar de as obras estarem paradas há pelo menos três anos. O serviço da empresa, de acordo com moradores, se restringe a não deixar que o mato tome conta do terreno. A Secretaria estadual de Obras informou que não encerrou o contrato com a Delta, que mantém a vigilância do espaço. O órgão diz também que há uma previsão para que as obras sejam retomadas até o fim deste primeiro semestre.
Enquanto o projeto não anda, quem mora perto assiste a uma drástica transformação da região, antes lugar apenas de sítios e chácaras, e que agora sofre a pressão da favelização.
— Esperávamos que com o conjunto viesse a infraestrutura, como rede de esgoto. Mas as obras em Nova Sepetiba II só andaram em vésperas de eleições. E, depois de começarem e pararem várias vezes, são um exemplo do desperdício, com tanta gente precisando de casa — comenta o agricultor José Alfredo Alves Cesário, temendo um crescimento ainda mais acelerado da região com o Transoeste, corredor expresso de ônibus que ligará a Barra a Santa Cruz e que passará num trecho da Estrada da Pedra.
Sobre as medidas do TAC, o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins, ex-presidente do Inea, afirma que todas sob a responsabilidade do instituto foram cumpridas. A área de preservação abrange 1,4 milhão de metros quadrados, 72% de todo o espaço destinado ao conjunto. A área construída de Sepetiba II ocupa pouco mais de 283 mil metros quadrados, 14% do total. Firmino justifica a ausência de funcionários na APA:
— Construímos a sede e estamos aguardando para ver como (o projeto) se desenrola. Uma alternativa é levar nosso horto de Guaratiba, com produção de mudas, para lá. Mas, com o conjunto não estando implantado, o que adianta colocar gente lá?’
A Delta Construções foi procurada pelo GLOBO, mas não respondeu às perguntas enviadas.

Fonte: O Globo


sábado, 28 de abril de 2012

Programa recebe inscrições até segunda-feira para 5,8 mil bolsas de estudos no Exterior

ciativa é voltada a estudantes de cursos nas áreas de engenharia, computação e saúde

Ao ingressar no Ensino Superior, parte dos universitários não tem ideia das possibilidades para estudar no Exterior, inclusive com tudo pago. Uma delas, o programa Ciência sem Fronteiras, recebe inscrições até segunda-feira e oferece 5,8 mil bolsas na Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal.

A iniciativa da União é voltada a estudantes de instituições públicas e particulares matriculados em cursos nas áreas de engenharia, computação, saúde, entre outras. Os selecionados ganham bolsas para passar entre seis meses e um ano em países estrangeiros, fazendo disciplinas de sua graduação e aperfeiçoando o idioma.

O primeiro passo é fazer inscrição no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. As universidades elegem critérios de escolha e enviam uma lista para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir daí, os institutos internacionais parceiros indicam para onde vai o estudante — não é possível definir a universidade desejada. Os alunos devem embarcar em julho, e, dependendo do destino, as aulas serão em inglês, francês, espanhol ou português.

O programa está em seu terceiro edital — alunos brasileiros já foram selecionados para Alemanha, EUA, França, Itália, Reino Unido e Canadá. Grande parte da demanda é por bolsas nos EUA. O governo negocia parcerias com Irlanda, Noruega, Índia e Finlândia. Além da graduação-sanduíche, o programa tem oportunidades em cursos tecnológicos, de doutorado, de pós-doutorado e de treinamento em países estrangeiros. Até 2015, a expectativa é oferecer 101 mil bolsas (26 mil delas com recursos da iniciativa privada).

Duração da bolsa
De seis a 12 meses, a partir de julho deste ano, mas pode ser estendida a 15 meses quando incluir curso de idioma

Requisitos
— Ser brasileiro ou naturalizado

— Estar matriculado em instituição de Ensino Superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do programa

— Ter bom desempenho acadêmico

— Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo do curso

— Apresentar pontuação mínima exigida em teste de proficiência

— Declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses com o qual foi contemplado para a bolsa

A preferência é dos candidatos que:
— Receberam prêmios em olimpíadas científicas no país ou no Exterior

— Já tiveram ou estejam usufruindo de bolsa de iniciação científica ou tecnológica do CNPq ou da Capes

Inscrições
— Acesse a página www.cienciasemfronteiras.gov.br e se inscrever

— Dúvidas no site ou ligue para 0800-616161

Fonte:
ZERO HORA

Menino-tartaruga passa por cirurgia e tem verruga gigante removida

 
 
 
Reprodução / The SunVizinhos acreditam que menino é amaldiçoado por nascer durante eclipse

O pobre coitado Didier Montalvo, um colombiano de seis anos de idade, era conhecido pelo apelido de "menino-tartaruga". O motivo? Uma marca de nascença que ele tinha nas costas e que cresceu sem prescedentes. Segundo o "The Sun", uma desordem na sua pele fez com que a verruga crescesse e cobrisse uma boa parte de seu corpo.

Pelas palavras do jornal, moradores da pequena vila onde Didier vive acreditavam que ele poderia estar sob forças do mal, já que nasceu durante um eclipse. Maldição ou não, o fato é que a mãe de Didier nunca teve dinheiro para pagar uma cirurgia para a remoção da verruga gigante.

Mas, para a sorte do menino, o cirurgião plástico inglês Neil Bulstrode ficou sabendo da história e resolveu viajar com sua equipe de médicos para a Colômbia para poder operar Didier. A enorme verruga foi retirada com sucesso, mas o garoto precisou passar também por alguns transplantes de pele.

"O caso de Didier é o pior que eu já vi", contou o cirurgião. "Quase três quartos de toda a pele de seu corpo estavam afetados. Ele precisou passar por várias operações dolorosas, mas nós achamos que valeu a pena", desabafou o médico inglês.

Fonte: POP Trash

 

Fidel Castro: 'Erro de Obama' pode mergulhar Venezuela em 'rio de sangue'

O líder cubano Fidel Castro afirmou que a "oligarquia nunca conseguirá" retornar ao governo da Venezuela e advertiu que "um erro" do presidente americano, Barack Obama, em sua política em relação a esse país pode mergulhá-lo em um "rio de sangue", segundo um artigo publicado neste sábado.

"A oligarquia nunca conseguirá governar novamente esse país. Por isso é preocupante que o Governo dos Estados Unidos tenha decidido em tais circunstâncias promover a queda do Governo bolivariano", disse Fidel, em sua coluna de opinião "O que Obama sabe", publicada pela imprensa local.

O ex-presidente cubano destacou que "um erro de Obama, em tais circunstâncias, pode gerar um rio de sangue na Venezuela", e que "o sangue venezuelano, é sangue equatoriano, brasileiro, argentino, boliviano, chileno, uruguaio, centro-americano, dominicano e cubano".

"Precisamos partir desta realidade, ao analisarmos a situação política da Venezuela", acrescentou o líder, de 85 anos, que se afastou do poder em julho de 2006 por razões de saúde.

Ele ressaltou às vésperas das eleições presidenciais de 7 de outubro na Venezuela, nas quais o presidente Hugo Chávez enfrentará o governador do estado de Miranda (norte), Henrique Capriles Radonski, que a oposição venezuelana "intensifica seus esforços destinados a caluniar e atingir" o mandatário.

Nesse sentido, classificou de "mentira grosseira" a "caluniosa campanha de que na liderança" desse país "existe uma luta desesperada pela tomada do comando do governo (...) se o presidente não conseguir superar sua enfermidade".

Chávez, de 57 anos, foi operado em Cuba para a retirada de um tumor canceroso no dia 26 de fevereiro, na mesma área onde em julho do ano passado foi extirpado um primeiro, e as especulações sobre seu estado de saúde ofuscaram a pré-campanha eleitoral em seu país.

Fidel disse que, apesar da "inesperada enfermidade", pode garantir que Chávez não deixou de "cumprir seus deveres de chefe de Estado".

"De sua mente não saem, nem por um minuto, suas obrigações, em ocasiões até de esgotamento", disse, ao ressaltar que, "no momento, todos os latino-americanos e de, principalmente," Cuba, "serão afetados pelo processo em andamento na Venezuela".

Fonte: Pop News

Vídeo mostra jantar com Sérgio Cabral e Fernando Cavendish na Europa

Rio - Um dia após o Blog do Garotinho publicar fotos que mostram a ligação do governador Sérgio Cabral e o dono da Delta, Fernando Cavendish, o cenário político fluminense recebe outro golpe. Na edição deste sábado pela manhã, o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho publicou um vídeo que mostra um jantar, num belo restaurante europeu, com quatro casais à mesa: Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo; Fernando Cavendish e Jordana; Sérgio Cortez e sua esposa; e um outro casal não identificado.

No vídeo, o governador insiste para Cavendish marcar a data do casamento com Jordana, que viria a falecer no trágico acidente de helicóptero na Bahia, no ano passado. O material teria sido gravado na véspera do aniversário de Adriana Ancelmo, que gravou o filme.

Veja o vídeo:


Garotinho publica em seu blog imagens do governador do Rio com dono da Delta em Paris
O escândalo que está sacudindo Brasília, com as investigações do Congresso sobre o envolvimento de políticos e empresários com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, agitou a cena política fluminense ontem. O deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR) postou no seu blog (www.blogdogarotinho.com.br) fotos que mostram o governador Sérgio Cabral (seu principal desafeto político) e o alto escalão do governo, em momentos de confraternização com o empresário Fernando Cavendish, que se retirou na quarta-feira do comando da construtora Delta, envolvida nas denúncias de elo com Cachoeira.

Nas imagens, feitas em Paris, em 2009, estão os secretários estaduais de Saúde, Sérgio Côrtes; da Casa Civil, Régis Fichtner; de Governo, Wilson Carlos; e de Transportes, Júlio Lopes; além do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias. Numa foto, Cavendish aparece abraçado a Fichtner, designado por Cabral para investigar os contratos da Delta com o estado. Após as denúncias, a empresa saiu da reforma do Maracanã e da construção da Transcarioca.

Arquivo de fotos

Garotinho admitiu que no seu governo fez contratos com a Delta, mas alega que os valores são bem inferiores aos da atual gestão e que não mantinha relação pessoal com os sócios da empresa. “Nunca viajei com eles, nem peguei jatinho emprestado ou frequentei restaurante junto”, ironizou o deputado, que disse ter um arquivo de mais de 100 fotos da cúpula com Cavendish.

Fonte: O Dia Online

Chanceler alemã Angela Merkel não participará da Rio+20, em junho

É a segunda ausência importante: o premiê britânico, David Cameron, também não virá

A chanceler alemã Angela Merkel avisou ao governo brasileiro que não virá para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho. Merkel comunicou a decisão em conversa com a presidente Dilma Rousseff.
A chanceler da Alemanha comunicou a decisão à presidente Dilma - Thomas Peter/Reuters
Thomas Peter/Reuters
A chanceler da Alemanha comunicou a decisão à presidente Dilma



Além do desfalque da maior economia europeia, é incerta a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na conferência que marca os 20 anos da Eco-92. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já informou que não virá.

Merkel ficaria hospedada no Windsor Atlântica Hotel, na orla de Copacabana. As reservas dos 30 quartos selecionados para a comitiva da chanceler deverão ser canceladas. O pagamento de uma parcela do valor das reservas estava previsto para a próxima semana, informou uma fonte do setor hoteleiro.

Em palestra durante seminário promovido pela fundação alemã Konrad Adenauer no dia 16, o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, disse que o seu país "espera resultados concretos" na Rio+20. Na ocasião, ele informou que Merkel ainda não havia definido se viria para a conferência. A decisão negativa foi comunicada nesta semana.

A ausência de Merkel pode representar um temor que começa a transparecer nas falas de negociadores europeus, de que a Rio+20 não terá resultados fortes o bastante para guiar o mundo rumo à economia verde. Para eles, as coisas estão se movendo muito lentamente e a presidente Dilma Rousseff deveria tentar agir para acelerar isso.

Um dos resultados esperados pela Alemanha para a Rio+20 é a criação de uma agência da ONU para o meio ambiente nos moldes da Organização Mundial do Comércio (OMC). A posição é compartilhada pelos demais países do bloco europeu. Os EUA são contra. Segundo negociadores da União Europeia, causou surpresa a falta de apoio do Brasil para a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em uma agência ambiental com mais força e autonomia. O diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, disse que a proposta é apoiada por 140 países.

A Alemanha também defende que sejam definidos objetivos para o desenvolvimento sustentável, além de resultados em temas como segurança alimentar e eficiência no uso de recursos. Após o desastre de Fukushima, em 2011, Merkel anunciou a intenção de abandonar progressivamente a energia nuclear até 2022, fechando usinas.

Entre os projetos para compensar a lacuna de energia, a Alemanha pretende aumentar a eficiência energética e expandir o investimento em renováveis. Um dos desafios é a instalação de novas linhas de transmissão para interconexão da produção de eólicas off shore com grandes centros de consumo no sul e no oeste do país. Há resistência interna contra essas linhas.

Hoje, a Alemanha é o país europeu que mais investe em energias renováveis. No ano passado, foram US$ 30,6 bilhões - uma redução de 5% em relação a 2010. Só EUA e China investiram mais que a Alemanha em renováveis no ano passado.

Sem surpresas. O governo minimizou o impacto da ausência de Merkel. No Planalto, auxiliares de Dilma alegaram que o governo não contava mesmo com a presença da alemã. Segundo eles, na visita de Dilma a Hannover, em março, Merkel já tinha falado que teria dificuldades de estar no País na data do evento.

Fonte:  Felipe Werneck e Tânia Monteiro - O Estado de S.Paulo/ COLABOROU GIOVANA GIRARDI

Universidades de SP descartam cotas

USP tem programas de inclusão de alunos de escola pública e não pretende adotar sistema

Mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela legalidade das cotas raciais, a USP não pretende adotar o sistema. Em 2009, quando assumiu a reitoria da USP, João Grandino Rodas afirmou que as cotas seriam "discutidas" no Conselho Universitário, mas o assunto só foi falado de forma marginal durante debate para reforma do programa de inclusão de alunos de escolas públicas na instituição.


Calouros participam de aula na USP; ao assumir, reitor afirmou que discutiria cotas  - Werther Santana/AE
Werther Santana/AE
Calouros participam de aula na USP; ao assumir, reitor afirmou que discutiria cotas



As universidades estaduais Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp) também informaram que não vão adotar cotas. USP, Unesp e Unicamp defendem a prevalência do mérito na seleção, embora tenham ações de inclusão - sem, no entanto, reservar vagas.

A ONG Educafro afirmou que vai entrar com uma ação na Justiça contra as três instituições para que o sistema seja adotado. O processo deverá ser protocolado até o dia 11 de maio.

"Após a decisão do STF e da orientação expressa dos ministros, vamos entrar com ação de Obrigação de Fazer", afirma o presidente da Educafro, frei David dos Santos. "Único programa que provou eficiência na inclusão de negros é a cota. Se a USP provar que incluiu a mesma porcentagem de negros que a UERJ e UnB, eu mudo de opinião", afirmou.

Quando Rodas foi escolhido reitor da USP, a Educafro comemorou. Rodas havia defendido as cotas em conversas com a ONG. Em entrevista ao Estado, no dia em que foi anunciado reitor, disse: "Realmente é necessário que a USP discuta cotas e outras coisas. Por essa razão, vamos levar essa problemática ao Conselho Universitário".

A USP não informou a quantidade de negros matriculados. A universidade mantém o Programa de Inclusão Social (Inclusp), que dá bônus no vestibular a estudantes da rede pública. Neste ano, 28% dos novos alunos vieram de escolas públicas.

Apesar de não adotar reserva de vagas, a Unicamp é a única que tem benefício específico para pretos, pardos e indígenas. Eles chegam a receber 7% de bônus na nota, cerca de 2 pontos porcentuais a mais que alunos de escola pública - também beneficiados. "Não existe nenhum indicador novo que nos leve a repensar nosso modelo", afirma o coordenador do vestibular da Unicamp, Mauricio Kleinke. No último vestibular, 8,9% dos matriculados na Unicamp vieram do grupo de pretos, pardos e indígenas - índice recorde.

A Unesp também não soube informar a participação de negros entre os matriculados. A instituição foi a que mais incluiu alunos de escola pública: 41%.

Fonte: Paulo Saldana - O Estado de S.Paulo

Em seu blog, Garotinho divulga imagens de Cabral com Cavendish


Por Estadão.com.br
O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PP-RJ) colocou em seu blog fotos do atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB-RJ), em momentos descontraídos ao lado do dono da Delta, Fernando Cavendish.
De acordo com Garotinho, as fotos foram tiradas em 2009 no Hotel Ritz, em Paris. Nas fotos, Cavendish aparece com secretários de Estado com lenços na cabeça e em posições que simulam danças. Além de Cavendish, no grupo estão o secretário de Saúde, Sergio Cortês, e o de governo, Wilson Carlos.
Já o governador Sérgio Cabral aparece em duas fotos, uma agachado fazendo pose e em outra dando risada. Segundo o ex-governador Garotinho, Cabral estaria dançando na “boquinha da garrafa”. Ele divulgou ainda mais fotos, entre elas uma na qual Fernando Cavendish aparece “abraçado com Régis Fichtner, em Paris, o homem designado por Cabral para investigar os contratos da Delta com o Estado”.
Recentemente, o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão defendeu os contratos com a Delta ao dizer que “obedeceram a todos os editais”. Pezão afirmou ainda que a Delta é “uma empresa agressiva, por isso tem mais contratos”.

Em nota, a Delta Construção afirmou não comentar sobre “fotos que retratam alguns minutos de descontração entre empresários e algumas pessoas que ocupam postos públicos e têm convívio social”. Ainda segundo a nota, “as fotos foram tiradas em confraternização posterior à homenagem pública recebida pelo governador do Estado do Rio. Isolar esses flagrantes instantâneos do contexto e dar-lhes conotação política não ajuda a explicar questões profundas que se colocam neste momento e para as quais a Delta Construção também procura respostas”.
A assessoria do governador Sérgio Cabral emitiu nota para explicar que o governador esteve em Paris “nos dias 14 e 15 de setembro de 2009″ em missão oficial. Segundo a nota, “após a solenidade, o Barão francês Gerard de Waldner (casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner), chamou ao Clube Inglês convidados dele em homenagem ao governador e à condecoração recebida. Estavam presentes, secretários de estado, empresários brasileiros; o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; empresários portugueses, como Antonio Pereira Coutinho; empresários franceses, como Thierry Peugeot, e Martin Bouygues”.

Fonte: Estadão.com.br

Ancelmo Gois: alvo da CPI, Delta já procura um novo dono

Com problemas de caixa e sem crédito bancário, construtora deixou duas obras no Rio

RIO - Envolvida no escândalo desencadeado após a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, e alvo da CPI do Cachoeira, a Delta Construções já está à venda, informa o colunista do GLOBO, Ancelmo Gois. A empresa passou a ter agravados seus problemas de caixa por conta das irregularidades constatadas em contratos com o Dnit, em 2011. Os bancos, que já limitavam crédito à construtora, parecem agora ter fechado a torneira de vez, revela a coluna publicada na edição deste sábado.
O novo presidente da empresa, Carlos Alberto Verdini, tem como uma de suas principais tarefas tentar encontrar um comprador. Ainda segundo a publicação, o que se diz no mercado é que a situação só não é pior porque a Delta tem ainda receita da transferência, para outras construtoras, do direito de tocar obras como as do Maracanã e da Transcarioca, ambas abandonadas após a revelação de sua participação em negócios escusos.
No meio da semana, a construtora deixou o consórcio responsável pelo projeto da Transcarioca (corredor expresso de ônibus), que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador. A decisão foi anunciada na quinta-feira pela prefeitura, um dia após a prisão do ex-diretor da empresa Cláudio Abreu, e de o empresário Fernando Cavendish deixar a direção da empreiteira. Na semana passada, a Delta já havia deixado as obras do Maracanã.
Com a saída da construtora da Transcarioca, a Andrade Gutierrez, que também integra o consórcio, vai assumir o lote 1, que corresponde ao trecho de 26 quilômetros entre a Barra e a Penha. O projeto está orçado em R$ 798 milhões, dos quais, 42% seriam pagos à Delta.
Em nota, a Andrade Gutierrez informou apenas que, “caso se confirmem os tramites legais para a saída da Delta, continuará a cumprir o contrato firmado com a prefeitura”. O município disse que o prazo de entrega está mantido: dezembro de 2013. A Delta não comentou o caso.
A saída Delta do consórcio já havia sido informado ao governo estadual na semana passada. Executivos da Andrade Gutierrez foram ao Palácio Guanabara e comunicaram ao governo a intenção de encerrar a parceria com a Delta no Maracanã e na Transcarioca. A Delta decidiu sair das grandes obras porque está com dificuldade para captar recursos após escândalo envolvendo o ex-diretor no Centro-Oeste Cláudio Abreu. Relatórios da PF mostram que Abreu seria sócio do bicheiro Carlinhos Cachoeira. No relatório a Delta é apontada como a principal financiadora das empresas fantasmas criadas por Cachoeira.

Fonte: O Globo

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cotas étnicas e igualdade

  Pedro Estevam Serrano


Nossa Constituição, como bem explana Ricardo Marcondes Martins, conta com um plano ideológico próprio, ou seja estipulou originalmente um conjunto de valores que foram positivados como normas do maior status hierárquico em nosso sistema jurídico.
Dentre este valores, transformados em princípios constitucionais, temos o da igualdade formal entre os cidadãos e também o da busca de maior igualdade material entre os mesmos.
Nossa Constituição adotou claramente o modelo de Estado social, ou seja a de um Estado que intervém através da lei e outros atos estatais nas relações jurídicas entre as pessoas para realização de uma maior justiça social,ou seja para realização de uma vida social com menor diferença entre as classes e demais grupos sociais no campo econômico, afetivo, sócio-ambiental, etc.
Esta intervenção estatal ocorre no mais das vezes em colisão com o principio da igualdade formal, chamado de isonomia pelos juristas.
Como é cediço na contemporânea doutrina de direito constitucional princípios constitucionais por trazerem em seu conteúdo valores, ou seja, virtudes humanas e sociais que o constituinte quis ver realizadas na vida social, em geral tendem a colidir entre si.
Aristóteles já havia, há séculos, identificado este caráter colidente das virtudes humanas. A coragem é uma virtude mas a prudência também. Coragem e prudência colidem entre si, sendo necessário ponderar entre ambas, de acordo com a circunstância fática, para que uma prepondere em detrimento da outra.
De um soldado em guerra exige-se mais coragem pois é obrigado a enfrentar tiros do inimigo pondo sua vida em risco constantemente, mas sem eliminação total da prudência para que não morra bobamente. De um piloto de avião exige-se mais prudência para que não ponha em risco sua vida e a dos passageiros, mas sem eliminação total da coragem se não o avião não sai do chão.
Pois nossa Constituição, como conjunto de normas superiores de uma sociedade democrática hiper-complexa, determina que se observe na vida social uma série de virtudes ou valores que obviamente tendem a colidir entre si. Essas normas os juristas chamam de princípios.
Assim nossa Carta Magna determina que as pessoas tenham liberdade individual, mas ao mesmo tempo que tenham segurança ou observem medidas de preservação da saúde pública, por exemplo. A liberdade individual é colidente com o valor da segurança, que exige para sua realização de normas restritivas daquela. Conforme a circunstância fática um ou outro princípio deve preponderar, tendo-se sempre em vista o plano ideológico da Constituição (não o pessoal do intérprete). Legisladores, juízes e autoridades administrativas têm de realizar tais ponderações, em abstrato ou em concreto, no cotidiano de suas decisões.
Pois o Estado social ao realizar o valor da justiça social, intervindo na relação entre as pessoas, normalmente o faz tendo de preponderar tal valor em detrimento da igualdade formal.
O princípio da igualdade formal determina, por exemplo, que os particulares que travam um contrato devem ser tidos como iguais perante a lei e às clausulas contratuais.
Ocorre, entretanto, que se tal contrato tem como parte um particular em nítida desvantagem econômica em relação ao outro contratante, o Estado através da lei intervém rompendo a igualdade entre as partes estabelecendo normas intransigíveis pelas partes com vistas a proteção da parte mais fraca, do chamado hipossuficiente.
Isto ocorre nos contratos de trabalho, nos de consumo, etc. CLT e Código de Defesa do Consumidor são exemplos de intervenções estatais na relações privadas com vistas a promoção de uma maior justiça social em detrimento da noção de igualdade formal para obtenção de uma maior igualdade material.
No Estado social é assim mesmo. Em geral para realização de uma maior igualdade material temos de restringir a igualdade formal. Ambos os valores entram em tensão e pelo plano de valores de nossa Constituição a busca de maior igualdade material deve preponderar na maior parte das situações, mas sem eliminar por completo a igualdade formal, restringindo-a no mínimo necessário para que a igualdade material prevaleça.
Pois é esta situação a que ocorre na questão das cotas raciais em nossas universidades.
Durante um bom pedaço de nossa história os negros não eram tidos como pessoas por nossa ordem jurídica, eram coisas, escravos!
A escravidão gerou graves distorções sociais. Existem brancos pobres, mas esses são minoria entre os pobres. Existem negros ricos, mas esses são minoria entre os ricos.
Etnia no Brasil, por conta de nossos antecedentes históricos, é fator profundamente relacionado as desigualdades sociais. Racismo aqui é forma de garantia dos interesses econômicos de nossa elite euro-descendente.
Não é segredo para ninguém que estudo significa ascensão social.
Cotas para negros em nossas universidades é medida eficaz não apenas de compensação de um passado vergonhoso para nossa nação. Mas forma atual de realização da justiça social.
Tentar fazer que a igualdade formal prepondere sobre o valor da justiça social é postura ideológica própria do liberalismo. Não há problema algum em defender tal ponto de vista no plano politico, realizar o livre debate.
Mas no plano jurídico não. Nossa Constituição adota o modelo do Estado social, não o do Estado mínimo liberal. Justiça social em nosso pais é norma constitucional. Comando a ser obedecido e não apenas tema para debate.
Obviamente o debate democrático poderá no futuro resultar em termos uma Constituição liberal, que estipule um Estado mínimo, mas até lá temos que cumprir a Constituição posta em 1988. É o que se espera do STF no julgamento do constitucionalidade das cotas, Estado de Direito significa governo das leis, não governo dos juízes.

Fonte:Carta Capital

Em gravação, Cachoeira fala em R$ 1 milhão para Demóstenes

Agência Senado




Demóstenes espera decisão do STF sobre ilegalidade das provas

Uma gravação divulgada pelo "Jornal das Dez", da emissora Globo News, mostra um diálogo entre o empresário Carlinhos Cachoeira e Geovani Pereira da Silva, contador do grupo de Cachoeira, que fala sobre dinheiro reservado ao senador Demóstenes Torres.
Na conversa gravada pela Polícia Federal, o bicheiro fala sobre uma quantia de R$ 1 milhão que seria destinada a Demóstenes. "Porque eu to devendo pra ele aqui, 1 milhão e 86. E, na verdade, eu só tenho os 86”, diz Geovani, ao que Cachoeira responde “esse um é o do Demóstenes, uai!”.
O advogado do senador, Antônio Carlos de Almeida Castro, se nega a comentar as gravações até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a ilegalidade das provas, já que as escutas deveriam ter sido realizadas com autorização do STF, devido ao foro privilegiado de Demóstenes.

Fonte: Pop

Juíza decide que Maluf deve permanecer na lista da Interpol



Juíza decide que Maluf deve permanecer na lista da Interpol



Agência Câmara / Janine MoraesMaluf é acusado de manter uma conta nos EUA

A Procuradoria-Geral de Nova York ganhou uma ação proposta por Paulo Maluf (PP) e seu filho, Flávio Maluf, que pedia a retirada de seus nomes do alerta vermelho da Interpol, lista dos mais procurados do mundo. A juíza Marcy Friedman, da Suprema Corte de Justiça do Estado de NY indeferiu o pedido dos advogados de Maluf.
Além do arquivamento da ação, a defesa pedia o afastamento do promotor que colocou os nomes de Maluf e seu filho na lista. A ação movida contra os dois era por um suposto envio de US$ 11,6 milhões a uma conta bancária nos Estados Unidos.
A procuradoria de NY o acusa por lavagem de dinheiro e afirma que o ex-prefeito enviou o montante para uma conta na Ilha de Jersey, sendo que uma parcela foi usada para despesas pessoais.
Caso seja condenado, Maluf pode pegar 25 anos de prisão nos EUA. Se saírem do Brasil, ambos podem ser presos e extraditados para os EUA.

Fonte: Pop

Evaporação e formação de chuvas estão mais rápidas, dizem cientistas

Eventos extremos da natureza ficariam mais intensos devido ao fenômeno.
Chuvas podem aumentar até 24% se temperatura da Terra aumentar em 3ºC.

Estudo realizado por pesquisadores da Austrália e dos Estados Unidos afirma que os eventos extremos da natureza como a seca e as chuvas, decorrentes da mudança climática global, ficarão mais intensos nas regiões onde esses fenômenos já ocorrem com frequência.
Segundo artigo publicado na revista científica “Science” nesta quinta-feira (26), foram analisados 50 anos de medições de níveis de salinidade do mar e na atmosfera da Terra e verificou-se que o processo de evaporação e precipitação (chuva) tem ocorrido de forma mais rápida.
Os cientistas sugerem que este ciclo global da água poderá se intensificar em até 24% se as temperaturas globais aumentarem entre 2º C e 3ºC – conforme previsão feita pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).
O efeito é classificado como “ricos cada vez mais ricos”, ou seja, onde já há secas intensas, a probabilidade de agravamento é alta e onde as regiões já são umidas, as chuvas devem se acentuar.
Os estudiosos afirmam que essa mudança na disponibilidade de água doce (proveniente das chuvas), em resposta à mudança climática, representa um importante risco para a sociedade humana e ecossistemas. Uma redistribuição de chuvas afetaria, por exemplo, a disponibilidade de alimentos no mundo.

Fonte: G1 Natureza

Continuando as épicas aventuras cinematográficas iniciadas por Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador, The Avengers da Marvel é uma reunião de super-heróis inédita. Quando um inesperado inimigo aparece e ameaça a segurança e a tranquilidade do mundo, Nick Fury, diretor da agência internacional de

Veja o trailer de 'Os Vingadores', que estreia nos cinemas nesta sexta-feira

Dia 27/04/2012








Guardiola deixa o comando do Barcelona

Enviado por Marcelo Alves

Guardiola deixa o comando do Barcelona
Após quatro anos, 13 títulos e um futebol que encantou o planeta, Pep Guardiola anunciou nesta sexta-feira que vai deixar o comando do Barcelona. O treinador não aceitou o cheque em branco oferecido pelo clube catalão e justificou a sua decisão dizendo estar cansado e sem energia para continuar no comando do time.
- Quatro anos são uma eternidade e desgastam muito. No fim de dezembro, comuniquei que o final da minha etapa estava muito perto, mas não pude dizer aos jogadores. Tinha decidido o meu adeus há tempos. Lamento profundamente ter perdido a energia necessária para continuar - afirmou Guardiola.
Durante a coletiva, o presidente do clube, Sandro Rosell, anunciou imediatamente o substituto do treinador. Será Tito Vilanova, assistente técnico de Guardiola. Ele começa a trabalhar no novo cargo assim que terminar a temporada. Com isso, Rosell acabou com as especulações sobre uma possível contratação de Marcelo Bielsa, do Athletic Bilbao, ou Laurent Blanc, da seleção francesa. Sua escolha não surpreende. Entre os torcedores que participaram de uma enquete no site do jornal "Sport", de Barcelona, ele era o segundo mais citado entre os favoritos, atrás apenas de Bielsa e a frente de Luís Enrique, hoje técnico da Roma, mas que comandou até a temporada passada o Barcelona B.
A escolha de Tito revela a tentativa de manter a filosofia de trabalho e de jogo que foi vencedora nos últimos quatro anos. Só na Liga dos Campeões da Europa, o Barça foi semifinalista em dois anos e campeão em 2009 e 2011. Nos mesmos anos, seria bicampeão do mundo derrotando o Estudiantes de la Plata e o Santos, respectivamente.
Guardiola anunciou que estava deixando o clube depois de conversar por mais de uma hora com os jogadores. A coletiva foi acompanhada por Puyol, Xavi, Iniesta, Victor Valdés e Fàbregas. Messi não estava no local, mas agradeceu publicamente pelos anos que passou trabalhando junto com o técnico, período em que foi eleito o melhor jogador do mundo duas vezes.
- Quero agradecer de todo o coração a Pep por tudo o que me deu na minha carreira. Devido à emoção que sinto, preferi não estar presente na coletiva de Pep, ficar longe da imprensa, especialmente porque eu sei que olham os rostos de pena dos jogadores e isso é algo que eu decidi não mostrar - disse o craque, em mensagem publicada em sua página no Facebook.
Guardiola começou o seu trabalho em 2008, em substituição a Frank Rijkaard. Em quatro anos, montou uma equipe vencedora e que, mais do que isso, praticava um futebol de alta qualidade e com um estilo inconfundível de posse de bola, troca de passes, triangulações e as arrancadas de Lionel Messi, que se transformou em craque mundial no período. Se Messi é a estrela, Xavi e Iniesta comandavam o meio-campo e davam o rito de uma máquina de jogar futebol.
No período, Guardiola, um ex-jogador do clube, se transformou no técnico mais vencedor da história do time catalão. Foram até aqui 13 títulos (o time ainda vai decidir a Copa do Rey contra o Athletic Bilbao no dia 25 de maio), superando os 11 conquistados por Johan Cruyff entre 1988 e 1996, período em que o Barcelona ficou conhecido como "Dream Team" e conquistou o seu primeiro título europeu.
O técnico sempre se disse um fã do estilo de toque de bola da seleção brasileira de 82, que ele dizia que os país dele contavam como jogava de forma brilhante, daquele Barça que ele fez parte e de toda a inspiração que vinha do futebol holandês e da Laranja Mecânica. Usando estes conceitos e ensinamentos do próprio Bielsa, outro técnico que é uma de suas fontes, montou uma equipe quase perfeita que jogava bem e vencia.
No período o Barcelona massacrou adversários que estavam entre os melhores times do mundo. Foram três goleadas sobre o rival Real Madrid (6 a 1, e dois 5 a 0) que ficaram para a história e uma invencibilidade de sete jogos só quebrada na semana passada no Camp Nou. O Manchester United também sofreu um baile na derrota por 3 a 1 na decisão da Liga dos Campeões do ano passado, mesma vítima do título de 2009. Além do Santos, por quem os catalães passaram por cima nos 4 a 0 na decisão do Mundial.
Até as suas derrota são lembradas por terem sido sempre com o time pressionando o rival até o fim. As mais importantes foram a eliminação nas semifinais da Champions de 2010 para a Inter de Milão e de 2011 para o Chelsea. Além da recente derrota para o Real Madrid.
Guardiola comandou o Barcelona em 242 partidas oficiais. Obteve 78,6% de aproveitamento e a sua equipe marcou 619 gols, média de 2,5 por partida. Além das duas Ligas dos Campeões e dos dois mundiais, foi campeão espanhol em 2009, 2010 e 2011, da Copa do Rey em 2009, da Supercopa da Espanha em 2009, 2010 e 2011 e da Supercopa da Europa em 2009 e 2011. Foram 13 conquistas em 18 disputas e um recorde histórico de seis títulos em uma única temporada em 2009.
Período sabático
Guardiola diz que não vai assumir nenhum clube no momento. Está cansado e quer se dedicar à família, mas pretende voltar a treinar um time no futuro. As imprensas espanhola e inglesa especularam que o técnico teria se encontrado com Roman Abramovich em fevereiro. O russo sempre teve interesse em tê-lo no comando do Chelsea, que está com um treinador interino, o italiano Roberto di Matteo.
- São quatro anos e preciso descansar. A pessoa que vai ocupar o meu posto dará coisas que eu já não posso dar. Necessito de energia e paixão para voltar a contagiar os jogadores. Sou o terceiro treinador com mais partidas na história do Barcelona. Isso é excepcional. O problema é o tempo - afirmou o técnico, que elogiou Vilanova.
- De Tito, todos esperamos o melhor. O clube acertou na escolha. Poucas coisas vão mudar.
Rosell agradeceu Guardiola por tudo o que fez pelo clube e fez elogios ao treinador. A relação entre os dois era difícil, ao contrário do relacionamento do agora o ex-técnico com o antigo presidente Joan Laporta.
- Obrigado, Pep, por ter aperfeiçoadao um modelo futebolístico que nunca mais poderá ser questionado. O agradecimento do barcelonismo será eterno para o melhor treinador da história do clube.
Tito já foi agredido por Mourinho
Ex-jogador de meio-campo, o novo técnico do Barça começou a carreira no Barcelona, mas só atuou pelo Barcelona B. Em 14 anos de carreira, jogou apenas em times pequenos como. Atuou por Figueres, Celta, Badajoz, Mallorca, Lleida, Elche e Gramenet.
Em 2007, virou assistente técnico do Barcelona B e seguiu posteriormente com Guardiola ao time principal.
Tito, no entanto, é mais conhecido por ter sido vítima de uma agressão de José Mourinho. Foi em outubro do ano passado, durante a final da Supercopa da Espanha entre Barcelona e Real Madrid. No fim da partida, vencida pelo Barça por 3 a 2, o português enfiou o dedo no olho de Vilanova. Será que eles vão se cumprimentar no primeiro clássico na próxima temporada?

Fonte O Globo